11 Importantes Valores, que os filhos precisam aprender com os pais.


Nossa, lendo esse título podemos observar a nossa responsabilidade perante uma criança, ou nossos (as) filhos (as).
Não é fácil, porque somos o exemplo ativo e visto pelos nossos filhos a todo tempo, e eles imitam e copiam cada passo que damos, cada palavra que falamos...
Uma coisa é certa, dificilmente poderemos dar algo que não temos, ou seja, se você não é uma pessoa educada, cortês, por exemplo, não vai conseguir ensinar isso aos filhos, porque eles copiam nossas atitudes e não nossos ensinamentos.
Mas a maternidade é uma caixinha de surpresas, que sempre coloca a gente a prova de fogo, fazendo a gente pensar e repensar nossas atitudes...
E nunca é tarde para mudar, mesmo que seja para ser alguém melhor para nossos filhos, nossos sucessores, nossa sementinha que dará continuidade das nossas raízes...

Então vamos lá, para os 11 importantes valores, que devemos viver diariamente, que serão observados e copiados pelos nossos filhos.

1 – Respeitar o próximo, as diferenças:
As pessoas são diferentes na maneira de pensar, agir, falar...
Somos diferentes em raça, cor, religião, idioma, etc. Somos diferentes, porém somos iguais, porque queremos ser amados e aceitos como somos. Seja o exemplo para seus filhos (as), não critique ou faça piada das diferenças ao próximo.

2 – Responsabilidade:
Isso começa de casa, com as pequenas coisas, como arrumar o quarto, bagunças ou brinquedos espalhados pela casa. Tenho até um post que fala sobre incentivos desde pequenos, iniciando a responsabilidade com pequenas tarefas diárias. Leia aqui.
Quando nós adultos cumprimos nossos compromissos, horários, pequenas regras como horário das refeições, horário de entrada e saída da escola, do trabalho, compromissos externos, estamos mostrando aos nossos filhos, que somos responsáveis, que sabemos cumprir regras e somos maduros perante as pessoas e compromissos... E com isso, no dia-a-dia, os filhos vão aprendendo com os nossos exemplos...

3 – Honestidade:
Como ensinar a ser honesto?
Sendo honesto, é óbvio. Sendo honesto nos pequenos gestos, como devolvendo o troco a mais, que recebemos em uma compra. 
Pagando nossas contas e explicando diariamente que trabalhamos para pagar as contas diversas e diárias, como água, luz, condomínio, carro, escola, gastos com cartão, etc.
Inclusive, sempre falo que o Papai trabalha para pagar as contas, exemplifico, explico, para melhor entender como funciona a vida, etc. A criança pode e deve participar dos acontecimentos diários da vida e da casa, tendo consciência de como tudo acontece.
Podemos ser honestos de várias maneiras, como falar a verdade para a criança e na frente da criança, pagando os impostos, pagando as contas em geral, ser honesto diante das situações variadas e adversas que aparecem em nossas vidas. Mesmo que a criança não veja diretamente, ela futuramente vai aprende conosco esse valor.
Quando a criança por exemplo pega algo de um amiguinho, da escola, sem avisar, podemos orientar e dizer que isso não é legal, não é correto e honesto, e ensinamos aos filhos a devolver e se desculpar pelo ocorrido, sem brigas ou constrangimentos, apenas conduzindo a fazer o correto.

4 – Auto estima:
Elogios, apoio e incentivos dos pais, e principalmente uma presença ativa e constante dos pais, ajudam a criar um auto estima elevado aos filhos. 
Os filhos quando tem a presença constante dos pais, se sentem seguros, e isso aumenta a autoestima das crianças.  Eles sabem que podem contar com os pais, sabem onde são seu porto seguro. Crescem crianças seguras e não tem nada melhor para a auto estima, essa segurança que passamos para eles. 
Também elogie o esforço e quando errar, não critique a criança e sim tente fazer menção de como a criança precisa se esforçar para melhorar.

5 – Humildade:
Humildade está nas nossas palavras, gestos e caminhada diária da vida. Trate as pessoas com igualdade, não seja mais cortês com aqueles que tem algo a lhe oferecer. Não faça diferença entre as pessoas, porque é tão bom fazer o bem, não importa a quem.

6 – Ser Perseverante:
Na vida teremos obstáculos, nem tudo está ao nosso alcance, mas com determinação, coragem, responsabilidade e dedicação, podemos alcançar nossos objetivos. Isso é ser perseverante, é buscar fazer o melhor, que na hora certa podemos vencer e conquistar nossos sonhos e objetivos. Não desistir na primeira porta na cara, ou no primeiro NÃO. Obstáculos sempre terão, basta a gente ter foco, batalhar pelos sonhos, que eles se realizarão.

7 – Ser Gentil, Cortês:
Como é bom ser bem recebida (o), ser tratada com gentileza. E gentileza, gera gentileza. Pensando assim, podemos concluir que devemos ser e ensinar aos filhos a ser gentil com as pessoas, com o próximo. A cortesia, a gentileza, engrandece o ser humano, porque não tem nada melhor do que sorrir, agradecer, ajudar, dizer as palavras mágicas, como: obrigada, por favor, com licença, como vai?, posso ajudar?, você primeiro, desculpa, etc. A gentileza e cortesia abrem portas, enobrece e alegra qualquer coração, tanto para quem o dá, quanto para quem recebe.

8 – Compartilhar, ser solidário:
Não tem nada melhor do que compartilhar, ajudar, repartir, ser solidário ao próximo. Sempre temos ou podemos repartir, doar ou dividir alimentos, roupas, pertences, brinquedos, conhecimentos, informações, etc. Quem dividi, compartilha, multiplica.

9 – Flexível:
Na vida, nem tudo sai conforme planejamos, almejamos, sonhamos, determinamos...
A vida é cheia de altos e baixos, ela dá muitas voltas, e quando aprendemos a ter paciência, entender que nem tudo sai conforme imaginamos, e passamos a ser flexíveis, conseguimos aceitar com mais calma, aceitar mudanças, novos rumos...
Somente os flexíveis conseguem aceitar, mudar, ceder...
Pessoas muitos mandonas, exigentes ao extremo, inflexível, sem moderação, que não aceitam novas alternativas e escolhas alheias, pessoas imparciais, intolerantes, tem tendência a ficarem sozinhas, infelizes e depressivas, porque precisamos aceitar as escolhas alheias, precisamos entender que nem tudo sai conforme planejamos, e principalmente devemos respeitar o próximo.

10 – Ser Otimista:
Uma pessoa otimista, sempre terá um espírito mais tranquilo, em paz e feliz. 
O otimista procura sempre, ver o lado bom de todas as situações, até mesmo nas piores delas...
O otimista é mais feliz, procura a felicidade em qualquer situação, e ao invés de reclamar, procura motivos para sorrir...
Até diante das adversidades próprias ou alheia, procura aprender, tirar um aprendizado de cada situação, e não fica se lamentando ou achando desculpas para ficar parado, e sim age... Esse é o perfil do otimista.

11 – Ter Fé:
Somos ilimitados no quesito aprendizagem, conhecimento, ação...
Mas apesar da nossa vasta capacidade de aprender, criar, fazer, em um piscar de olhos, viramos pó (no sentido figurado), vamos morrer, em sua grande maioria, sem breve aviso...
Por isso e outros motivos, sei que precisamos de uma força maior, algo que vai além de nossa inteligência, sabedoria e capacidade, que é a Fé em algo maior, a Fé em Deus. Podemos e somos capazes de tudo, mas quando temos ao nosso lado e guiando nossos passos, o criador de tudo e de todos que é Deus, a caminhada fica mais feliz, segura e com a garantia de sucesso. Devemos acreditar em si próprio, em nossa capacidade, mas depositar nossa Fé e Confiança em Deus, tudo fica mais feliz, mais simples, mais leve...

16 comentários:

  1. Oiii... que assunto ótimo hein.
    Os pais são o espelho para o filho, é conforme as atitudes dos pais que eles vão se espelhando e formando o caráter. Gostei bastante dos pontos abordados na resenha e são os essenciais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. As crianças prestam atenção em detalhes quando menos esperamos, por isso sempre temos que nos vigiar pra dar um bom exemplo e ensiná-las os valores. Beijos.

    www.jessalem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Otimas dicas.. Eu como professora vejo lá na minha escola que faltam mais mães como você para dar educação as crianças.. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Dicas ótimas. Realmente na prática é mais difícil mas, um pouquinho por dia e chegamos lá!!!
    BJKS

    ResponderExcluir
  5. Com certeza temos que deixar e demostrar valores para os pequenos. Afinal eles são os nossos espelhos. E tento passar isso todos os dias para o Isaac. Ótimo post. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua lista de valores é isso mesmo, temos que ser exemplos para nossos pequenos! Bjs

    ResponderExcluir
  7. É por isso que eu digo que depois que viramos mães é mais que nossa obrigação pensar antes de agir pois temos que ser espelhos para os nossos filhos. Pode ser preocupante, mas também é reconfortante porque sabemos que se nós agirmos como boas pessoas nossos filhos podem agir também
    Bejios

    ResponderExcluir
  8. Amiga arrasou no post. Mais que roupas da moda e brinquedos caros: valores!

    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ótimo tema esse seu post, gostaria que mais mães tivessem essa consciência.
    Existem tantas mães por ai sem menor noção do que ensinam aos filhos,pelo menos o valor básico de viver.
    Bjinhos.
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  10. Muito importante essa lista de valores... os pequenos aprendem muito pelo exemplo e não tem maneira melhor para ensinar eles, começando com os pequenos gestos do dia a dia!
    Bjs
    http://pequenasofiaemanuelle.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Com certeza tudo depende dos valores
    que ensinamos aos nossos filhos
    e com certeza faz toda a diferença
    nossos filhos serão os homens e mulheres de
    amanhã, se ensinamos eles a ter fé,responsabilidade, ser gentil e honesto
    entre outros eles serão pessoas melhores
    amei a postagem

    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  12. Sementes que plantamos para um mundo melhor!Nunca podemos esquecer que somos exemplo!

    ResponderExcluir
  13. Adorei!!
    Como sempre perfeita nas palavras e colocações.
    Adorei qd disse: não podemos dar o que não temos! É a mais pura verdade!!! Por isso como pais precisamos ser melhores a cada dia... Para que nossos filhos enxerguem em nós cada um desses valores.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Seria muito bom se outras pessoas pensassem assim, tem pessoas que não tem minima estrutura para ensinar valores para os filhos, infelizmente.
    bjcas
    www.estou-crescendo.com

    ResponderExcluir
  15. Adorei o post!! Realmente o ensinamento vem de casa, nosso filhos seguem nossos exemplos, e precisamos sempre ensinar os valores a eles.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Amiga, adorei seu texto, espero poder ajudar a Larah a ter estes valores no decorrer da vidinha dela.
    Beijos
    Adri

    ResponderExcluir