Família é uma construção de pontes ou abismos.


"O amor começa em casa".

Vida é caminhada, experiência, experimento, erros e acertos, amadurecimento, mas se não houver raízes, alicerce, a tempestade leva tudo...

Toda casa precisa de alicerce, assim como toda árvore precisa de raízes.

Uma árvore que está linda e abundante na estação adequada, quanto tempo levou para crescer e ter o tamanho atual para florescer lindamente? Mais de 100 anos? Provavelmente sim! Família é como uma árvore centenária!

Família é uma construção que leva tempo, dá trabalho, precisa de dedicação e persistência, repetição de valores, ética, educação, enfim, o amor é uma escolha, uma construção da essência de caráter.

Em volta da mesa, no convívio diário de ética e moral, construímos uma família sólida na verdade, com raízes fortes para evoluir independente dos ventos.

São nos gestos simples do dia a dia, que o amor é fortalecido em família.

A maior herança, está no relacionamento que você cria no seio familiar.

Para porta retrato a melhor foto, o melhor sorriso, a melhor recordação!
Mas a verdade é que os dias são trabalhosos sim...

Cada um de nós é uma semente de Deus, temos um “propósito de vida”, mas a banalização da vida, da família, do trabalho e esforço diário tem criado uma “ilusão de felicidade”.

Existe um erro sendo disseminado no mundo, onde o amor é nato, mas não é. Se amor fosse nato não existiria assassinatos, violência física, mental e moral...

Amor é escolha aliado com a verdade, é ação, amor é uma construção diária de atitudes e palavras que enaltecem o cuidado, a preocupação, e a alma.

Love starts at home. (Madre Teresa de Calcutá)

“Digo sempre que o amor começa em casa. Primeiro está a família, depois a cidade. É fácil fingir amar as pessoas que estão longe; mas é muito menos fácil amar aqueles que vivem conosco ou que estão muito perto de nós. Desconfio dos grandes projetos impessoais, porque o importante são as pessoas. Para se amar alguém, é preciso estar perto dessa pessoa. Todas as pessoas precisam de amor. Todos nós precisamos saber que temos importância para os outros e que temos um valor inestimável aos olhos de Deus”.

Será que o mundo está como está, porque as casas estavam vazias?
Todos sempre ocupados, correndo de um lado para o outro, sempre criando e inventando compromissos infindáveis, sem olho no olho, sem observar e compreender os desejos e anseios alheios...
Não é acusar é colocar luz, porque sem luz não conseguimos ver e assim mudar... Mudar pensamentos, atitudes, e assim começar a construir pontes!

Família é uma construção de pontes ou abismo, tudo depende do relacionamento interno da família, construído e vivido diariamente.
Vamos juntos refletir, colocar luz na casa, e recomeçar a história...
Beijos no coração.
Ju.

6 comentários:

  1. Ju, essa foto de vocês juntos, família, é fotografia de porta-retrato, está linda!
    Mas eu concordo com você: construir e manter uma família dá muito trabalho porque o amor precisa ser cultivado e cuidado.
    Acho que muitos estavam vivendo uma família "fake" , cada um por si, cuidados terceirizados, individualismo dentro de casa.
    Creio que a pandemia está escancarando esse descuido com a família e espero que possamos enxergar que é no amor, no cuidar que formamos esse alicerce.
    Que não se desfaçam famílias, mas ao contrário que se fortaleçam e se alegrem por esse laço de amor.
    Lindo post!
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  2. Linda definição da família e do amor que se constrói dia após dia.
    Interessante a analise do amor perfeito, que não dá espaço à violência e tantos desmandos, que assistimos ao longo desta caminhada. E sendo família, carregando este sentimento é que podemos pensar grande e ate sonhar com um mundo melhor e este poderia mesmo ser melhor, se as pessoas não se perdessem pelos caminhos da facilidade,vaidade e vantagens.
    Uma bela ilustração do álbum de família e uma feliz inserção do pensamento/vida desta magnifica Madre.
    Uma semana de paz,amor e saúde da família.
    Carinhoso abraço amiga.

    ResponderExcluir
  3. A família é o ponto de partida de tudo... Se não houver amor dentro da família, a vida é vazia....
    Lindo.... Obrigada por participar....
    Espero que volte...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Ju!

    Muitos estão agora descobrindo os próprios filhos. Esse é um lado bom deste momento delicado que todos vivemos.

    Façamos pontes, pois o tempo passa e dará mais trabalho construí-las depois.

    Que os desvios morais, éticos ou emocionais, não nos engane. Pelo contrário, estejamos focados no vínculo da perfeição, o Amor uns pelos outros.

    Beijo, beijo!!

    Renata e Laura

    ResponderExcluir
  5. https://poemasdaminhalma.blogspot.com/
    Olá, boa tarde!
    Um belíssimo texto mensário, concordo plenamente. A família é o melhor bem que podemos possuir, mas dá trabalho sim, é preciso saber moldar como o barro, para de seguida poder educar e simplificar a ordem da vida e a realidade do ser humano. Achei lindo e interessante... Gostei muitíssimo, Obrigada.
    Um beijo de paz e bem.
    Luisa

    ResponderExcluir
  6. Boa noite de fé e esperança, querida amiga Ju!
    Tão bonita sua foto em família!
    Sem família, somos indigentes e sem consolo (sem solo).
    Como faz falta o olho no olho,minha querida.
    No Confinamento, damos a devida dimensão do que ela vale para mim.
    Tenha dias abençoados em família!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir