Filhos e o “Criar Asas” tão cedo!


Mais um tema e convite das amigas queridas Te do blog Bolinhas e Cris do Prosa, para falar sobre maternidade, filhos, e a difícil arte de criar e educar.

Hoje o assunto é complexo, porque gera muitas opiniões diversas, e acredito que nesse departamento cada família tem suas crenças e opiniões.
A proposta e abordagem do tema sugerido pelas amigas, é falar sobre o assunto que envolve viagens escolares, noites do pijama em casa de amigos e escola, dormir fora na casa de parentes ou amigos, etc. Então vamos lá...

Dormir fora de casa.

O Vitor dormiu pela primeira vez fora de casa, recentemente com quase 8 anos de idade. Dormiu na casa dos meus cunhados, pessoas queridas que amo, conheço, confio. Minha cunhada é minha amiga, comadre, uma pessoa querida que conheço muito bem, então foi tranquilo liberar a minha riqueza para a sua primeira aventura fora de casa (risos).


A proposta foi interessante para o Vitor (risos), jogar vídeo-game com o tio Dudu até tarde, brincar com o novo integrante da família, o cachorrinho fofo Ozzy...rs Foi um dia diferente e muito divertido para o Vitor.

Casa de avós, tios, primos e até amigos é uma delícia de curtir, isso é fato, porque a proposta é alegria, diversão, novo ambiente...

Tem pessoas que contam diariamente com ajuda de terceiros, seja porque trabalham fora e/ou viajam muito, enfim, não julgo ninguém e nenhuma escolha, porque cada família tem seu ritmo de vida.

E quando a mãe precisa viajar ou se ausentar?

Graças a Deus eu tenho pessoas e familiares por perto, meu esposo é parceiro, então se um dia eu precisasse seria tranqüilo, porque tenho pessoas de confiança por perto...

Mas com certeza conhecendo a minha pessoa, quem não ficaria em paz seria eu (risos). Eu me conheço, não é questão de confiar ou ter pessoas para ajudar, meu coração não ficaria tranqüilo...rs  

Viagens escolares e noite do pijama na escola!

Até o momento nenhuma escola me provou o real motivo que favorecesse positivamente a questão “da noite do pijama na escola”. Eu sinceramente acho dispensável, não gosto.

“Passeios” que fogem do ambiente de exploração, curiosidades, aprendizagem, estudos de meio, também acho dispensável.
Não existe uma mãe ou família que fique confortável com viagens ou passeios longos, então porque precisamos passar por tanta angustia?

Eu tenho certeza que passear com a escola, amigos é algo diferente, bacana e até importante essas experiências, mas os locais deveriam ser mais bem pensados para cada fase e idade da criança, procurar oferecer passeios que agregam de alguma forma, que ofereçam estudos e brincadeiras ao ar livre, com a natureza... 
E mesmo assim o que acho interessante são passeios, já as viagens eu acho totalmente dispensável, “mas infelizmente as viagens” existem e é quase inevitável escapar, porque todos os amigos vão. Sei o que me espera no futuro, mas não vou sofrer por antecipação (risos), vamos deixar seguir o fluxo e avaliar o que é possível em cada fase. 

No meu ponto de vista o ser humano já nasce com asas, que cedo ou tarde abrira seu vôo particular. Esse discurso de que precisamos desapegar, dar liberdade para os filhos, eu não vejo muito sentido nessa proposta vazia das escolas, porque cedo ou tarde os filhos crescem e vão voar (viagens, dormir fora).

Antes de oferecer liberdade, os filhos precisam aprender sobre questões financeiras no dia a dia com os pais, questões de sobrevivência e organização, aprender e firmar valores com a família, criar laços de confiança e de responsabilidade, sendo que nenhum desses eventos oferecem qualquer tipo de educação e responsabilidade do tipo.
É fato que todo e qualquer tipo de violência, seja física, emocional, moral, vem das oportunidades...
E é obrigação dos pais preservar a infância, integridade, intimidade, imaturidade e cérebro da criança, com constante e diárias conversas e observações dos filhos e dos seus comportamentos.

Não acho correto a criança dormir fora (dependendo do caso e idade), pelo simples fato de não ter o mínimo de experiência de vida, de não saber se defender, por não compreender de forma alguma as malícias e mazelas da vida...

Deixar a criança passar a noite fora de casa sem questionar, sem conversar, pode passar uma informação errônea... De que confio ou podemos confiar em qualquer pessoa, e sabemos que a verdade não é bem assim!

Minha opinião é que "certas atividades e experiências" deveriam ser de única responsabilidade da família, e não da escola. 

Toda e qualquer situação que foge do nosso controle, dos nossos olhos e ouvidos atentos, deve ser pensado e repensado muito bem, os pais precisam confiar nas pessoas envolvidas.
Ser pai e mãe é difícil, dói, porque no fundo não queremos prender ninguém, é uma questão de preservação da inocência e da infância, de malícias que os filhos não estão preparados e talvez não tenham nem ideia que exista.

