Ser luz na vida dos outros!



“A melhor forma de se encontrar, é se perder a serviço dos outros”. (Gandhi)

Foi assim que iniciei a minha jornada de mãe, a serviços dos outros, com muita gratidão e doação como base de vida e caminhada! No começo tinha muita tristeza, porque buscava a força, apoio e a luz externa. Insisti e persisti na minha intuição, ultrapassei a força da resistência, enfrentei o medo e a solidão para seguir meu coração.

O ser humano está tão acostumado com o piloto automático, com o modo avião, que tem feito disso seu modo de viver também! Por isso encontrei muita dificuldade para seguir meu coração e essência, porque aprendi a procurar apenas as referências e heróis externos, e encontrei a força que precisava na minha própria história e jornada.

Somos físicos (corpo), mas também somos alma e Espírito, e por isso quando falo de “cuidar e cuidados”, não estou falando somente do físico, mas também do caráter em formação, através dos neurônios espelhos, dos exemplos diário, de uma genética familiar que se repete se não for observada, curada...

A criança aprende pela observação e percepção, pela repetição de comportamento, filhos é muito mais que alimentar e cuidar da higiene, da rotina... É no tempo juntos que se forma o SER e se molda o coração!

É na forma de se comunicar e agir perante a sociedade, no trato e compromissos... Na relação com a verdade e na humildade de reconhecer erros e mudar, enfim, o relacionamento diário observado pelas crianças, molda e formata o caráter da criança no agora e futuro.

É preciso investir tempo em nosso legado!
É no tempo junto que ouvimos o coração, acolhemos as angustias e os sentimentos! ATÉ O Silêncio tem algo a dizer, mas só é percebido quando se está junto, observando!

Ser presente, agregar valor com nossa autenticidade e essência, é o primeiro passo para construir um bom legado na família, porque os “títulos às traças roem”, mas o bom exemplo fica para sempre!

O caminho de cuidar nem sempre é fácil, porque precisamos priorizar o essencial, para desapegar da vaidade, do ego, das competições...

Você já percebeu como o mundo vem sendo conduzido e influenciado diariamente por tentações e prazeres imediatos?
Somos bombardeados diariamente de estímulos ao “prazeres momentâneos”, como sendo resultado e sinônimo de felicidade!
E o resultado de tudo isso está para todos verem, nunca se viu uma geração tão dispersa, egocêntrica, perdida, depressiva, com os consultórios lotados...

Estar disponível dá trabalho SIM, acolher os dissabores que chegam como a discriminação, competição, violência, enfim, estar presente de corpo e alma são desafios e responsabilidades diárias dos pais, que não pode ser negligenciado ou terceirizado... Precisamos ser fortes, ser o exemplo de amor e respeito, ser a referência em casa. Ser forte não é brigar, impor com manipulação sua vontade, mas aprender a desenvolver a auto-estima, aceitar as diferenças, aceitar os “Nãos” da vida, se amar!

A luz de dentro é o que dará direcionamento do externo, ou seja, o cuidar da alma formará o caráter, conduzirá a um futuro lúcido, com boas escolhas, alinhado ao seu propósito e ao seu SER interior... Trás maturidade para os enfrentamentos da vida e leveza para os dias, independente do caos externo...

O caminhar de uma vida mais simples, um caminhar mais lento para acompanhar os passos dos filhos e da família, uma vida “regrada e regada” de cuidados, sabedoria, doação, compaixão, é o que faz sentido, é o que direciona o sentido a vida!

Os filhos estão atentos em nossas atitudes e replicam tudo a todo o momento!

Isso não te desperta diariamente a Ser uma pessoa melhor, no sentido de valores, ética, responsabilidade, honestidade?

Mesmo que inconsciente, os filhos vão copiar ou odiar tudo que fazemos, por isso devemos ficar atentas (os) para descobrir os gapes enquanto é tempo! Olhar para trás somente com o intuito de crescer, ver os rastros para assim refletir e mudar os caminhos e atitudes que podemos melhorar!

Os filhos, as crianças, e até os animais domésticos, são os melhores professores!

Observe a comunicação da criança e dos animais, os comportamentos e atitudes, porque ali tem uma pista de como anda as emoções e problemas familiares, e de onde começar a mudar...

Os filhos (as) sempre dão um sinal do que não está bem, do que é necessário melhorar, o que precisamos respeitar como individualidade, enfim, os pais devem ser observadores para ajustar os caminhos, atitudes e comportamentos...

Dentro de cada pessoa tem um tesouro precioso, uma luz que precisa ser direcionada para o caminho de um Ser virtuoso.

Eu sei que muitas vezes esse caminho é solitário e invisível, mas acredite, não existe trabalho mais valioso do que cuidar e direcionar pessoas ao caminho da Luz, do bem.

“Ser luz” não é sobre brilhar, mas sim iluminar caminhos.

Por: Juliana Pelizzari Rossini.

4 comentários:

  1. Ju, como sempre, me deleito ao te ler... E como aprendemos( SE QUISERMOS e ESTIVERMOS ATENTAS) com todos eles, sejam crianças, animais e outros...Até com a natureza. Lindo texto! Obrigadão também pelas frases que coloquei nos lugares! Adorei! bjs, ótimo fds! chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia de Sábado, Ju!

    Um coração generoso e altruísta faz toda diferença na família e na sociedade. Escolher aprender e praticar o bem redunda em alegria. Porque no mais... a correria frenética por "vaidades das vaidades"... resultam em nada.

    Feliz, saio daqui com as suas palavras!

    Beijo, beijo!!

    Re e Laura

    ResponderExcluir
  3. Boa noitie de nova semana, querida amiga Ju!
    Estamos em profunda sintonia em muitos pensamentos:
    “A melhor forma de se encontrar, é se perder a serviço dos outros”. (Gandhi)
    O dar não é a forma de segura de receber, mas nos faz imensamente felizes.
    Um amigo me chamou para ajudá-lo a cuidar da dor dele. Guardei a minha no bolso. E fui. Não por nobreza: cuidar dele faria com que eu me esquecesse de mim.
    (Caio Fernando de Abreu)
    Ser sal e luz é um mandato que recebemos e, por sorte, tenho anjos que são luzes para mim e não são muitos, claro, mas o que sempre é me faz imensamente feliz.
    "Eu sei que muitas vezes esse caminho é solitário e invisível"...
    Quelindo e prefeito isso que você falou e fechou com chave de ouro, amiga!
    Meus parabéns! Como me ajuda a levantar a cabeça e prosseguir sendo luz...
    Acabamos por ser iluninadas também.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju, uma linda leitura esse seu post. A maternidade é mesmo uma entrega, um servir na sua essência. Sim, somo muito conduzidos a entrar no modo avião devido a correria, pressa, mil atividades e papeis que precisamos desempenhar. Mas é importante sairmos desse pilo automático e observarmos o nosso caminho, estarmos atentas ao nosso percurso, entender as nossas vontade e necessidades. É mesmo um caminho lindo e muito gratificante, apesar de difícil muitas vezes, cuidar e direcionar o outro.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir