Nossas experiências e a curiosidade das crianças!


Por: MONICA PESSANHA.

As crianças sentem curiosidade por nossas vidas e precisam de nossas experiências para serem fortes.

Por muitos anos, tenho aconselhado os pais a conversarem com seus filhos sobre as experiências de suas próprias vidas, especialmente quando as crianças estão se sentindo preocupadas, decepcionadas ou tristes. As histórias pessoais são úteis, por exemplo, quando as crianças estão ansiosas em relação ao primeiro dia na escola ou no acampamento de férias, ou quando sofreram uma rejeição dolorosa de um amigo; ou quando um membro da família falece.

Contar histórias pessoais para crianças, e na presença de crianças, é uma importante prática de educação infantil em muitas culturas. Muitas vezes, estes são contos de advertência, de perigos a evitar ou de virtudes para se admirar.
Eu aprendi o valor de contar histórias pessoais quando minha filha passou por dificuldades para fazer amizades na escola. Minhas histórias de sucesso e fracasso na construção de amizade e os sentimentos que consegui expor para ela parece ter tido um efeito positivo na vidinha dela. De alguma forma ela assimilou o que foi bom e tomou como exemplo.

Mas o mais importante é que eu disse a Melissa que eu podia entender seus sentimentos. Porque eu havia passado pelas mesmas experiências pela qual ela estava passando.
Agora percebo que todas as vezes que ela passa por alguma dificuldade, ao colocá-la para dormir, ela diz baixinho: “diga-me uma história sobre quando você era uma criança”.
Lembro-me dessa conversa, muitas vezes, quando eu dar conselhos para os pais em ajudar as crianças a lidar com as angústias e decepções do “crescer comum”.

Crianças obtêm grandes benefícios por saber que nós sabemos como eles se sentem - porque também tivemos os mesmos sentimentos.

Devemos deixar que as crianças saibam que temos frustrações e decepções também e que sofremos momentos de constrangimento. Podemos, então, falar com elas sobre como tivemos que superar nossas decepções - e dizer-lhes que estamos confiantes de que elas vão sobrepujar suas dificuldades também.

Recentemente, li uma pesquisa que me serviu como apoio para contar histórias pessoais. Os psicólogos Marshall Duke e Robyn Fivush têm demonstrado juntamente com os seus colegas do Centro de Mito e Ritual no American Life, da Universidade de Emory, a importância de contar histórias como uma forma de promover a resiliência em crianças em idade escolar. Em vários estudos, o conhecimento das crianças sobre a história da família foi fortemente relacionada com o seu bem-estar geral e uma sensação positiva de si mesmo. Crianças foram convidados, por exemplo, a responderem: “Você sabe como seus pais se conheceram?” E “Você sabe onde alguns dos seus avós cresceram?”

Na minha experiência, não há simplesmente nenhuma maneira melhor, como mãe ou como terapeuta infantil, para atrair a atenção de uma criança e prestar apoio emocional do que através da partilha de histórias pessoais. Quando as crianças estão se sentindo preocupadas, decepcionadas ou tristes, nossas histórias pessoais oferecem encorajamento e esperança.



Mônica Pessanha, Psicoterapeuta infantil e de adolescentes, além de ser MÃE DA MEL. Trabalha a mais de 10 anos atendendo e auxiliando pais e famílias, onde também desenvolve um trabalho e projeto de interação entre Mães e Filhos, que chama-se BRINCADEIRAS AFETIVA.
Você pode encontras outros trabalhos e textos da Monica aqui: https://www.facebook.com/brincadeirasafetivas?fref=ts e http://monicapessanha.tumblr.com/
Contato: monicatpessanha@hotmail.com


21 comentários:

  1. Adorei o post! Meus pais e toda minha familia são ótimos, sempre foram. Como não? São a melhor parte de mim rs.. Mas não possuem esse "entendimento" de conversar com os filhos, acham que é colocar manha e bla bla. Já eu penso diferente, muito diferente. Pra mim, conversar é a base de tudo. E acho muito importante falar das nossas experiências para as crianças, e entendê-las ao máximo afinal também ja fomos crianças. Adorei ♥

    ResponderExcluir
  2. Mesmo na fase adulta é gostoso ouvir as histórias de nossos pais não é? Imagina uma criança. Adorei e concordo com tudo.
    Beijos
    Adri
    www.mamaesfacilidadesedicas.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei a dica, pretendo seguir assim com a minha filha, com muita conversa.

    Bjs
    SouMãe.org

    ResponderExcluir
  4. Ah eu acho super legal contar histórias assim para minhas meninas... Assim como adorava ouvir de meus pais! Minha mais velha sempre pedia para meu pai: "Vô, conta-me uma história de ti..." E a mais nova agora está adorando também!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. cada vez mais as crianças tem tido
    mais e mais curiosidade
    já contei varias histórias minhas e
    do papai para a minha filha Isa

    Linda Tarde
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  6. Sempre converso sobre minha vida com meus filhos, meus sucessos e insucessos.
    Ótimo post
    Inspiração Materna

    ResponderExcluir
  7. Sempre adorei ouvir as historia de quando meus pais eram criança é tão gostoso.
    kk

    Beijos
    Geri Ferreira
    www.encantodemeninablog.com

    ResponderExcluir
  8. Eu conto muitas histórias para meu filho, assim como você acredito que isso ajuda muito no desenvolvimento.
    beijos

    www.maeparasempre.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei seu blog, vim te convidar a visitar o meu blog. Beijos.
    www.mamaelerita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Menina eu nem quero ver quando o Rafa começar
    bjcas
    http://www.estou-crescendo.com/

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas, e acho que o dialogo é sempre o melhor caminho.
    E histórias são um meio lúdico de explicar melhor as situações para os pequenos.
    Bjinhos.
    http://prosaamiga.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olha q interessante... eu adorava ouvir história da vida dos meus pais, da minha avó... ficava admirada e ao mesmo tempo tentando imaginar aqueles adultos fazendo arte.
    Aqui já contei para o Joseph como papai e mamãe se conheceram, já mostrei fotos do casamento... enfim, mas não sabia de toda essa importância, adorei!
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post. E realmente como esses pequenos são curiosos. A Lara tem apenas dois anos e pra tudo ela pergunta "o que é esse?", Pode?

    Acho que nos pais temos um papel fundamental, principalmente na hora de darmos bons exemplos né? Afinal, somos o espelho para nossos filhos!

    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Estou me preparando psicologicamente. Outro dia sai com uma amiga que tem uma filha maior e fiquei só escutando as perguntas. Nossa !

    bjos
    Mari
    Clube da fraldinha
    www.clubedafraldinha.com

    ResponderExcluir
  15. Crianças são muitos curiosas mesmo
    Aqui eu tiro pela Luma
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu adoro conversar com meu filho. Nos sentimos bem. Gosto de comentar sobre quando eu era criança com ele. Adorei o post e as dicas para que o diálogo seja sempre aberto.
    Bjks da Mãe Vaidosa

    ResponderExcluir
  17. Adorei as dicas, quando meu pequeno tiver mais quero conversar muito com ele e contar histórias vividas por mim!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Minha Ceci é muito mais curiosa que o Davi.
    Ela passa o rodo geral, enquanto o Davi é tranquilissimo, porém é mais questionador.
    #adoro a curiosidade infantil, nos deixa vivas.

    bijocas

    ResponderExcluir
  19. Oi amiga, um belo depoimento que nos encoraja a sermos mais reais, transparentes com nossos filhos. Não somos super heróis, num é verdade?
    O diálogo é sem dúvida a melhor forma de educar.
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  20. Ai, a Arianne ama olhar as minhas fotos antigs, pergunta tudinho o que vê!
    Bjs, Mundinho de Arianne

    ResponderExcluir
  21. Isso é realmente muito importante, aqui em casa sempre temos esse tipo de diálogo
    onde conto as histórias de todas as coisas que já me aconteceram.

    Ótimo post!
    Um beijo
    http://www.amaedadri.com/

    ResponderExcluir