Roda de Leitura. Mais um projeto de leitura da escola.


Um dos pontos mega positivo na escola do Vitor, é o incentivo a leitura, os projetos que estimulam e melhora a leitura, a interpretação de texto, a escrita.

Nesse bimestre foi inserido um novo projeto, a Roda de Leitura.

A Roda de Leitura consiste em cada criança da sala levar um título escolhido e definido pela professora, e os livros são trocados a cada 15 dias entre as crianças, até que todos os livros rodem e passem na mão de todas as crianças.

Na contra capa de todos os livros foi colado um papel com as regras de bom manuseio do livro do amigo (a), e um papel de controle que será preenchida com o nome da criança que está levando o livro, e as datas de retirada e entrega. Tudo muito simples, apenas uma maneira de registrar com quem esteve o livro no período de leitura.


Muito bacana esse projeto, e serve de exemplo e estímulo para outras escolas também.

Vejam os projetos que temos até o momento, através da escola:

- Biblioteca da Escola: Lá na biblioteca tem uma pessoa que trabalha exclusivamente para orientar e auxiliar a escolha do livro, e tudo tem um direcionamento por fase e idade. A criança tem uma semana para ler e devolver o livro. E em caso de esquecimento no prazo para devolução, tem uma taxa de 1 real por dia de atraso, como regra e descumprimento do acordo, e essa regra é válida a partir do segundo ano do ensino fundamental. Em caso de perda ou rasura do livro, o aluno deve levar um novo exemplar para a escola. Tudo isso serve apenas como pequenos exemplos de compromisso, responsabilidade e cumprimento de acordos.

- Sacola Literária: A criança trás para casa uma sacola com livros destinados a idade, para leitura e apreciação em família. São alguns livros, e o tempo para leitura e devolução é maior que o tempo de empréstimo da biblioteca.

- Leituras Semestrais: Todo semestre é pedido um livro para as crianças lerem em sala de aula. A leitura é feita gradativamente entre os alunos e acompanhados pela professora.

- Roda de Leitura: Cada criança leva 1 livro com título diferente, para iniciar a projeto de Roda de Leitura. A roda consiste em os livros rodarem por toda a sala, fazendo com que todas as crianças levem o livro para a casa, afim de ler o livro que foi emprestado do amiguinho da escola. Uma maneira de ler livros diferentes, sem ter que necessariamente comprar o livro para leitura. E a cada 15 dias as crianças trocam os livros,  até que todos tenham lido o livro de todos os amigos e amigas da sala de aula da escola.

Esse é o segundo livro que o Vitor está lendo da Roda de Leitura.


Livro Infantil Grandes Invenções.

O título do livro é Grandes Invenções, do autor Jozua Douglas.
Esse livro é muito interessante, porque conta alguns fatos da vida, de uma forma lúdica e simples, ilustrando e contando um pouco do começo da vida em comparação aos dias atuais... Fala sobre algumas invenções e seus criadores...

O primeiro livro que o Vitor leu da roda foi o dele, com o título Jornada, do autor Aaron Becker, que preciso trazer aqui para o blog, porque a abordagem do livro é muito incrível e diferente dos livros cotidianos...

Enfim, um projeto simples abordado pela escola, que estima a leitura, o bom uso e cuidado com os pertences alheios, a prática do compartilhamento, economia de dinheiro e o compromisso com os amigos.

Serão 15 livros para a leitura, porque tem esse número de crianças na sala. Não sei se vou conseguir indicar todos os livros aqui no blog (risos), mas o projeto é muito bacana, e queria compartilhar com vocês...

A partir do segundo ano (ensino fundamental), tudo fica mais complexo nas atividades e lições, precisando de mais atenção e apoio dos pais, o que dificulta escrever e compartilhar sobre todas as leituras aqui no blog (risos). Mas o que eu conseguir escrever, fazer um resuminho, trago aqui para vocês.

Abraços,
Ju.

10 comentários:

  1. Eu também adoro projetos de incentivo à leitura! No colégio do meu filho tem um projeto parecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ta.
      Esses projetos de incentivo ã leitura são muito enriquecedores...
      Bjs
      Ju

      Excluir
  2. Oi Ju e Vitinho!

    Como a leitura contribui para a autonomia e criatividade das crianças! Excelentes os projetos!! Registrei vários da Laura também, nesta idade do Vitinho. Valem hora depois quando a gente relê.

    Nas férias de dezembro 2017 e janeiro deste ano, tirei um tempo para revisar o blog da Laura. Li tudo, tudo, tudo. Limpei algumas coisas, corrigi links quebrados... mas, o melhor de tudo foi relembrar muita história vivida! rsrs

    Beijos carinhosos!

    Re e Laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re e Laura.
      Verdade, a leitura enrique, trás boas lembranças e criam bons momentos...
      Trás aprendizado, conhecimento, tempo juntos...
      Que bacana recordar, né...
      As vezes faço umas revisões no blog também, e acordo ajustando algumas coisas...
      Beijos
      Ju

      Excluir
  3. Adoro estas atividades. Eu coordeno um projeto com o mesmo escopo e, ao invés de livros, as crianças fazem isso com o jornal do dia! Vamos fomentar a leitura, escrita e senso crítico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana o projeto que você coordena, Leandro. Todo projeto que fomenta a leitura, escrita e senso crítico é com certeza um up e diferencial nos dias de hoje, para as crianças e jovens... Podemos dizer até uma grande oportunidade...
      Abraços
      Ju

      Excluir
  4. Que bacana! Estimular a leitura desde cedo é ótimo!

    ResponderExcluir
  5. Adoro esses projetos que estimulam a leitura. São sempre muito bons. Essa ideia de colocar as dicas para manusear os livros foi muito boa. Os livros precisam ser bem conservados.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir