Atividades domésticas e cotidianas. Você tem deixado seu filho (a) aprender, quando ele tem interesse e curiosidade?

É com muito orgulho que faço esse post, porque aqui em casa eu não forço nada, incentivo sempre que há interesse, ajudo e estimulo ao aprendizado, sempre que existe a curiosidade em aprender.

E quando falo aprendizado, estou falou de tudo, no modo geral, tudo que ele ou elas tem curiosidade, tudo que diz respeito a vida, ao cotidiano, é sempre um aprendizado novo, e estou sempre ajudando meu filho, nessa busca e interesse que as crianças tem em aprender e fazer.

Meu filho sabe que tenho afazeres em casa, mas ele por livre e espontânea vontade, quer me ajudar, quer aprender a fazer, tem vontade de fazer também, e isso eu acho maravilhoso e aprendi a ter paciência para ensinar e deixar ele fazer, mesmo que não fique do jeito certo, ou que eu gostaria que ficasse. (risos)
Sim, para ensinar precisamos de tempo e paciência, porque na correria do dia-a-dia, os pais não conseguem esperar o filho ou a filha fazer do jeito deles, para depois fazer do jeito correto ou finalizar uma tarefa.

Por exemplo, escolher feijão. Nessa foto o Vitinho está escolhendo feijão, mas imagina como que é, daquele jeito de criança... risos

E a gente precisa ter paciência, ensinar e esperar a criança concluir a atividade ou tarefa executada por ele (ela)... Depois a gente pode concluir ou refazer o serviço (se for necessário), mas não deixar a criança sem fazer, sem experimentar aquela atividade nova... Seja porque você está com pressa; seja porque você tem muito dinheiro, e acha que seu filho (a) nunca irá precisar fazer aquela atividade; seja porque você tem empregadas que faça o serviço para você; ou porque não está com paciência para esperar a criança fazer e ainda fazer errado... Enfim, para ensinar a criança é necessário tempo, paciência e muito amor.

E se você é rico, tem muito dinheiro, e acha que seu filho ou sua filha não precisa fazer ou aprender qualquer atividade doméstica, do cotidiano, porque seu dinheiro compra e faz tudo, você está com o pensamento errado, porque fazer e aprender uma tarefa nova, mesmo que simples, não diminui ninguém pelo contrário, aumenta o conhecimento e prepara o (a) filho (a) para um futuro próximo, e incerto...
Porque o futuro a gente planeja, mas não garante que será do jeito que planejamos.

Sempre pensei, que aprender de tudo, e saber fazer o básico, não faz mal a ninguém, mesmo que no futuro a gente não precise realizar tais tarefas (isso tanto para homens como mulheres)...
Saber, nunca é demais, e nós como pais, deveríamos ter como obrigação primordial dentro de casa, esses ensinamentos básicos, esses valores de ensinar e preparar os filhos para o futuro (mesmo que esses aprendizados não sejam executados).

Se o teu filho ou filha tem interesse, ajude-os nessa descoberta e aprendizado, não para te ajudar no futuro, porque sou contra trabalho infantil e adolescente, mas para aprender como conhecimento, de como se faz cada tarefa, o trabalho que se tem para executar cada tarefa...

Se você estiver muito atarefada, uma dica é pedir para a criança esperar uma próxima oportunidade para ensina-la, e se programe, para uma próxima vez, convidar e deixar a criança fazer e aprender...
Essas oportunidades são raras e únicas, porém quando impedidas, passam um sinal negativo de que a criança não sabe fazer, não tem capacidade, de que aquela tarefa é chata, enfim, passam sinais negativos, que podem ser refletidos no futuro, onde essa criança terá uma visão negativa de certas tarefas, tornando assim, tudo chato, maçante e difícil de fazer, na vida adulta.

A criança aprende logo cedo, tudo que passamos ser bom ou ruim, elas captam as coisas que fazemos por prazer ou se estamos fazendo por obrigação, ou de qualquer jeito, enfim, não dá para mentir e enganar uma criança, porque ela aprende com a gente mesmo, tudo aquilo que ensinamos ou deixamos de ensinar...

Acho que falei demais (risos), deixa eu mostrar um pouquinho das coisas que meu filho já fez aqui em casa comigo, por livre e espontânea vontade.
Tirar o pó dos móveis, junto com o papai. Ele que pede para ajudar, solicitando um paninho para ele limpar.
Ajuda a fazer bolo e massa de pizza enrolada, colocando os ingredientes e olhando o processo.

