Não dá para ter tudo. Faça as suas escolhas, sem culpa, e seja feliz.


Olá pessoal, hoje venho falar sobre tempo, culpa, dedicação e atenção aos filhos...

É certo dizer e concluir que não dá para se ter tudo, e estar em 2 ou mais lugares ao mesmo tempo, fazendo coisas diferentes. As vezes precisamos fazer escolhas, tomar decisões, seja por não ter opção, ou simplesmente por escolher o caminho que te faz mais feliz.

Não é errado ser feliz, fazer escolhas, traças metas que te deixe feliz, porém todas as escolhas têm um resultado, não importa quais escolhas.

E esse post foi criado, depois de assistir a um vídeo, de uma psicoterapeuta falando e respondendo algumas questões para as mães, e uma dessas questões era a respeito da lacuna que fica em não estar com o filho durante o dia, por exemplo.
E a psicoterapeuta foi direta e reta, não tem o que fazer, o que já passou, passou.
Em outras palavras, o que a gente não acompanha do desenvolvimento dos filhos no período que eles estão na escola, com a babá, enquanto as mães ou os pais estão trabalhando, enfim, a gente perde e ponto final. Porque não tem o que fazer, não tem como estar em dois lugares ao mesmo tempo e fazendo duas coisas diferentes.

E ai, as mães devem sentir culpa por não estarem presentes?
Não e depende.

Não, porque ninguém pode obrigar outra pessoa a fazer aquilo que não deseja fazer, ou fazer algo que não a deixe feliz, ou não se sente bem fazendo, como por exemplo ser dona de casa, ou abrir mão do trabalho...

E as mães devem se libertar do sentimento de culpa e ponto final.

Mas as vezes esse sentimento de culpa nos persegue, por isso respondi depende... E o que podemos ou devemos fazer, para amenizar esse sentimento de culpa?

Organizando mais o tempo e os afazeres do dia-a-dia, e investindo em um tempo de brincar, exclusivo aos filhos.  

Vou dar alguns exemplos:

- Se organize durante a semana, não deixando todos os afazeres para o final de semana, podendo aproveitar mais esse tempo para passear com os filhos, leva-los ao parque, praia, para brincar com eles dentro de casa mesmo...
- Distribua as tarefas na semana, e não deixe a faxina, compras, unhas, cabelo, lavar carro, enfim, esses e outros compromissos tudo para o final de semana, comprometendo todo o dia com afazeres, e tendo que deixar a criança sozinha mais uma vez.
- Brinque na semana também. Na segunda o dia parece preguiçoso, então escolha algum dia, entre a terça e sexta-feira, onde vocês possam sentar no chão e brincar com os brinquedos e brincadeiras que seu filho (a) mais goste.

Eu sei que é difícil, as vezes até impossível para quem trabalha fora, mas um esforço e dedicação da parte dos pais, também é necessário, para não deixar a infância de nossas crianças passar em branco.

Sei que não é fácil, chegar no final do dia e ainda ter que brincar e dar atenção aos filhos (as)...
Nem sempre estamos em um dia bom, e quando isso acontecer, não se preocupe, espere o dia seguinte, porque ninguém é de ferro.

Mas acredito que vale a pena a gente se esforçar um pouquinho, mesmo que você não goste, não tenha tempo, ou esteja cansado (a)... Vale a pena a gente dedicar esse tempo com nossos filhos (as), porque esse tempo não voltará mais, e algumas recordações preciosas, de alegria e brincadeiras, precisam ficar nas recordações e memórias de nossos filhos (as).

Se tempo é dinheiro, então acredito que nossos filhos sejam importantes a ponto de empregar nosso tempo com eles, porque eles valem muito para a gente, não é verdade?

