Passado e futuro.


Dezembro 2018 - Santo André - SP.
Na foto, uma casinha linda, com mais de 90 anos (passado), ao lado uma construção nova, um prédio pequeno de quatro apartamentos (futuro).

O passado e o futuro estão sempre se contrapondo, às vezes lado a lado, a todo o momento, em vários assuntos, situações... E as imagens e fotos não deixam mentir, comprovam a teoria (rs)!

Cada época emana suas belezas, certezas, intenções... O mundo, a vida, tem passado por várias transformações, mas não podemos jamais perder a essência, os valores não tem preço.

De tudo que já se viu, a única coisa que tenho certeza é que amor não tem preço.

Não estou falando de escolhas, situações financeiras, épocas, mudanças, estou falando de algo que cada um pode oferecer... Seu EU, Seu Amor!

Tudo pode ser terceirizado (ou vem sendo), menos nosso “tempo e amor” dedicado às pessoas que amamos.

Reserve tempo de qualidade para as pessoas que você ama!

- Com os filhos, se esforce para estar ali por inteiro (a): seja acompanhando as tarefas escolares; pelo menos em 1 refeição ao dia; durante uma brincadeira; seja ouvindo sobre um assunto aleatório da criança e que tem muita importância, porque vem dos filhos (as).

 Esse tempo de qualidade é ouvir com o coração, acolher, ter empatia, perceber o que está além das palavras... Os desejos e intenções do coração...

- Com marido ou esposa, com amigo (a), pai e mãe se você tem o privilégio de ter-los por perto, também precisamos cultivar os bons momentos da vida com pessoas queridas...

A mudança Que desejamos, sempre Deve começar em nós.

O externo muda, passa por muitas transformações, assim como na foto logo acima, onde tem uma casa de mais de 90 anos e ao lado uma construção atual... O interior também muda, mas desejo que de todas as transformações a gente nunca esqueça da gentileza, do amor, do respeito, da empatia, da presença!

Perceba que na foto da Casinha antiga, tem portão e grade de ferro. Foram colocadas recentemente, por conta de um assalto na casa da vizinha... Por conta do assalto quiseram colocar muro alto, grades, portão que fecha tudo... Enfim, a Senhora que mora na casa disse NÃO.
- NÃO vou tirar minha visão da rua, não vou podar minha linda árvore, minhas belas flores, onde diariamente vem pássaros cantar e alegrar a vida... (Ela está certa!)

Quem precisa mudar e/ou quem precisa ser preso por suas atitudes errôneas, são aqueles que cometem crimes, e não as pessoas de bem!

Mude, adapte, se reinvente, aprenda diariamente, SEMPRE! 
Mas nunca perca a essência do bem, do amor, em cada mudança e atitude na vida...
Então, de tudo na vida, a única coisa que não podemos “terceirizar e mudar” é o amor, a nossa essência e valores!
Vamos criar raízes, recordações, no interior das pessoas que a gente ama!

Lembre-se, nenhum sucesso vale a pena se a gente perder a alma, as pessoas que a gente ama e a beleza na simplicidade da vida... Assim como o exemplo dessa Senhora (da casa antiga), que fez prevalecer a simplicidade, a beleza de uma árvore no quintal, para os pássaros cantar! A vida passa rápido, as mudanças estão velozes, mas as pessoas ainda são pessoas e tem sentimentos...

E deixo vocês com essa reflexão nostálgica, de quando o mundo era mais simples, precisava-se de bem menos para ser feliz, para estar presente uns na vida dos outros...
Um beijo no coração.
Ju.




3 comentários:

  1. Oi Ju, é verdade. Estamos perdendo tanta coisa por conta da modernidade. Passado e presente se misturam assustadoramente e muitas vezes a essência se perde.
    Aqui na minha cidade é notorio como ha essa mistura... Predios enormes, e casinhas antigas como essa da foto, escondidas e abafadas pelas altas estruturas...

    E o mais triste é que a civilização de hoje acha tudo normal... Não ligam pra essencia do que foi um dia aquela epoca..

    Mas mais do que o externo , existe o interno, como você falou, será que as pessoas estão tendo tempo umas para as outras? Seja num predio enorme, ou numa casinha de 90 anos, é importante não perder a essencia da atenção, do amor, dos bons valores enfim...

    Que venham as mudanças, algumas vezes necessárias, mas que fique a essência tão importante para real sobrevivência..

    beijos no coração!

    Tê e Maria ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!

    Na arquitetura vemos muito o que chamam de progresso. Porém, toda a caminhada humana se não for pautada em princípios morais de amor, não vem seguida de verdadeiro progresso.

    Existe um manual de como viver, um código moral, uma ética de vida gravada em nossos corações, inclusive por meio da Palavra de Deus. Se a sabotamos, vivemos infelizes.

    Beijos carinhosos!

    Re e Laura

    ResponderExcluir
  3. Que necessária reflexão você nos proporcionou com essa costura da linda fotografia e as nossas transformações, mudanças internas.
    O amor é onipresente em cada um de nós. Está lá o tempo todo, mas nós estamos deixando de reconhece-lo, estamos impedindo que ele floresça e se manifeste porque vamos nos anestesiando, nos amortecendo, deixando-nos ser sufocados pelas demandas da modernidade.
    Voltar ao simples, como você colocou, apenas ouvir e interagir numa conversa aleatória da criança e educar nossos corações. Gentileza, olhar o outro, sorriso, generosidade... são tantas as virtudes que têm que ser resgatadas.
    Façamos isso conosco, com nossos filhos e com as pessoas que de qualquer forma, aproximem-se de nós.
    Beijo Ju!

    ResponderExcluir