As dores e delícias da Maternidade!

Amor que até dói.

Como diz meu pai: existe um “ser” antes e outro depois da maternidade, e eu concordo plenamente.
Se antes era somente o EU, agora inevitavelmente é sobre NÓS.

Teria um livro para falar das “dores e delícias da maternidade”, porém tenho visto e aprendido que essas “situações e sentimentos” são muito individuais, que mudam muito de pessoa para pessoa conforme o meio em que vivem, referências, valores, essência, as experiências do passado, etc.

Tenho observado que as dores e delícias são muito pessoais, então acabam sendo experiências únicas, ou seja, o que pode ser banal para um pode ser importante para outro, e vice versa...Tem situações que são universais, como por exemplo, quando a criança fica doente ou se machuca, quando sentem dor ou medo, os pais desejam tirar a dor dos filhos, estar no lugar deles...

Outras situações vão depender da caminhada e jornada de cada um, de como cada pessoa lida e orienta os filhos em cada situação, mas de modo geral, só vivendo na prática para compreender cada uma delas.

Por isso minha dica é: nunca julgue uma situação dizendo “que se fosse você”, faria assim ou assado!
Toda história e situação têm um porque, que vai além dos nossos olhos, e isso já basta para a gente simplesmente aceitar e abençoar.

No mais, as minhas delícias é ver meu filho crescendo feliz e com saúde junto da família, das pessoas que o amam, fazendo amizades, aprendendo...
As dores passam e sempre vêem novos desafios pela frente, em cada fase da vida, de cada filho...

Acredito que um dos maiores desafios “e dores” da maternidade, “na minha visão”, é passar junto com os filhos os enfrentamentos da vida, e orientar o melhor caminho! E mesmo com toda dificuldade, ensinar o caminho do bem é nosso maior desafio, ou seja, pagar o mal com o bem, fazer boas escolhas, ser generoso, empático, etc.

Enquanto os filhos estão debaixo das nossas asas é tudo maravilhoso, mas a hora que chega a interação com o mundo, a gente compreende as verdadeiras dores da vida. E só vivendo na prática cada dia, para compreender as dores e delícias da maternidade.

A maternidade é uma caixinha de surpresa que vêem para a gente desvendar, aprender, ser uma pessoa melhor a cada dia, ser feliz!
Beijos, até a próxima.
Ju.

O post de hoje é uma participação da Blogagem Coletiva, com iniciativa das amigas Cris e Te, onde mensalmente é sugerido um tema, e os blogs interessados podem participar e fazer essa troca construtiva.

7 comentários:

  1. Muito l9indo e adorei tuas colocações. Destaco: que as maiores dores chegam quando temos que deixar que saiam de debaixo da nossa asa...terrível, dolorido mesmo! Mas necessário e passa! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!

    São as delícias que nos movem muito mais que as dores, inevitáveis.

    Nada se compara à satisfação de ve-los crescerem com saúde e alegria, preparando-se para serem uma força, uma influência, uma benção para alguém que só precisa, por vezes, de um sorriso para acreditar que a vida vale a pena.

    Beijos carinhosos!

    Re e Laura

    ResponderExcluir
  3. Amiga querida, boa tarde.

    Lindo texto e pra mim tudo se resume perfeitamente nesse parágrafo que você bem colocou: "Enquanto os filhos estão debaixo das nossas asas é tudo maravilhoso, mas a hora que chega a interação com o mundo, a gente compreende as verdadeiras dores da vida"

    É bem isso.. enquanto estão com a gente, parecem estar numa redoma e parece que só a gente tem super poderes para protegê-los. Doi demais vê-los no mundo la fora, como também nos alegra vê-los crescendo e sendo eles mesmos.

    Também concordo com a Chica que uma das maiores dores deve ser quando eles saem de casa, mas com o tempo, talvez quem sabe, se acostume!

    Muito obrigada pela participação Ju... Fico muito feliz em tê-la com a gente!

    Levando seu link...

    Beijos, Tê e Maria ♥

    ResponderExcluir
  4. Muito boa sua participação e depoimento com fatos de sabedoria. Depois já não é o eu e sim o nós.Isso faz toda a diferença na vida e impulsiona no pensar grande e amplo e assim habilidade para superar as adversidades e seguir entre as dores e as delícias.
    Parabéns pela inspiração.
    Bom domingo para uma semana feliz e abençoada.
    Meu abraço de paz.

    ResponderExcluir
  5. "Pagar o mal com o bem". Nossa Ju, que tradução mais necessária e linda para a maternidade. Se conseguirmos, primeiro aprender e praticar, e depois ensinar a nossos filhos essa nobre e essencial maneira de viver, tenho certeza que as dores que eles enfrentarão serão curadas com esse ensinamento.

    Tão bom te ler neste coletivo das "dores e delícias" da maternidade que é mesmo uma caixinha, linda, pulsante, de surpresas e aprendizados!

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Amiga querida quanta sensibilidade em suas palavras...
    Como precisamos de fato entender que cada uma de nós viverá uma dor-delícia diferente da outra... e precisamos sim respeitar cada qual vivendo o seu momento materno, fazendo sias escolhas e encarando os enfrentamentos da vida.
    Cá estamos todos os dias aprendendo, enfrentando e encarando.
    Obrigada amiga por sempre vir conosco!
    bjs, Cris

    ResponderExcluir
  7. Amiga querida,
    Quantas verdades em suas palavras!
    Cada qual de fato tem sua dor e delícia diferentes uma das outras. A etapa vamos encarando novos desafios, os enfrentamentos que tiverem de ser encarados e vamos seguindo ao nosso modo.
    Obrigada por sempre vir conosco.
    bjs, Cris

    ResponderExcluir