A internet pode ser um grande aliado imediatista, para as mamães de plantão.

Quando meu filho tinha 6 meses de idade, eu descobri que ele estava com otite, pesquisando sintomas na internet.
Meu filho nunca foi uma criança chorona, manhosa, mesmo quando doente.
Geralmente quando a criança fica doente, os primeiros sintomas são febre, choro, irritabilidade, perda de apetite, noites mal dormidas, vômitos, diarreia  entre outros, dependendo da causa, doença, etc...
A otite é uma inflamação do ouvido.
E como meu filho não tinha nenhum dos sintomas acima, precisava observar os mínimos detalhes, que aparentemente fossem “diferentes do cotidiano dele”.
No caso do Vitor (meu filho), o que ele fazia que chamava a minha atenção, foram duas novas “manias diferentes”:

1)     A primeira era balançar a cabeça, virando rapidamente o rosto, como se ele estivesse dizendo “não” com a cabeça. Ele fazia isso de vez em quando, e se eu não estivesse olhando, cuidando, poderia passar despercebido.
2)     A segunda mania que ele começou a ter, foi colocar a mãozinha próxima ao ouvido. Também era muito de vez em quando, quase que impercebível.

Como comentei, ele não chorava, não ficava irritado. 
Pelo contrário, estava sempre alegre, sorrindo, brincando nas condições de um bebê de 6 meses de idade.
Então foi ai que pesquisei na internet essas novas manias, que meu filho havia começado a fazer, e veio o resultado da “otite”.
Liguei para meu esposo e ele concordou em levar o Vitor no pediatra, mesmo não tendo nenhum sintoma de doença aparente, apenas para desencargo de consciência.
Chegando ao pediatra, a desconfiança foi confirmada: o Vitor estava com otite.
E a partir daí, foi necessário tomar os devidos cuidados e iniciar o tratamento, que logo ficaria bem.

A internet não pode ser substituída por um laudo médico ou um exame clínico, mas pode auxiliar nas dúvidas, orientar qual melhor especialista para cada tipo de problema, quais os sintomas de determinadas doenças, etc.

Depois disso, estou sempre procurando informações sobre vacinas, vermes, que toda criança tem, principalmente quando começa a frequentar a escola, infecções de garganta, etc.
Pesquiso tudo que possa ser novo, diferente, principalmente que envolva determinadas situações em cada faixas-etárias, tipo: dentição, quando a criança começa a andar, falar, tirar as fraldas, iniciar na escola, enfim, um mundo de informações para cada dúvida ou problema que surgir.

A internet é como um start para a tomada de alguma ação ou decisão, seja positiva ou negativa, pois nem tudo que a internet diz é regra, é exata, serve para todas as pessoas e problemas.

Essa foi a minha experiência “positiva” de pesquisa sobre sintomas de doenças em bebês e crianças na internet, e outras informações relacionadas a maternidade.


Fica a dica: Internet pode ser um aliado do bem, para pesquisas imediatas, no universo da maternidade, sintomas de doenças e afins. Basta usar com consciência.

Um grande abraço.
Mãe Sem Fronteiras.

Nenhum comentário