Desejos de uma mãe aos seus filhos!


Infância feliz!

A vida é uma constante transformação, do nascimento até a velhice, estamos mudando fisicamente, de pensamentos, por dentro e por fora, tudo ao nosso redor está mudando o tempo todo... Pessoas nascem e outras morrem, outras se mudam, outras se afastam para cuidar da saúde que ficou debilitada, etc.

Por isso, meu desejo sempre foi aproveitar cada dia, cada momento, e deixar a infância ser aproveitada pelo meu filho na sua total essência, ou seja, com muitas alegrias, sorrisos, brincadeiras e inocência.
E na mesma linha de caminhada, tem a educação, os aprendizados, porque não são coisas e situações separadas, são juntas, e acontecem simultaneamente.

Nessa linha de pensamento e caminhada, sempre desejei isso, proporcionar uma infância simples e feliz, porém ao mesmo tempo ensinando e formando um Ser com caráter, com valores que englobam não somente o individualismo, mas o coletivo, o respeito, a ética, a empatia, a observação da consciência e da conseqüência.

Observar, conversar, ouvir, brincar, aceitar, amar, dar muitos beijos e abraços, rir até a barriga doer, não conheço nada mais lindo!

O futuro está distante, porém a base é no aqui e agora, quando falo para meu filho: cumprimenta as pessoas; não atropela as pessoas e sim ofereça o lugar, espera a sua vez na fila; não ria das pessoas ou das suas escolhas, isso machuca; ajude, compartilhe, respeite.

Aceitar e amar, entregar meu melhor em cada fase, melhorar a cada dia, viver intensamente a simplicidades do dia, da vida, sempre foi meu mais singelo e profundo desejo.

Estar presente na vida e na educação do meu filho, para acolher suas angustias e dúvidas com abraços e exemplos de bom ânimo, mostrar as coisas boas da vida através da natureza e na simplicidade dos dias, ajudar ele “a identificar os erros” e saber se desculpar “e se arrepender de coração”, auxiliar “a ouvir e perceber as situações da vida” para não cometer injustiças, não cobiçar e sim ser grato pela vida, enfim...

Essas e outras situações são desafios diários e constantes, por vezes árduos, mas que criam oportunidades de o meu filho “Ser” uma pessoa do bem, lapidando um caráter com valores éticos, no amor e temor (respeito) a Deus e ao próximo!

Quando eu era bem nova, recordo da morte de uma criança da vizinhança. Era uma criança, um menino que na época tinha um irmão, e eles andavam de mãos dadas pela rua, “uma cena linda que não sai da minha cabeça até hoje”. Era um menino, uma criança, inocente, mas teve câncer e faleceu!
E quanto exemplo à gente conhece e vê por ai, não é mesmo?

Questionar, brigar, culpar, nada disso resolve, ou impede os fatos e acontecimentos da vida... Mas ser grata pela vida, amar, cuidar e aproveitar cada momento, rir juntos, isso sim vale a pena. Valorize a vida e os filhos, respeitando, fazendo orações de bênçãos e de proteção, amando suas qualidades e diferenças. Se conectar com Deus, buscar sabedoria divina, auxilia a discernir os perigos e as ciladas da vida, e orientar a família... Acredito que muitas coisas fazem parte da nossa plantação e colheita, e outras fazem parte da nossa confiança e fé em Deus.

É difícil dizer, mas não temos o controle da vida em nossas mãos, mas eu sei do poder da oração, da fé em Deus, da nossa missão e responsabilidade em guiar os filhos, porém chegara o momento das suas próprias escolhas...
Desejo que todas as escolhas e caminhos do meu filho se baseiem na honestidade, na verdade, na ética, no respeito, na empatia, na gentileza, na fé em Deus, enfim, que em tudo ele entregue seu melhor! Esses são meus desejos mais sinceros, porque a vida é um mistério, mas eu escolhi confiar em Deus!
Até a próxima.
Beijos,
Ju.
.
Tema de participação do “Projeto Na Casa da Vizinha”, uma Blogagem Coletiva das amigas Te Nolasco (Bolhinhas de Sabão) e Cris Philene (Prosa de Mãe).


6 comentários:

  1. Juliana, realmente o que mais queremos é a felicidade e ver nossos filhos bem. E não temos o controle de nossas vidas ,muito menos das deles,depois que crescem mais ainda!

    Por isso, temos que cada dia curtir, estar juntos, cumplicidade e harmonia reinando... Vale assim! beijos, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Ju!
    Eu achei tão bonita a fotografia que abre a tua postagem. Mas, à medida em que fui lendo o texto, vi ainda mais beleza na foto porque ela é a essência de tudo o que você fala.
    Integrar o individual com o coletivo, ter ética, gentileza, boas maneiras e tudo isso é mesmo no presente, no estar presente para ir orientando, repreendendo, se alegrando nesse cotidiano de pequenas coisas que ao final, vão se somando para mostrar esse ser tão Ser que cresce e vai se tornando responsável por suas escolhas.

    Nunca teremos como controlar a vida, mas exercer a fé nos faz confiantes de que há um propósito maior!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju!!!

    As mudanças são velozes. Não fazemos ideia de como viveremos num futuro próximo.

    Mas, o legado de fé que transmitimos aos filhos, nos dá a esperança de contar com a ajuda do Único que conhece o futuro, Deus.

    Achei muito especial a sua participação, que muito nos aproxima devido à profundidade do ser mãe.

    E, não me canso de agradecer pela oportunidade de estarmos aqui juntas. Você é muito carinhosa, carismática, dócil. Nos dá muita alegria vir aqui e recebe-la no Diário com todas as suas qualidades admiráveis que nos incentivam à continuar.

    Muito obrigada, Ju, por cada carinho seu conosco.

    Beijo nosso e lindo fim de semana para vocês!

    Re e Laura

    ResponderExcluir
  4. Oi Amiga!!!
    Que texto lindo e motivador! Acho que cada etapa da vida dos nossos filhos desejamos um monte de coisas boas a eles!
    E assim os ciclos se cumprem... a infância bem vivida como você relatou, a juventude, e nosso desejo de honestidade e aquele bom caminho para nossos filhos seguirem, frutos da sementinha plantada durante toda a vida familiar!

    Dia a dia uma construção de valores e desejos infindos de uma vida bem vivida!

    Obrigada por sua linda participação mais uma vez!

    Beijos doces,

    Tê e Maria ♥

    ResponderExcluir
  5. Olá Juliana muito bonito seu depoimento e com este pensamento forte e preciso, do ser feliz todo dia. O amanhã é sempre tão distante e muitas vezes nem o há. Ser feliz é tudo que se quer, para os filhos e muitas vezes fogem dos padrões que se concebe como o certinho e o perfeito. Feliz suas ponderações neste ser feliz, nestes desejos que alimentamos para os nossos. Muito boa participação e que possam os filhos trilharem sempre o caminho do bem e que busquem sempre a felicidade, que brota de seu coração.
    Gostei de ler.
    Meu abraço e boa semana para vocês, com paz e alegria em cada dia.

    ResponderExcluir
  6. Amiga querida, viver o presente e educá-los é a melhor maneira de fazer o melhor pra eles no futuro.
    Almejamos inúmeras coisas mais não sabemos de fato o que se tornarão.
    Os desejos não muitos e o melhor é o que queremos...
    Que carreguem consigo um pouquinho do temos semeado dia após dia.
    Obrigada amiga por sempre vir conosco,
    bjs, Cris

    ResponderExcluir