E a culpa, por incrível que pareça, não é algo tão ruim assim, porque a culpa em si, te chama a atenção para algo que não está bom, para fazer algo diferente, para investir mais em algo ou em alguém, para se dedicar mais em alguma coisa...
Se você está sentindo alguma culpa, então pense em alguma maneira de trabalhar e amenizar essa culpa. Dentro de você, busque um jeito de se ajudar... Eu dei alguns exemplos acima, para organizar melhor o tempo, brincar algumas vezes na semana e aos finais de semana com os filhos. Se você trabalha e tem banco de horas, tire 1 dia ou meio período, pelo menos 1 vez no mês, para sair da rotina e ir passear com os filhos, tomar um sorvete sentado na praça... Enfim, não posso ditar as regras, porque não conheço cada pessoa, mas vale a pena procurar um tempinho ou uma forma de estar mais presente de corpo e alma na vida dos filhos, para aproveitar a infância deles, sem culpas e serem todos uma família feliz.

Depois do surgimento da psicanálise, foi descoberto que muitos problemas encontrados na vida adulta têm sua raiz na infância. E a carência e a falta de atenção dos pais na infância são um fato. (Li essa frase em um texto, que não me recordo agora para marcar e dar os créditos. É uma frase verdadeira e bem importante para se analisar, nós que somos pais e mães).

Também achei um texto bem bacana, um belo exemplo de um pai que relata ter aberto mão de um cargo importante na empresa, após ler a lista da filha, dos momentos que perdeu com ela. Uma bela reflexão para a gente. http://www.vouserpapai.net/antes-que-seja-tarde/


Termino o texto dizendo que não dá para ter tudo, mas dá para construir bons momentos de carinho, brincadeiras e afetividades entre pais e filhos, formando assim, um futuro cheio de alegria, esperança, recordações preciosas de uma infância feliz e seres humanos melhores.

20 comentários:

  1. Realmente não dá pra fazer tudo ao mesmo tempo. Quando eu trabalhava fora cheguei a me sentir culpada por não estar em casa o tempo todo com minhas filhas. Mas depois aceitei bem porque sabia era o melhor pra todos nós naquela época. Porém, quando precisei parar de trabalhar fora pra cuidar delas em tempo inegral me sentia culpada no início por não poder ajudar meu marido com as despesas de algumas coisas. Depois isso também passou porque vemos até hoje que foi muito melhor assim.
    Beijinhos e Sucesso!
    http://dulcineiadesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Não dá para ser tantas em uma só, o que dá para fazer é se organizar e priorizar o que é mais necessário!

    Abraços!
    www.pipocasemaquarela.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ju.

    Amei o seu texto e cai certinho para mim.
    Esta semana estou um pouco melancólica, pensando em todas as minhas escolhas e a culpa é a mais presente.
    Tomara que este sentimento passe logo.

    bjs, Pri
    Mãe Sem Frescura
    www.maesemfrescura.net

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente não dá. Eu optei por ficar em casa, justamente porque não queria perder nada. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Muito boa essa reflexão...a culpa nos faz pensar, planejar e modificar algo...Nós mulheres acabamos carregando toda a responsabilidade de educar, dar carinho etc...mas também temos que ter nossa vida, não dá pra abrir mão de tudo!! Eu tenho certeza que o tempo que passo com a Bia é muito mais produtivo do que muitas mães que não trabalham fora,mas passam o dia todo na faxina da casa ou no computador!! O importante é a qualidade e não a quantidade!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Ótimo texto. Realmente para quem trabalha fora, tem que cuidar da casa, dos filhos e do marido, deve ser bem difícil. Eu pude optar por ficar em casa, então é um pouco mais fácil para mim ter tempo para brincar com a minha baby, pois passo o dia com ela, brincando.

    Bjs,
    www.soumae.org

    ResponderExcluir
  7. As vezes me sinto culpada de não ter tanto tempo com minha filha, ai paro e curti ela.
    Imagina com ela fica radiante. Ai fico mais culpada. rs

    Beijos
    Geri Ferreira
    www.encantodemeninablog.com

    ResponderExcluir
  8. Pois é amiga, sabe que justamente ontem tive que tomar uma decisão muito dificil, mas tomei. Estou um pouco chateada mas gahei forças lendo o seu post. Acho que tudo é questão de prioridades e a minha agora é a minha filha.

