O que é o Teatro em Casa?


Olá pessoal, tudo bem?

Aconteceu um fato interessante esses dias, que me deixou pensativa.
Como será que estou repassando as minhas expectativas quanto ao Teatro em Casa, para quem lê e acompanha o blog?

Fiquei por um período de mais de um mês, trazendo semanalmente aqui no blog, uma peça de teatro que assistimos em casa, em família.
E quando essa proposta de assistir e compartilhar o que achamos das peças chegou a mim, eu abracei a ideia, porque é uma experiência nova, é um entretenimento a cultura, é uma maneira de eternizar os espetáculos que estão acontecendo e posteriormente ser assistido a qualquer hora, ou em qualquer lugar.

Nunca a emoção de assistir uma peça de teatro no teatro, será igual ao de assistir em casa, mas essas duas propostas não estão competindo e sim aumentando a oportunidade de acesso, de nunca serem esquecidas e estarem disponíveis, porém nos formatos de DVDs.

Eu tenho falado com muito entusiasmo, empolgação, porque foi assim que enxergarmos essa nova proposta, que é inédita, interessante e nos cativou... Mas é teatro, feito do seu jeito de ser, com sua produção específica, iluminação, som, trajes, encenação, etc. E também tem um detalhe, os espetáculos são filmados conforme estão sendo apresentados para o público, ou seja, são gravados e editados, mas são mantidos no seu formato original que foi transmitido, porque isso é o interessante, não modificar, não iluminar, não isolar o som da plateia, e sim manter a originalidade do espetáculo.

Não estou falado do teatro de uma forma inferior ou pejorativa, mas teatro é uma coisa, cinema é outra, circo é outra, show é outra, porém todas se encaixam em uma palavra única, todas são um ESPETÁCULO.

Sim, podemos dizer que toda apresentação é sim um espetáculo. Porque em todos os momentos tem pessoas, seres humanos trabalhando direta ou indiretamente para o espetáculo acontecer, e merecem ser tratadas e contempladas como um grande espetáculo.

Pessoal, precisamos valorizar as pessoas que ali estão, dispostas, disponíveis, se apresentando de corpo e alma, para um público grande ou pequeno, mas estão ali... A peça de teatro apresentada pelo seu filho ou filha de 5 anos, no encerramento do ensino infantil da escola, por exemplo, também é um espetáculo, basta olhar com esses olhos... Olhos de compaixão por alguém que está ali, e se dedicou muito para que aquele espetáculo acontecesse.

A proposta do Teatro em Casa, criada pela Cennarium, também é uma forma de levar o teatro até onde ele não chega. Sabemos que muitas peças de teatro passam por muitas cidades e estados do Brasil, mas não chegam a todos os lugares.
Sendo assim, um DVD de uma peça de teatro, pode ser assistida em qualquer lugar, por qualquer pessoa. Pode ser levada até as escolas, como um meio de comunicação e interação para as crianças, ou até como inspiração para criação de suas próprias peças de teatro.
O Teatro em Casa, não é um DVD para ser colocado como mais uma distração para a criança, enquanto os pais têm algum compromisso ou se ocupam com seus afazeres. Os espetáculos têm como objetivo principal, reunir a família para uma atração diferente, vista por toda a família.

Não dá para colocar o DVD e deixar a criança assistindo sozinha, assim como comentei em todos os posts que fiz até hoje. São DVDs para assistir em família, porque alguns espetáculos abordam temas, músicas, e até piadas que a criança ainda não entende ou nunca ouviu, e ai cabe aos pais interagir com a criança, conversar e explicar sobre os acontecimentos da peça (se a criança for muito pequena).

Se os pais levam seus filhos até o Teatro, porque não sentar no sofá de casa, para assistir as peças de teatro com eles também, como uma alternativa a mais?

Na oportunidade, se você não pode ir até o Teatro, o Teatro vai até você, até a sua casa, que tal?

Bom, essa é a proposta da Cennarium, levar cultura, entretenimento, alegria, diversão para as casas, famílias, escolas, enfim, todo o público que aderir a ideia de assistir Teatro em DVDs, e aderir à proposta de assistir aos espetáculos em seu formato original. E apesar de manter a originalidade das peças apresentadas, existe uma equipe muito profissional, trabalhando e fazendo com que esses espetáculos cheguem a todos, com qualidade em todos os aspectos, como filmagem, designer de cores, fotos, capa, marketing, etc.

Espero que tenham gostado do meu depoimento, que seja esclarecedor, e indico a todos a assistir aos espetáculos em formato de DVD, que é uma novidade fantástica, que vem agradando a todos os públicos, tanto adulto como o infantil.

14 comentários:

  1. Muito boa sua reflexão,
    realmente não tem competição
    e sim mais uma proposta para
    uma interação em família

    Linda Noite!!
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
  2. Achei essa empresa muito genial, é bom pra quem não tem oportunidade de ir ao teatro comprar o dvd pra assistir em casa e ainda incentiva nossos pequenos, uma proposta muito bacana
    bjs

    mamaenathan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. que empresa top amei muito boa mesma...;)

    ResponderExcluir
  4. Achei a proposta bem interessante...desde que como vc mesma disse, não substitua a ida aos teatros.
    Bjaoo.

    ResponderExcluir
  5. Ju, eu acompanhei seus post´s e também pude conhecer um pouco mais de perto essa proposta, e sim, acho que muito pensam que seriam de uma outra forma, como acontece em alguns casos de peças que são apresentadas em teatro e depois viram DVD´s, e são gravados não ao vivo e sim especialmente para o DVD, sem som da plateia.
    Adorei o post, sempre é bom deixarmos exclarecido que é a nossa opinião, e que nem sempre pode ir de encontro com a do outro.

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amiga eu tb abracei a proposta por conta de ficar admirada com esse grande espetáculo que é o teatro e nem sempre tão viável com os pequenos... pois assistindo de casa, podemos pausar, explicar, voltar, assistir quantas vezes quiser.
    Um programa pra ser feito em família como bem apontou!
    Aqui estamos adorando!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Muito legal esse kit um espetáculo em casa né bjo

    ResponderExcluir
  8. Louca para assistir!

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  9. Eu amei essa proposta desse teatro em casa, aqui mesmo onde eu moro dificilmente tem teatro, e assim com esse box meu bebê pode assistir.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Não vi as outras postagens, mas achei legal a proposta. Aqui em casa não temos o costume de ir ao teatro, só quando tem algum projeto que a entrada é de graça e os ingressos não acabam antes da gente ir buscar. A cultura aqui em Santa Maria é muito cara, eu ia adorar assistir um teatro em casa com as crianças. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Taciane, tudo bem.
      Segue o link, caso se interesse pelo teatro, para assistir em casa, no conforto do lar, com a família.
      http://www.cennakids-membros.com.br/grandes-espetaculos-infantis-msf/
      Obrigada pelo recadinho.
      Bjs
      Ju

      Excluir
  11. Que legal essa ideia de teatro em casa, muito show!
    Vou procurar para comprar para a gente..

    Bjos
    http://www.amaedadri.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iasmin, tudo bem.
      Obrigada pelo recadinho.
      Caso haja interesse, segue o link de venda do box.
      http://www.cennakids-membros.com.br/grandes-espetaculos-infantis-msf/
      Abraços
      Ju

      Excluir
  12. Ótima dica. Assim podemos levar para casar e assistir com nossos pequenos. Beijos!
    http://www.rubiasolbakken.com/

    ResponderExcluir