Mães, algumas fases vão passar!


Sapato Pink

A gravidez é radiante, o bebê chega e a cabeça vira de ponta cabeça.
Não só a cabeça, como a casa, os dias e noite são de muita correria, cansaço e sono (risos).

Os cuidados, carinho e amor são constantes, porque os primeiros meses são de muito aprendizado e conhecimento do novo serzinho (a) que chega para alegrar a casa e família.

Não estou aqui para julgar ou dizer o que é certo ou errado na maternidade ou na vida da mulher... Estou aqui para dizer que tem uma fase na vida dos filhos “que ainda são criança”, mas a gente encontra tempo, dias de tranqüilidade e até certo descanso em comparação aos primeiros anos de vida. Aos poucos os filhos criam independência, fazem muitas coisas sem o auxílio dos pais, como: comer, se limpar, tomar banho, brincar, dormir na própria cama sem medo...

Cada pessoa e família têm seus jeitos e costumes, mas muitas mães assim como eu, acaba abrindo mão dos saltos, e até alguns detalhes da vaidade, como maquiagem, unhas feitas toda semana, entre outras coisas, para levar a maternidade com leveza, atendendo as necessidades diárias da família...

Mas tenho boas notícias mamães, toda fase passa e muda, dando espaço novamente para o tempo disponível sem estresse...
Sim, o tempo passa, voa, e quando a gente menos espera os filhos crescem.

Lógico, cada mulher é diferente da outra, dá para fazer as unhas desde sempre, cuidar da vaidade diariamente, mas estou falando de uma fase específica dos filhos, onde a demanda dos dias continuam, porém são mais tranqüilas.

E essa fase “mais tranqüila”, posso dizer com propriedade que por volta dos 7 anos ela chega!

A partir dos 7 anos de idade, os filhos são criança ainda, onde a fase é de muita paciência para ensinar e continuar reforçando os aprendizados da vida e do dia a dia, como: organizar seus pertences, quarto, cama, tirar a louça da mesa, comportamento, estudos, educação, etc.

Quando os filhos estão nessa idade à gente consegue tomar um banho tranquilamente, se maquiar, ir fazer as unhas sem a criança ficar chorando ou perguntando pela mãe, colocar um salto sem ficar com os pés doendo de ficar atrás dos filhos nas festas de aniversário (risos).

Em contra partida nessa fase as lições de casa e trabalhos, precisam de muita paciência, companhia e atenção dos pais... Mas garanto, é fase também.

Algumas fases se vão e novas virão.

Quando os sete anos chegam parece que uma janela se abre, a criança fica menos doente, faz menos manha, compreende bem as regras e ensinamentos.

O que quero dizer com esse post é que tudo na vida tem fase, e quando a gente aproveita o momento em que estamos vivendo sem comparações, sem brigas, em paz, de uma maneira leve, tudo fica bem...

Uma lição e reflexão que aprendi com a maternidade foi:
Quanto mais maduros, menos ofendidos.
Quanto mais satisfeitos, menos comparações fazemos.
Quanto mais amados, menos afirmação precisamos.

Curta a fase que seu filho ou filha está e não se preocupe com a demanda, faça com carinho e amor, se entregue e faça tudo com alegria e com bom humor, porque as crianças registram todo o sentimento e emoção que transmitimos, e quando menos a gente espera, o tempo passa, porque passa mesmo, viu! 

Em que fase você está?
O que a maternidade te ensinou ou tem ensinado?
Comenta ai... 
Beijos e até a próxima. 
Ju.

2 comentários:

  1. Oi Ju!

    Gostei muito do que você disse, resumindo nas frases, sobre maturidade, satisfação e amor. É isso né, Ju, sem amor não vale, não cresce, não satisfaz. Você foi no cerne da questão.

    Aqui estamos na fase dos 9 anos. Me identifico com a fase dos 7 que você contou. E, nos 9 tem muitas tarefas escolares para casa, pesquisas, algumas coisas que as crianças ainda não conseguem fazer sem a orientação dos pais. Nos exige bastante tempo e vigília.

    Por outro lado, tem tarefas que já fazem sozinhos. Daí, só verifico no final se cumpriu toda a agenda e missão cumprida neste dia!

    Enfim, a tendência é se tornar cada vez mais independente. Até porque, pelo que tenho visto dos estudos da Laura no 4 ano, muito em breve, creio que não conseguirei acompanhar... maneiras diferentes de aprender e ensinar, outros métodos, e a gente esquece muita coisa de física, química, matemática etc. Principalmente, se somos de áreas diferentes das humanas ou das exatas.

    Um beijo carinhoso para você e outro para Vitinho!

    Re e Laura

    ResponderExcluir
  2. Amiga estou justamente nessa fase de mais tempo pra mim, de ver meu filho mais independente...
    Aí voltamos o olhar pra nós mesmas... E nos redescobrimos.
    Bjs

    ResponderExcluir