3 alimentos que ajudam a cair os Dentinhos de Leite.

No ano passado a fada dos dentes passou por aqui, e confesso que foi uma mistura de emoção, com nostalgia... Aquela sensação: meu bebê está crescendo. rs

Quando os primeiros dentinhos do Vitor caíram, para a gente tudo era novidade, surpresa, festa... Então eu e meu esposo não pensamos muito nesse assunto aqui: porque os dentinhos de leite não estão caindo com naturalidade?

Os dois primeiros dentes (incisivo central) não caíram, foi necessário ir a odontologista arrancar.
Antes mesmo de fazer a extração dos dentes, os dentes permanentes já tinham nascido (apontado) atrás do dente de leite.

Agora começaram a cair os incisivos laterais. Durante as férias de julho, precisamos fazer o mesmo procedimento, ou seja, levamos o Vitor até a dentista para extrair o primeiro incisivo lateral, porque o dente permanente já estava nascendo atrás e o dente de leite ainda estava bem fixo na raiz.

E durante a visita a dentista, aproveitei para perguntar: se é normal, comum ou corriqueiro, os dentes de leite não caírem facilmente? E porque isso está acontecendo?

Segundo doutora Silvana, é muito comum isso acontecer com essa geração.
Antigamente, no tempo dos nossos pais, as crianças comiam milho na espiga, chupavam cana, e isso ajudava muito a amolecer os dentes e facilitar a queda.

Segue a dica de 3 alimentos para facilitar a queda do dentinho de leite.

- Maça: a maça além de ser uma fruta deliciosa, saudável, é uma fruta mais durinha, que precisa de força nos dentes e com a boca para comer, e ajuda a amolecer o dentinho. Nesse caso, lave bem a fruta e ofereça inteira, sem cortar pedacinhos. Deixe a criança morder e devorar a fruta.
- Milho na espiga: ofereça o milho na espiga, além de ser gostoso, também é um alimento saudável. Prepare milho para toda a família, e comam todos juntos. Isso vai estimular ainda mais a criança a comer.
- Pão Frances: para comer o pão precisa de força nos dentes para rasgar, e mastigar. A dica nesse período de dentes de leite é oferecer pão amanhecido. Não pão duro, mas um pãozinho comprado a noite ou final da tarde, e oferecido para a criança no café da manhã, também ajuda. Ou mesmo o pão francês (sem ser amanhecido), também ajuda muito.

Depois que o Vitor escutou as orientações da doutora Silvana, foi logo contar para a vovó, que preparou uma espiga de milho para ele comer. Foi a primeira vez que decidiu comer o milho na espiga, e aprovou... 
Sabe aquela história... Quando a mãe fala, ensina, não quer saber, não quer ouvir, mas quando é outra pessoa falando e ensinando escuta... rs Então, tem coisas que são assim mesmo. Já ofereci milho na espiga, mas nunca se interessou... rs

E por ai, os dentinhos de leite caíram com facilidade?

Tenho um pouco de aflição de puxar, de amarrar uma linha e puxar, essas coisas...
Outra dica é balançar o dente com a língua mesmo, e todo dia fazer isso um pouquinho, também ajuda.
Em todo o caso, faça como eu, procure um especialista para auxiliar e tirar todas as dúvidas...

Se você tiver mais dicas, compartilhe com a gente e escreva aqui embaixo nos comentários, que ficarei feliz...

Beijos e até a próxima.

2 comentários:

  1. Bom dia meninos queridos! Jú, que texto completo e muito cuidadoso. São dicas importantíssimas para as mamães que também tem o mesmo problema com os dentinhos dos seus filhotes. Procedimentos simples né amiga que ajudam com certeza. Quem não gosta de pãozinho, milho e maçã? E tantas outras coisas que facilitam os dentinhos cairem?

    Adorei! Beijos doces no coração!

    Tê e Maria ♥

    ResponderExcluir
  2. Ei Ju e Vitinho!

    Então quer dizer que na casa da vovó o milho é mais gostoso!!! rsrsrs

    Deve ser porque carinho de vó é bom demais mesmo!!!

    Até eu fiquei com vontade de comer milho, Vitinho, parece delicioso!

    Aqui em casa, o primeiro dentinho da Laura caiu cedo, aos 4 anos e 7 meses. Dois meses antes ela reclamou de dor. Olhei não tinha nada. Levei na odontopediatra, ela disse que era normal. Pois variava muito a idade de criança para criança.

    Então, dois meses após a consulta, veio o primeiro sorriso janelinha!

    É, Vitinho, você já é um menino grande! Assim, a Laura dizia a cada dentinho que caía: "sou uma menina grande"!

    Beijos carinhosos!

    Re e Laura

    ResponderExcluir