Qual a importância dos filhos na vida dos pais?

É com uma imensa felicidade, que eu apresento uma nova parceria aqui no blog, maravilhosa e muito significativa para nós mães, pais, filhos e afins.
Mensalmente trarei textos elaborados pela Monica Pessanha, ou compartilhados do seu blog. Ela é Psicoterapeuta de crianças e adolescentes, trabalha a mais de 10 anos com famílias, e seu trabalho e experiência só vem agregar ainda mais nossas vidas e nosso dia-a-dia como pais e mães...
Espero que vocês curtam muito, assim como eu curti e fiquei muito feliz com essa parceria, e tendo perguntas e dúvidas, fiquem a vontade para fazer nos comentários, ou através de seus contatos no final do texto.

Qual a importância dos filhos na vida dos pais?

Cada vez mais o compromisso profissional tem exigido mais das pessoas e muitos pais dizem que não podem ficar com seus filhos porque precisam trabalhar. Aliás, muitos pais – mães em especial – sentem uma culpa enorme por deixarem os filhos porque precisam ou querem trabalhar.

Sinceramente não acredito que as crianças não recebam a devida atenção dos pais por causa dos compromissos que eles assumam. O buraco é mais embaixo, como afirma a expressão popular. Na verdade, os tempos atuais privilegiam o individualismo e a juventude; o ter mais do que o ser. Essas questões têm consequências decisivas na relação entre pais e filhos e, portanto, na educação.
Foto: estilo.br

No princípio do individualismo, as pessoas investem quase toda a energia que têm em si mesmas, em seu prazer, pois isso se torna a coisa mais importante da vida. Com a obrigatoriedade de serem jovens o tempo todo, os adultos – mesmo sem se darem conta disso – priorizam seus sonhos e a vida presente. Somadas essas duas questões a outras também importantes – como a ideologia do consumo que aniquilou a ideia de uma vida simples – temos um quadro complicado para os mais novos.

Há uns sete dias, escrevi uma matéria no jornal Agora/Folha de São Paulo comentando a respeito de namoro e precocidade do sexo, mas durante a composição da pauta me vi pensando em outras questões que se veem neste texto. As situações simples da vida dão aos filhos a possibilidade de interpretarem que não há nada importante na vida dos pais do que a convivência e a dedicação a eles, um exemplo: quando chamamos alguém ao telefone e a pessoa não pode atender, as justificativas são várias. Ela pode estar em uma reunião de trabalho ou realizando uma tarefa profissional; pode estar ocupada com uma atividade que não pode interromper etc. Nunca se diz que a pessoa não pode atender porque está com os filhos. Alguém já ouviu tal resposta?

A distância que colocamos entre nós e nossos filhos se resume em abrir mão da sensibilidade e da alegria de viver para cumprir um papel que a sociedade nos impõe.

Acho que está na hora de nos reinventarmos, de resignarmos alguns pensamentos, algumas ideologias e até mesmos alguns sonhos.
Fico pensando nas milhares de mães que saem de casa para trabalhar às 06h da manhã e voltam às 20h e no final do mês recebem 2 ou 3 salários mínimos.

Entendo que, às vezes, é preciso trabalhar muito para ter o mínimo, mas como gostaria que todas as mães pudessem sentar-se à mesa na hora do almoço com seus filhos e ouvissem seus contos da experiência matutina escolar, talvez, assim, a família tivesse mais vida.

Resignar, provavelmente, seja a palavra para o tempo que gastamos tentando “ter”. Quem sabe não seja a hora de repensarmos em profissões que permitem uma mudança na rotina, que nos possibilitem trabalhar perto de casa para compartilhamos dos almoços em família ou ainda que nos permitam buscar os filhos na escola ainda de dia.
Quando começarmos a não atender os telefonemas com a desculpas que estamos cuidando de nossos filhos estaremos mais próximos de uma educação para a felicidade e para uma vida familiar que permita o desenvolvimento de laços durados, na qual os pais consigam ensinar mais efetivamente aos filhos sobre responsabilidade, autonomia e respeito aos outros.

