Motivando a leitura desde cedo. E nossas últimas leituras.

Cada criança é de um jeito, tem suas preferências, mas nunca podemos deixar de fazer uma leitura, ou incentivar o gosto pela leitura, lendo para a criança.

E essas leituras, pode e deve começar desde cedo, quando ainda são bebês. Se a criança sempre ver a mãe e o pai com um livro à mão, desde cedo, a intenção de motivar a leitura, pode dar certo e funcionar.
Mesmo que na infância sejam aqueles livros de plásticos, que a criança morde, leva na água, na banheira, já é um começo promissor, acredite.

Nem todas crianças gostam de livros, de leitura, mas o incentivo sempre deve existir, mesmo que implícito.

Aqui em casa, uma maneira simples de incentivar o gosto pelos livros, é sempre convidar a criança para escutar uma bela história, pegar o livro nas mãos e começar a ler para eles.
Outra dica, é deixar os livros sempre a vista das crianças, que vira e mexe eles acabam se interessando pelos livros. Não esconda os livros, ou guarde para não estragar, porque livros disponíveis atrai o interesse deles.
E para conseguir bons momentos de leitura, escolha ambientes sem distrações, e de preferência sem aparelhos ligados, como a televisão, rádio, ou celulares, que dispersem a atenção e interesse pela leitura.

O blog da minha querida amiga Teresinha, o Bolinhas de Sabão para Maria, tem mais dicas de como motivar a leitura na infância, vem conferir o post:
A Maria é uma menina esperta, que ama livros, gibis, fazer lindos desenhos, brincar, e esse amor pela leitura é dela, mas mesmo assim, vale a pena conferir as dicas de incentivo a leitura.

E falando em leitura e livros, faz tempo que não faço post de livros. Aqui em casa está bem corrido, e faltou tempo para escrever sobre cada livro que lemos juntos, então decidi colocar nossas últimas leituras, e fazer um breve comentário de cada livro.
Eu gosto muito de fazer resenhas e comentários sobre os livros, assim eu também ajudo a divulgar a história. Mas infelizmente pela falta de tempo, vou compartilhar nossas últimas leituras, em um único post.
Em breve, volto a fazer posts das nossas leituras recentes, dos livros que recebemos da Saraiva, do jeito que amo fazer.

Então, segue logo abaixo, as últimas leituras que fizemos do começo do ano, até agora.

Gibis.


Livro de super-heróis. Avengers Assemble. É uma maletinha com 4 livros, onde eu conto as histórias, enquanto o Vitor ouve e faz a simulação das lutas, com seus bonecos preferidos.




Pedro e o Lobo. Uma história antiga, que o Vitor ganhou de presente na escola, e fez essa sacolinha para compor o presentinho.



Sítio Oitis. Um livro com histórias engraçadas e divertidas.


Livro de atividades. Um livro muito legal de super-heróis, onde precisa encontrar vilões, objetos, fazer associações de coisas, muito legal. Foi a tia Diana e o tio Renato que deram.




Meu primeiro livro. Uma história muito interessante, onde a mãe convida o filho para ir até uma livraria e comprar seu primeiro livro. E durante uma pesquisa sobre qual livro deveria comprar para o filho, a gente conhece muitas palavras e animais novos, e aproveitamos a oportunidade para pesquisar na internet, os nomes e bichos que o Vitor ainda não conhecia, como o que é anfíbio e quais bichos são, algumas aves que ainda não conhecia como Flamingo, Marreco. Sobre o que é mamífero, e como é a foto de um ornitorrinco, a paca e a cutia. Como a mãe e o filho estão procurando pelo livro ideal, essa busca ajuda as crianças a entenderam sobre alguns assuntos, que ainda não conhecem. Muito legal esse livro. Esse livro eu comprei em um sebo, por isso tem adesivos colados nele (risos).



60 histórias para dormir. São várias historinhas, com personagens conhecidos, mas contos diferentes.


A Jornada do Tiranossauro. Um livro 3D, com sons, muito legal o livro, que o Vitinho ganhou de aniversário de 5 anos, da amiguinha da escola.


Papagaio Reginaldo e a Árvore na Montanha. Um livro muito bacana, da Palavra Cantada. Vem com um Cd, e ouvir a história através do áudio é muito legal.


O Pequeno Príncipe. A história é muito grande, mas deixei o Vitor passear pelo meu livro especial, de pop up.


Bom, essas são algumas dicas de leitura, e mesmo que a criança não goste muito de livros, nunca desista de insistir em algo bom, como o gosto pela leitura.

Ler proporciona novas ideias, nos leva a imaginar, sonhar e criar.

Leia sempre para uma criança.
Beijos e até a próxima.

Nenhum comentário