O Pote de Ouro no final do Arco Íris.


Samambaia Havaiana

A ansiedade pelo pote, e somente pelo pote, o prêmio, o ouro, tira o sabor da vida!

A correria por realizar os desejos da vida, os atalhos a qualquer custo, ofuscam a jornada, deixa a visão turva, perde-se o sabor e até o sentido da vida...

Platão dizia que cada coisa ao seu tempo, cada coisa tem seu lugar.
Observe as estações do ano, o nascer e o entardecer do dia, o tempo que leva uma gestação humana, o plantar e colher, enfim, na natureza tudo tem ritmo, e assim também é o Ser Humano... “Saber encontrar e manter seu ritmo natural” é um dos grandes desafios do Ser Humano, para viver bem e em harmonia consigo mesmo e com os obstáculos que chegam.

Não estamos apostando corrida com ninguém, cada pessoa tem seu ritmo, sua jornada. Tente colocar um calçado 36, em um pé de tamanho 39, talvez seja até possível, mas com certeza desastrosa, angustiante e dolorosa.

Um ritmo sem pressa, observando o essencial da vida e de cada dia, proporciona uma vida com menos ansiedade, mais leveza...

Esteja de corpo e alma no presente, ouvindo e observando a natureza, o que as pessoas ao redor têm a dizer, o que estão necessitando, falando, expressando... Uma forma incrível de começar e terminar o dia!

Como você começa o dia, geralmente?
Correndo e aos gritos para que tudo aconteça?
Acorda fechando os olhos para a vida real, para as necessidades imediatas que clamam a sua atenção calorosamente?

Quando deixamos essa vida mecanizada e prestamos atenção no agora, temos a oportunidade de exercer a generosidade, a fraternidade, deixando um pouquinho do nosso coração por onde passamos, e saímos do automático e principalmente do egoísmo...

Chegamos a um século tão plastificado, que a medida do sucesso está na marca e na quantidade de carros, casa, viagens, medalhas... Quanta inversão de valores que chega a ser desesperador.

A correria dos dias, o piloto automático, pode projetar a pessoa na angustia do passado, que gera a depressão, ou projeta no futuro, gerando ansiedade.
Buscar sabedoria e auto conhecimento, é um excelente antídoto para a depressão e ansiedade, para se conectar com o seu Ser interior...

Precisa de esforço e foco para estar presente no presente!
Viver e estar consciente no agora, ajuda a desenvolver o “Ser interior”. Esse é o caminho da fonte da vida, da busca da felicidade, porque despersonalizamos as pessoas e os problemas, e finalmente entendemos que nada é criado para contrariar você, enfim, tudo tem um propósito e podemos aprender e despertar com cada ensinamento da vida.

Todos os momentos da vida são pedagógicos, e quando negamos encarar e aprender, enfrentar as dificuldades e supera-las, cedo ou tarde virão às retaliações.

“Tradições orientais” antigas dizem que a vida é como um espiral infinito, onde todos estão conectados...

“Na bíblia” está escrito: Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo. (1 Coríntios cap.12, vers. 17 e 20). Leia o capítulo inteiro porque é muito interessante.

E pensando a vida dessa forma, como um corpo onde cada um de nós tem uma função, ou como sendo um espiral infinito, existe pote de ouro no final?

Talvez o pote de ouro não esteja no final, mas no modo de viver, nesse corpo que é também como um espiral infinito, onde nossas ações acabam influenciando na vida dos outros...

O caminho é tão importante quanto o produto final, porque o prêmio nada mais é do que a soma das peças, que formam o quebra cabeça da vida... Quando cuidamos do agora com carinho, o final será apenas conseqüência...

Esse texto e o momento atual (quarentena) é uma linha para a gente tecer, refletir, observar...

A foto é uma inspiração que vem lá de Minas, da amiga Teresinha Ela Vê Poesia, que sempre me conecta com a beleza da vida, através da natureza!

Por: Juliana Pelizzari Rossini.


6 comentários:

  1. Linda foto, lindo texto e realmente faz pensar! precisamos ,pelo menos isso, aprender que tudo mudou...O que tínhamos ANTES ,ficou no ANTES e agira, sem pressa, temos que refazer caminhos... beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Ótima reflexão! O corre corre do dia nos fazer perder grandes chances de felicidade.

    ResponderExcluir
  3. Ju, como é agradável essa linha que você nos oferece para tecer, refletir nestes tempos tão diferentes...
    Hoje pela manhã eu li um texto para reflexão que falava sobre contemplar um jardim, a natureza, trazer esse tempo de contemplação para nosso dia a dia. Tão conectado com sua linda foto inspirada nas outras tantas belezas da nossa amiga mineira!

    Podemos escolher entre a ilusão do pote no fim do arco-íris ou a realidade da vida no presente. Não é tão simples, porque sair do automático exige muito de nós. Mas é tão possível e nos traz tanta felicidade!
    Beijo para vocês
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Ju!

    Gosto muito das suas citações Bíblicas, Livro precioso e transformador. No Livro do sábio Salomão, em Eclesiastes, também fala do tempo certo e determinado para tudo.

    Ansiedade acarreta muita doença. Sem pressa é melhor para expandir a mente, ter paz conosco e oferecer paz.

    Enfim, ter consistência que sustente a doçura no falar, na cortesia, bondade, respeito... possuindo a graça da mansidão e modéstia.

    Maravilhosa a sua reflexão, Ju.

    Beijo carinhoso e gratidão pela amizade e por compartilhar sensibilidade e sabedoria!!

    Re e Laura 

    ResponderExcluir
  5. Boa noite de paz, querida amiga Ju!
    Muito interessante está abordagem sua.
    Aqui, me identifiquei mesmo:
    "Um ritmo sem pressa, observando o essencial da vida e de cada dia, proporciona uma vida com menos ansiedade, mais leveza..."
    Sabe, querida, eu já corri demais na vida para dar conta de três escolas, filho, casa... Parece que meus nervos se afrouxaram.
    Hoje em dia, tudo que seja pressa me deixa muito mal.
    Claro que há situações imediatas que exigem presteza na resolução.
    Entretanto, procuro viver na maior calma desde o acordar. Tudo vou fazendo devagar. No final do dia, fiz um monte de coisinhas úteis.
    Devagar se vai só longe.
    Deus nos é Fiel e nos dá, pela oração, toda serenidade que precisamos.
    Também podemos ajudar às pessoas pela oração de intercessão
    Piloto automático desligado faz anos...
    Muito bom ler tanta coisa boa em deu post, amiga.
    Obrigada por este momento de paz.
    Tenha dias abençoados!
    Adorei seu comentário lá.
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  6. Olá Ju, a foto é mesmo bonita e o olhar de contentamento ao verde, faz esta conexão direta com a natureza, nossa razão de ser neste plano, buscando a sintonia. O ser humano corre atrás do ouro e perde-se pelo caminho em não ver o chão e as margens da estrada e quando chega na lagoa dourada é um espelho que vê. Pois o ouro é o ser em sua mais pura e infinita definição. Muito boa sua analogia e citação bíblica, pata ilustrar e reforçar a beleza da essência da pessoa. Fez me lembrar do poeta cantor Raul Seixas, em sua reflexão e retiros se encontrar vazio apesar de ter conquistado tantas coisas, que o homem material procura e e concluir, que nada daquilo o fazia feliz, que estava diante de um ouro de tolo.
    Saibamos nos permitir a ser limpo e conectado com o bem, pois este perdura e nos enleva.
    Muito boa postagem amiga.
    Abraços

    ResponderExcluir