Dicas, de como montar uma “Cápsula do Tempo” para nossos filhos.

Acredito que todo mundo já deve ter ouvido falar, ou assistido em algum filme sobre um método antigo, de armazenar objetos ou informações, com objetivo dos mesmos serem encontrados por gerações futuras.
A "Cápsula do tempo" é uma expressão antiga, mas sua utilização começou a partir de 1937 (fonte Wikipédia).

A Cápsula do tempo apresentada aqui será intencional, com o objetivo de guardar pertences dos nossos filhos (as), para quando eles crescerem dividir, mostrar, compartilhar com eles o que guardamos como recordação de sua infância.

Preciso confessar que essa matéria foi difícil escrever, pois não queria apenas dar dicas, a partir de idéias que busquei na internet.
Eu elaborei a partir do que eu já tinha em casa, mas ao abrir minha cápsula, para dar os detalhes dela, descobri que tinham outras coisas que precisava colocar lá dentro.
E ai que vem a grande dificuldade do ser humano, o dito: desapega.
Exatamente, desapegar, se não você fará um novo enxoval para seu filho (a) entregar para o seu neto (a).

Se a gente for guardar tudo, vamos precisar de um quarto só para isso e o objetivo apresentado aqui, não é esse.
O objetivo é guardar pertences, objetos, roupas, fotos, frases ditas quando criança, para serem vistas em uma geração futura, quando estiverem bem maiores, quem sabe na mesma posição que a nossa hoje, de futuros papais ou mamães.
Não que a cápsula não possa ser aberta antes, pode sim, pois criança tem uma curiosidade grande, e quando vê uma caixa, quer logo abrir.

Tenho uma caixa que fiz do nascimento do meu filho, até 1 ano de idade (de 0 a 1 ano de idade).
Já vou sendo franca logo do começo.
Mãe de menina é mais difícil, pois os vestidos, conjuntos, saias, sapatos, geralmente são tão lindos, delicados, que é difícil selecionar, mais vamos partir de um princípio.

Comece separando assim, dando algumas prioridades:

A primeira veste da maternidade.
Aquele macacão que a criança “usou bastante”, e você gosta muito.
Aquela roupinha do dia a dia, que a criança usou tanto que ficou até gasta e furadinha.
Aquelas roupinhas fofa que os avôs maternos e paternos deram.
Aquela roupinha de lã ou xale de lã, que seu filho ganhou ou você comprou (se tiver).
Roupinha e calçado do batizado (se tiver).
Aquela roupinha charmosa, que deixou seu filho parecendo um adulto, e que encantou todo mundo (mesmo caso serve para a menina).
Se a criança tiver tios e tias, sempre terá aquela roupinha especial dada por eles, então separe e coloque na cápsula, pois fará parte da sua história na hora de abrir e contar quem foi que deu aquela determinada roupinha.
Aquela roupinha linda, que você comprou ou um amigo (a) deu, enfim, aquela roupa charmosa, elegante, um arraso que vale a pena guardar.
Aquele macacão do torcedor do time tal...

Aquele pijama lindo.
A primeira meia.
O primeiro tênis ou sapatinho usado pelo bebê.
A primeira chupeta (se tiver).
Aquela toquinha que as maternidades colocam logo após o nascimento, com o emblema do hospital (se tiver).
Separe algumas fotos especiais desse período, e coloque junto na cápsula.
Se for menina e tiver par de brincos, pulseirinha, laços e fitas de cabelo, calcinhas com babadinhos, guardem também.
Se tiver algum bichinho, ursinho, brinquedinho que a criança não brinca mais, inclua para contar no futuro como foi esse primeiro contato do bebê com o brinquedinho.
Aquele paninho que o bebê não desgrudava por nada e ficava cheirando o tempo todo (se tiver e se não estiver usando mais).

Mamães, eu sei que as vezes é difícil separar roupas e objetos, porque a gama de pertences lindos e fofos é muito grande, mas faça um esforço e siga essa linha de priorizar:
Peças de “momentos” especiais;
Aquela roupinha “de parentes e amigos próximos”, tipo tios e avós;
Aquela roupinha linda, que não tem como não incluir;
Objetos que fizeram parte da vida do bebê nesses longos 12 meses.
                 
No final da matéria, vocês terão uma ideia de como ficou a minha “cápsula do tempo”, com as fotos que tirei.

Uma dica é comprar uma caixa não muito grande e colocar as peças mais especiais mesmo. Ou então separe tudo que você acha que deve ter nessa cápsula e a partir daí, você terá uma ideia do tamanho que deverá ter a caixa.
E não se esqueça de que antes de iniciar esse processo, você precisa analisar e definir onde será guardada essa “cápsula do tempo”.

Detalhe: Se mesmo você seguindo essas prioridades, tiver um mundo de coisas, roupas, faça assim, determine um número máximo de peças, tipo no máximo 5 vestidos se for menina e depois, vai analisando para ver o que realmente vai valer a pena guardar.

Depois, faça uma segunda cápsula do tempo com os pertences de 1 ano até 3 anos de idade.

Você também pode comprar um caixa grande e ir incluindo peças e roupas de todas as idades, mas é que nos primeiros 12 meses de vida, tem pertences mais específicos, bem pequenos, que acho que merece uma separação diferente.

Confesso que tenho um pouco de roupas separadas de 1 a 3 anos de idade, mas como tenho muita coisa, não comprei a caixa para montar a cápsula, pois quero selecionar melhor, se não a gente acaba guardando tudo.

Se você estiver nessa mesma situação que eu, de desapega, uma dica é comprar uns saquinhos que vendem em lojas de roupa de bebê, que tem a função de auxiliar a mãe na separação de roupas para a maternidade.
Eu comprei quando estava montando o primeiro enxoval, e agora está me servindo para separar algumas peças que pretendo guardar para a cápsula de 1 a 3 anos de idade.
Um dos motivos que ainda não fiz a cápsula de 1 a 3 anos ainda, é porque está tudo guardado para o caso de ter outro filho homem, então à gente acaba adiando esse processo de separar as principais peças.
Mas eu já montei “previamente” a cápsula de 1 a 3 anos de idade e deixei naqueles saquinhos que comentei (ver no final as fotos).

Talvez você esteja se perguntando, e aquele papel com o nome da criança que fica no berço da maternidade, as pulseiras da mãe e do nenê, a primeira mecha do cabelo, enfim, pode guardar nessa cápsula também?
Sim, pode e deve guardar, se você tiver e quiser guardar.

No meu caso eu fiz diferente e vou mostrar como ficou em outra matéria, (como organizar e guardar aqueles papéis dos exames do pré-natal, receitas do pediatra, etc.) então você decide qual o melhor jeito para você, ai na sua casa.

Você, mamãe, papai, pode montar a sua “cápsula do tempo” com o seu perfil, com apenas alguns objetos e peças de roupas, de qualquer idade da criança, em apenas uma caixa.
Pode separar de 0 a 5 anos de idade, da época e momento da vida deles, que você queira guardar, recordar e relembrar lá no futuro.

Essas dicas servem para um ou mais de um filho, sendo menino ou menina, adapte conforme o sexo da criança, faça como achara melhor.

Escreva em folhas de papel, ou compre uma caderneta pequena, e escreva as primeiras falas do bebês.
As frases mais engraçadas, divertidas e as vezes até constrangedoras que eles disseram, para lembrar e rir juntos. Se puder, coloque data, mês e ano, ou a idade da criança.
E depois coloque na cápsula do tempo.

O que vale mesmo será a “recordação” daqueles objetos guardados, para serem entregues ao seu filho (a).
A lembrança e a importância daqueles objetos guardados é o verdadeiro valor da cápsula do tempo. Não é a beleza, a marca e nem o valor das roupas e objetos que valem, e sim o quanto representa para você, na vida do seu filho, em uma época maravilhosa, que foi a infância deles.

E lá em uma geração futura, vocês juntos (pai, mãe, filhos), poderão abrir e recordar aquela época que seus filhos eram crianças.

Não existe “regra” do que guardar na cápsula do tempo, ou regra de quando abrir ou entregar para nossos filhos, apenas siga o seu coração.

Aqui, eu, “Mãe Sem Fronteiras”, estou apenas prestando um serviço de dicas e idéias, do que guardar, como guardar, mas você ai, faz a sua história, combinado?

Então ficamos combinados assim, finalizo essa matéria com as fotos da minha cápsula do tempo, e não percam a dica de: como organizar e guardar aqueles papéis dos exames do pré-natal, receitas do pediatra, etc.
Mas lembrando, se quiser, faz uma caixa só, com tudo dentro, que fica tudo lindo também.
Como eu já tinha organizado tudo separado antes, por pastas, mantive assim.

Um beijo no coração.
Mãe Sem Fronteiras.









Nenhum comentário