    Passando para desejar uma linda semana, já que ontem não consegui passar por aqui!

    Beijos
    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, muito bom seu post, tema polêmico e que atingem a maioria das mamães. Eu estou trabalhando de casa com minha bebê, no entanto, financeiramente falando, não sei até quando vai dar para segurar. Espero poder continuar acompanhando o desenvolvimento da Larah de pertinho.
    Beijos
    Adri

    ResponderExcluir
  10. passei dez anos me sentindo culpa
    por deixar minha Isa cm uma e com outra babá até ter o tempo
    de ir para a escolinha, mas se não tem jeito
    todo o esforço é sim valido
    e nunca é perdido
    o tempo com nosso filhos vale a pena sempre

    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  11. Oi amiga, esses dias comentei com a Cris que acho que sou a unica mãe que não tem todas essas culpas. Eu curto os momentos que posso e estou junta como posso, fazendo dos pequenos momentos os mais valiosos pra mim e JM.
    Isso é o que importa pra nós.
    Bjus

    ResponderExcluir
  12. Eu optei por me dedicar para casa e meu filho e não me arrependo
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. concordo com você, não dá para sermos perfeitas como mães e dar tudo, e os filhos terem tudo! Tem escolhas e com isso consequencia. Eu optei em cuidar dos meus filhos integralmente, as vezes quando falta grana, penso e rempenso mas sei que fiz a melhor opção! Bjos
    Tatty Nunes - Mãe de Primeira Viagem

    ResponderExcluir
  14. Não podemos ser tudo ao mesmo tempo mesmo não..eu abri mão da vida profissional quando meu filho nasceu, mas pretendo voltar assim que ele for pra escola..mas temos que priorizar as coisas...ver o que é mais importante! fazer escolhas corretas! adorei o post bjo

    ResponderExcluir
  15. Eu realmente não sinto essa culpa. Eu preciso trabalhar e ponto. O tempo perdido é compensando com os momentos que passamos juntos e preso muito estar presente nos momentos mais importantes do meu filho. Eu me divirto com ele e somos felizes assim.
    Bjks
    www.maevaidosa.com

    ResponderExcluir
  16. Como somos exigentes neh? Nao da pra fazder tudo e temos que entender. Eu tento mas nao consigo.

    Bjos
    www.clubedafraldinha.com

    ResponderExcluir
  17. Amiga escrevi sobre isso na bc, não adianta sentir a culpa e não mudar, pq o problema não é a culpa, pois como bem disse, ela serve de alerta, mas o não fazer nada...
    Organização é a chave de tudo... para priorizar os momentos com os nossos pequenos.
    Amei a abordagem, bjs

    ResponderExcluir
  18. Essa tal culpa materna nasce junto com o filho, principalmente quando nasce o primeiro filho! Parece que a mulher esquece que existe vida sem ser/ter grudado com o filho e que fazer coisas para ela fará com que o filho seja infeliz ....

    A vida segue, o filho veio para agregar, acrescentar ... não fazer a gente tirar nossos momentos, nossos prazeres, nossos gostos!

    Beijos,
    Te espero no blog Mamãe de Salto

    ResponderExcluir
  19. Ótimo post!! Realmente num tem como estar em dois lugares ao mesmo tempo. Teve uma época que me senti culpada, por deixar meu pequeno e trabalhar, mais precisava pra dar as coisas pra ele. Hoje num me sinto mais,aproveito cada segundo ao lado dele!!

    Beijos,ótima semana!!

    ResponderExcluir
  20. Bah, preencher as lacunas emocionais com bens materiais é um crime, mas dificilmente os adultos entendem isso!

    ResponderExcluir