É isso: é preciso que, no dia-a-dia, os filhos percebam sua importância na vida dos pais. Se o trabalho, o futebol, a novela etc. parecerem sempre mais importantes, eles irão reagir negativamente, é claro. E vale lembrar – para deixar as coisas bem claras - que não se trata de deixar de se dedicar às outras coisas da vida e sim de valorizar o tempo de dedicação aos filhos.

Foto: estilo.br

Mônica Pessanha, Psicoterapeuta infantil e de adolescentes, além de ser MÃE DA MEL. Trabalha a mais de 10 anos atendendo e auxiliando pais e famílias, onde também desenvolve um trabalho e projeto de interação entre Mães e Filhos, que chama-se BRINCADEIRAS AFETIVA.
Você pode encontras outros trabalhos e textos da Monica aqui
https://www.facebook.com/brincadeirasafetivas?fref=ts e http://monicapessanha.tumblr.com/
Contato: monicatpessanha@hotmail.com

15 comentários:

  1. Texto perfeito! Temos que ter tempo com nossos filhos.

    Bjs,
    www.dicasdagi.com.br

    ResponderExcluir
  2. É mesmo muito importante sabermos dar atenção aos nosso filhos.
    Gostei muito do post!
    Eu amo interagir com minhas filhas e sempre estou ouvindo-as :)
    Beijinhos e Sucesso!
    http://dulcineiadesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Jú.

    Adorei a entrevista.
    Concordo em alguns pontos, pois muitas vezes deixamos de lado a nossa vida com os filhos para nos dedicarmos ao trabalho.
    Embora, é possível conciliar a maternidade com o trabalho, mas sempre priorizando a vida em família, é isso que busco para mim. A minha família é tudo para a minha vida, principalmente o meu filho.
    Mesmo que eu tenha pouco tempo durante a semana com o meu filho (só a noite), procuro que este tempo seja dele, mas também das atividades que preciso desenvolver em casa, fazendo com o que meu pequeno esteja sempre ao meu lado participando das tarefas, porque para as crianças tudo é brincadeira, tornando o meu dia e dele sempre com muito diálogo e cumplicidade, e acima de tudo, amor.

    Bjs, Pri
    Mãe Sem Frescura
    www.maesemfrescura.net

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela parceria!! Adorei o tema abordado!! Eu trabalhei alguns meses fora e como sentia falta de ficar com meu filhote, o simples fato de num poder dar janta pra ele todos os dias me deixava super triste.. Agora tenho aproveitado todos os segundos!!

    Beijos,ótima semana!!

    ResponderExcluir
  5. Filhos são eternos.
    O o aprendizado tb.
    Bju

    ResponderExcluir
  6. Na minha vida não existe ninguém mais importante que meu filho
    #amoreterno
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que lindo o post bem profundas as suas palavras ..Como nao tenho pai deu um no na garganta lendo AMEI....

    ResponderExcluir
  8. acho que a família sempre tem que vim em primeiro lugar
    o como são importante os filhos na minha vida
    não sei o que seria de mim
    dar atenção a elas é minha prioridade
    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  9. Perfeito, aqui procuro sempre dá a devida atenção em tudo para meu filho, ele é minha prioridade sempre.

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Comecei a viver depois que meus filhos nasceram!

    ResponderExcluir
  11. Excelente texto. Filhos são prioridades com certeza. beijos

    ResponderExcluir
  12. Excelente texto, muito reflexivo. Muitas vezes não damos a atenção devida aos filhos e aí é onde está o erro.

    ResponderExcluir
  13. Com certeza temos que ter tempo pra tudo .. mas os filhos são e deverão ser sempre a prioridade!

    Roberta Aquino
    Diário de uma Princesa

    ResponderExcluir
  14. Muito legal! Hoje posso dizEr que abri mão do meu " EU" e vivo o dele, porém descobri que sou muito mais feliz assim!!!💙💙💙

    ResponderExcluir
  15. Juliana,querida, estou muito feliz com essa parceria!
    Adorei os comentários,fico feliz por saber que mais pessoas lutam por uma família mais equilibrada!!

    Parabéns pelo blog!!!

    Bjs

    ResponderExcluir