Plano de saúde: perguntas frequentes.


Escolher plano de saúde não é algo tão simples como pode parecer. Existem vários tipos e modalidades no mercado. Além disso, cada operadora trabalha com sua própria cobertura e rede credenciada, além de oferecer prazos diferenciados de carência. Por esse motivo é importante se informar bastante, principalmente com quem realmente entende do assunto, antes dessa importante escolha na sua vida.

Quando você é funcionário de alguma empresa, e tem plano de saúde como benefício, não teve o poder de decisão de contratação. Mas, nem por isso deve deixar de ter informações mais profundas sobre coparticipação, cobertura, carência, rede credenciada, entre outros detalhes que irão impactar diretamente no seu dia a dia. 

Para facilitar sua vida, respondemos algumas das principais dúvidas das mamães com a ajuda do Daniel Smiderli, da RJMID. Confira:

Qual é o melhor momento para contratar um plano de saúde?

Hoje em dia já não existe mais o melhor momento para contratar plano de saúde. Isso porque os planos de adesão, que são maioria no mercado brasileiro, exigem um período de vigência para sua contratação.

Só pode usar esse tipo de plano de saúde quem pertence a uma entidade ou associação de classe ligada à categoria profissional (como, por exemplo a CAARJ - Caixa de Assistência aos Advogados do Rio de Janeiro ). 

Diferente da modalidade pessoa física, os planos de saúde coletivos por adesão só permitem a entrada por meio da inclusão em apólices dos sindicatos ou entidades de categorias profissionais contratantes.

Esperar passar mal para pensar em contratar um plano de saúde atualmente só é viável na modalidade pessoa física. Mas, eles são cada vez mais raridade no mercado ( entre 10% e 20% apenas).

O plano de saúde cobre consultas e exames?

Sim. A maioria dos planos de saúde comercializados hoje oferecem cobertura para consultas e exames. Mas, é preciso ter atenção a modalidade que você tem:

       Planos ambulatoriais ou ambulatoriais e hospitalares: dão direito a consultas,  exames, internações e cirurgias. Esse tipo de plano é maioria no mercado.

       Planos somente hospitalares: só dão direito a atendimento de urgência, emergência, internações e cirurgias. Para exames e consultas não oferecem cobertura.

Qual o período de carência dos planos de saúde para o parto?

Não existe plano de saúde por adesão com carência zero para parto.


Planejar a gravidez é a palavra chave quando o assunto é gestação, principalmente em relação ao plano de saúde para gestantes. A mãe deve passar pelos 9 meses nenhuma preocupação que afetem o seu bem-estar, por isso é essencial planejar e evitar transtornos por isso o quanto antes for realizado a contratação do seu plano de saúde, esse problema não lhe afetará.

Em quais situações o plano de saúde possui carência zero para o parto?

Apenas alguns planos de saúde empresariais (como, por exemplo, SulAmérica) oferecem carência zero para parto. Mas, para isso é preciso  fazer a contração a partir de 10 pessoas da empresa. Porém, a maioria dos planos empresariais só oferecem carência zero para parto na contratação acima de 29 vidas. 

Ao que devo me atentar quando contratar um plano de saúde?

1.      Cobertura: consulta, exame, internação e cirurgia.

2.      Rede credenciada: para descobrir quais os hospitais mais próximos de onde você mora.

3.      Preço: antes de fechar a contratação, é importante fazer uma cotação e analisar os valores dos planos de saúde da modalidade desejada. Assim é possível encontrar o que melhor se enquadra no seu orçamento e oferece o melhor custo-benefício no seu caso.

4.      Carência: outro fator importante que precisa ficar claro antes de contratar um plano de saúde é verificar o período de carência. Dessa forma você fica por dentro de quando pode efetivamente começar a utilizar os serviços como internação, fazer exames, etc.

2 comentários:

  1. Oi Ju!!

    É preciso pesquisar bastante. Afinal, são muitas opções no mercado. Mas, nem todas são confiáveis. Boas dicas.

    Beijo e feliz semana para vocês!!!

    Re e Laura

    ResponderExcluir
  2. Olá, muito obrigada pelas informações Aqui Contidas neste Site me Ajudou e muito em minhas Duvidas

    ResponderExcluir