Férias escolares. 20 idéias, brincadeiras e diversão.


Este post tem como objetivo, oferecer 20 dicas ou idéias de brincadeiras e muita diversão, para curtir com os filhos nas férias, ou em qualquer outro momento de distração e brincadeira em família.

Com o intuito de auxiliar sobre brinquedos e brincadeiras para fazer com os filhos, seja nas férias escolares ou durante o dia-a-dia, preparei dicas para curtir momentos felizes e agradáveis com os filhos, em família... 
Cuidar, proporcionar bons momentos e investir na infância dos filhos e das crianças, é uma obrigação dos adultos, principalmente dos pais.
E a gente oferece e conquista tudo isso, quando nos dedicamos de corpo e alma, na presença e atenção aos filhos, seja para brincar, ensinar e participar ativamente de suas vidas.

As férias escolares é um momento único para quem estuda, porque é um período de tirar o estresse, curtir as coisas boas, relaxar...
E no caso das crianças, as férias é um momento mágico de muita curtição, brincadeiras, passeios...

Mas sabemos muito bem, que nem sempre as férias dos pais, são conciliadas com as férias dos filhos.
Sem contar, que no calendário escolar, existem duas férias anuais, ou seja, a do meio do ano em Julho e a do final do ano em Dezembro, que se estende até o ano seguinte, em Janeiro. Mas tudo isso são detalhes, partindo do princípio que podemos ser felizes com bem pouco...

Sabemos que os dias são corridos, os finais de semana cheios de pendências das coisas que não foram realizadas durante a semana, mas as férias é realmente um momento único, que precisa de investimento e dedicação dos cuidadores e principalmente dos pais. (Mas em sua maioria, é investimento de tempo e não apenas de dinheiro).

Não fiquem esperando a viagem tal, ou fazer grandes coisas ou passeios com os filhos... O que eles mais desejam, é a companhia dos pais de corpo e alma (sem celular e distrações).
Acredite nisso e invista em pequenas atividades, que fazem desses dias de férias, grandes momentos felizes em família.

1 - Bola: Jogue bola na sala. Já jogamos muitas vezes bola na sala, e quem nunca (rs)? Criança adora essas aventuras dentro de casa.
2 - Bolhinhas de sabão: Faça bolhinhas para as crianças estourarem. Dá para tirar muitas risadas dessa brincadeira. E se a criança colocar uma luva de lã nas mãos, consegue segurar a bolhinha, sem estourar (risos).
3 - Sente no chão e brinque: Brinque com os brinquedos preferidos das crianças (bonecas, carrinhos, panelinhas, etc).
4 - Cinema em casa: Faça uma sessão de cinema em casa, com pipoquinha, luz apagada, e tudo que tem direito.
5 - Parques: Leve as crianças para andar de bicicleta ou se divertir no parque mais próximo de casa. Esses parques que tenham balanças, escorregadores, gangorras, etc.
6 - Jogos em família: Fazemos sempre e é uma delícia. Veja aqui, algum dos exemplos de jogos e brincadeiras.
7 - Sorveteria: Vá tomar um sorvete a noite. Faça algo diferente, que nunca tenha feito com a criança, antes.
8 - Arte: Pinte juntos uma caixa de sapato, com as cores preferidas da criança, e depois de secar, cole adesivos dos personagens favoritos. Uma proposta que aproxima pais e filhos, e criam junto algo diferente e exclusivo. Veja um exemplo aqui.
9 - Criança na cozinha: Faça um bolo, uma receita preferida da família juntos. Deixe a criança colocar a medida de farinha, deixe a criança mexer um pouco, e se for bolo de chocolate então, ensine a criança a lamber a colher (hummm que delícia). Aqui em casa, tem criança na cozinha (rs).
10 - Saia da rotina (se possível for): Se dê esse prazer e satisfação com os filhos. Tire uma tarde de folga do trabalho, e vá curtir com os filhos o sol, a natureza, brincar de pega-pega, vá ao parque.
11 - Praia: Vá até a praia brincar na areia (se for possível), nem que seja um bate e volta, ou apenas um final de semana.
12 - Leitura infantil: Compre um livro da sua infância, e conte para seus filhos. Diga que esse era seu livro favorito e faça longos diálogos sobre a história, o que aprenderam e o que se pode aprender com essa história.
13 - Atividades culturais: No mês das férias, sempre tem algo exclusivo para as crianças, ao ar livre. Se informe, pesquise e vão curtir juntos.
14 - Retrospectiva: Você sabia que as crianças adoram ver fotos e vídeos delas (ou deles) menores? Sim, é verdade, faça o teste. É uma atividade simples, mas que as crianças adoram. Um bom momento para relaxarem juntos e ficar com aquele aperto no coração da sessão nostalgia (risos). Aqui em casa, sempre revemos as fotos, os álbuns e colocamos os DVDs de filmagens, para assistir na televisão.
15 - Dia de visita: Passe um dia, ou uma tarde na casa da vovó, da titia ou madrinha.
16 - Convide os amiguinhos: Para brincar em casa (mas sempre com supervisão de adultos).
17 - Faça um piquenique: Vá até um parque, estenda a tolha xadrez e pronto, o momento família vai começar. E se o dia estiver frio ou chuvoso, faça o piquenique dentro de casa mesmo.
18 - Brinque de massinha: Toda criança adora brincar de massinha, fazer os personagens ou inventar cenários e personagens. E se quiser, façam a sua própria massinha, veja aqui a dica de como fazer.
19 - Dia de visitar o trabalho do papai ou mamãe: Esse dia é tão legal, especial e emocionante. O dia de visitar, conhecer e saber o que os pais fazem. Veja as experiências aqui.
20 - Apresente um brinquedo ou brincadeira da sua infância: Apresente e brinque junto com seus filhos, brinquedos ou brincadeiras da sua época de criança. Fiz dois posts, sobre brincadeiras e brinquedos da minha infância, que toda criança vai adorar conhecer e brincar.

Faça, experimente e depois volta aqui para me contar tudinho.rs
Nós como pais, temos como dever, de proporcionar momentos felizes e agradáveis juntos, em família.
Isso é com certeza, um dos principais ingredientes de sucesso na vida adulta, ou seja, essa bagagem de amor, carinho e atenção dos pais.
Até mais... Beijos no coração...

2 comentários:

  1. Oi Juuuu bom dia!!! Que delícia de post e muito verdadeira! Brincadeiras simples, momentos tranquilos e divertidos que com certeza a criançada gosta.. Aqui faltam os parques e eventos culturais, uma pena... Eles adoram!

    Gostei de tudo e você tem razão, não precisa ter "aquela" coisa mirabolante para eles ficarem felizes.. Eles querem mesmo companhia e presença e são simples.. A gente é que complica demais.... rs
    vivamos a simplicidade deles..

    Beijos e queijos.. feliz domingo!

    ResponderExcluir
  2. JU, amo suas dicas e são coisas tão simples que fazem das férias com pequenos serem especiais...
    Amei a lista das brincadeiras... e cá estamos brincandooooo
    bjss

    ResponderExcluir