A palavra de Deus nos ensina: 
“Tudo posso, mas nem tudo me convém”. (1 Coríntios 6:12)
"Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2)

A minha principal mensagem aqui não é de medo ou julgamento, mas de que devemos e podemos sim, ficar mais alerta, e não aceitar tudo sem questionar as verdadeiras intenções em cada ação. Sigam os vossos corações e instintos quanto o assunto é filho, não se sinta obrigada a nada, a não ser com a responsabilidade de ensinar, amar, educar, zelar, conduzir e preservar a vida dos vossos filhos. Porque limite e maturidade quem tem são os pais, os filhos têm vontades, mas não conhecem e sabem das armadilhas da vida... 

Prevenir, observar, orar, é sempre o melhor remédio.

Desculpa a sinceridade e honestidade, se é que preciso pedir desculpas por zelo?!
Meu post não é para afrontar, colocar em dúvidas as opiniões e ações já feitas pelos pais em momentos que já passaram, ou colocar medo... Mas meu post é um desabafo e questionamento as escolas mesmo, onde podemos aperfeiçoar e adaptar as atividades, e ter parcerias e não dúvidas. Estamos em um século que parece que somos obrigadas a engolir tudo sem questionar, mas acredito que as coisas não são e não devem ser bem assim. Não é porque vem da escola que é certo e correto. Questione-se hoje e sempre.

O segredo é olho atento, siga os instintos em cada caso e situação, ouça os filhos, ore, e nunca deixe de expor seu amor e sua preocupação em cada NÃO que for necessário!

Não seja radical demais e nem permissiva demais! Em cada situação analise e não banalize, siga a intuição, que eu chamo de Deus!  
Deus abençoe e conduza as famílias debaixo da Graça de Deus.
Beijos
Ju.

6 comentários:

  1. Ju querida, boa noite. Muito obrigada por participar da nossa prosa, é uma alegria.
    E clarooo que todos tem sua opinião formada, seus desejos, apreensões..

    Cada família sabe de si.
    Das necessidades etc.
    Vc sabe que compartilho de muitos pensamentos seus.. Sempre conversamos sobre isso.

    E o principal que vc falou, se ficamos angustiados, qual a vantagem?

    Bom, mas cada um com seu aperto ou tranquilidade né amiga?

    Adorei o relato sincero. Ele é seu e é o que seu coração e cabeça pensam.
    Muito obrigada pela participação.. Seja sempre bem vinda ����

    Beijos,

    Tê e Maria ♡

    Seu link está la

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana! Vi o seu link lá na Tê e Maria e vim conhecer sua abordagem dentro desta proposta.
    E essa é a liberdade como você bem colocou - cada família sente o que é melhor para os seus filhos.
    Eu já te acompanhava pelo instagram, mas nunca tinha vindo ao blog.
    Depois com mais tempo, vou passear por aqui!
    Um beijo para vocês!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju,
    Esse tema surgiu justamente para nos fazer pensar sobre esse "criar asas"... sobre essa angustia de deixá-los ir e ao mesmo tempo querendo e precisando amadurecer tb nesse quesito.
    Concordo com vc quanto a liberar pra dormir fora de casa somente com quem confiamos muitíssimo. A experiência é muito boa e nossos corações ficam aliviados por saber que estão em segurança.
    Acho desnecessários essa noite do pijama na escola... são muito pequenos... não confiaria tb.
    Agora os passeios, acho que são mais tranquilos. Se percebemos a organização, a segurança é uma ótima oportunidade.
    não se culpe pelo zêlo, não se culpe por seus apontamentos, eu concordo com o cuidado, com a análise que precisamos fazer e se o coração pesa... não é bom.
    Obrigada por participar, já levei o link.
    bjs, Cris

    ResponderExcluir
  4. Oi,Ju, adorei te conhecer e ler.Teu Vitor é lindo! E concordo contigo em muita coisa. Sempre tive medo de soltar muito.Mas te confesso que hoje, já que crio um neto aqui comigo e é adolescente, está bem mais difícil soltar. Parece pra mim muito pior .Estranha sensação! Gostei de passar aqui! bjs, chica

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju!

    Educação é da família. Mas, baseada na Palavra de Deus - a Bíblia Sagrada, temos a base, o rumo, o caminho; eu creio assim.

    Além das referências Bíblicas que você citou, gosto muito também do livro de Provérbios, para a educação dos filhos.

    Sobre passeios escolares ou outros, mesmo em família, muitos eu também considero modismos desnecessários. E, por vezes, negligentes e perigosos.

    O segredo é se conhecer bem e conhecer os filhos. Porque a onda da modernidade tende a engolir as famílias em práticas que se a gente pensar bem, realmente nada acrescentam.

    Gostei muito da sua participação!

    Beijo!!

    Re e Laura

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ju. Vim também através das amigas Te e Cris e que grata surpresa são esses relatos de mães.
    Cada uma com suas colocações, suas dores e sabores. Respeitando cada uma em sua individualidade e crenças, como é boa essa troca!
    Concordo com muita coisa que você diz, vivemos dias difíceis e de muita maldade velada, precisamos sim, estar atentos e de olhos bem abertos e firmes em nossos propósitos para não facilitarmos as dificuldades com nossos filhos.
    Sabedoria e Graça são nossas necessidades diárias!
    Beijos

    http://enfimnos.com/?p=507

    ResponderExcluir