Ajuda a abrir a massa da pizza enrolada, que fazemos sempre aqui em casa.
Quer ajudar a cortar a salsicha, descascar o ovo e fazer o suco de laranja. E quando faço omelete, ele sempre quer mexer...rs


Lavando seus carros, seus brinquedos... Nessas fotos abaixo, ele tinha uns 2 anos e meio.


Quer ajudar a mamãe a colocar roupas para lavar, e depois quer olhar o processo de lavagem.
Fico super orgulhosa dessa vontade dele, de fazer e aprender de tudo.
Talvez meu filho nunca precise fazer nada disso no futuro, mas se um dia ele precisar ou quiser fazer, ele saberá fazer, e isso para mim já basta, já é o suficiente como um dos papéis de mãe, que é ensinar e preparar os filhos para o futuro...

Nunca prive seu filho (a) de aprender, também nunca deixe de ensinar ou convidar a aprender, para que isso não sobre caia em você, como sendo a responsável em nunca ter ensinado ou deixado aprender... (minha opinião) 
Também não deixe de ensinar certas tarefas, denominando ser de exclusividade feminina ou masculina, porque qualquer tarefa pode ser feita por qualquer um dos dois, homem ou mulher... E se você acha que seu filho (a) nunca precisará fazer nada disso, imagine eles no futuro, querendo sua independência para estudar ou trabalhar fora, em outra cidade ou país, precisando se virar sozinhos (as), sem empregadas e tendo que fazer pelo menos o mínimo dentro de casa, já pensou nisso? Pois é, se não pensou ainda, nunca é tarde para pensar e mudar a maneira de agir com eles (elas). #Fica #a #dica.

Somos os exemplos sempre. Somos um reflexo para eles (elas), para as nossas crianças.

14 comentários:

  1. Que lindo ele ajudando! Parabéns, minha bebê só tem 1 ano e 2 meses, mas já tento fazer algumas coisas com ela, como arrumar os brinquedos e etc... E realmente paciência e muito amor são necessários.

    Bjs
    www.dicasdagi.com.br

    ResponderExcluir
  2. ótimas, dicas, os pequenos adoram ajudar.
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Nossa amiga, que fase deliciosa do Vitinho, não vejo a hora da Larah tbm estar nesta fase.. rs. Por isso que quero muito ter um renda a partir de casa para poder curti cada momento, cada fase, auxiliar no aprendizado dela. Estou amando ser mãe.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Bem colocado o post, incentivar sempre, nunca fazer nada forçado! :)

    ResponderExcluir
  5. Que lindo, Ju!!! Super concordo contigo, temos que incentiva-los mas sem forçar, deixar que a curiosidade deles os levem a fazer aquilo que os deixa feliz!!! Mas como vc bem alertou, temos que ter uma dose extra de paciência e tempo, para poder deixa-los desenvolverem as tarefas sozinhos, sem interferência ou cobrança excessiva, pois são apenas crianças!!!
    Adorei!!!!
    Beijos
    Jan
    Dedicação de Mãe

    ResponderExcluir
  6. Parece até que vi o Lucas nessas fotos, ele adora e está sempre por perto querendo ajudar.
    Lindo seu pequeno ajudante.

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Sim amiga .. e é super importante incentivar e eles tb aprenderem a ter responsabilidade e tb valorizar o que fazemos todos os dias por eles ... aqui a Luma me ajuda bastante .. parabéns pro seu principe!

    Roberta Aquino
    Diário de uma Princesa

    ResponderExcluir
  8. Excelente ajudante hein?! A minha pequena também adora ajudar. kk
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. verdade temos que ter paciência e muito amor
    por que isso faz toda diferença

    Linda Noite!
    Beijinhos da Nanda
    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
  10. Mas que menino trabalhador rsrsrs
    Adorei!
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Jú.

    Adorei o post.
    É super importante mostrar para a criança como as coisas funcionam e como eles podem ajudar nas tarefas de casa. Até mesmo para dar mais valor as coisas e saber que aquilo dá trabalho. Além disso, para mostrar a eles a importância do ato de ajudar... ajudar o outro para que a tarefa seja feita com mais facilidade, da mesma forma que os ajudamos a guardar os brinquedos.

    Adorei!!!

    bjs, Pri
    Mãe Sem Frescura
    www.maesemfrescura.net

    ResponderExcluir
  12. Que orgulho hein mamãe ?! Assim desde cedo aprende que pode ajudar sim nos em casa
    Bjinhos

    mamaenathan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Que lindo e de ter orgulho mesmo de um bebe tao lindo amei o blog...

    ResponderExcluir