Sou mãe e agora? Carreira e Maternidade.


Carreira de mãe.

A gente escolhe muitos caminhos na vida, faz plano, observa, ouve, segue, mas a gente sabe que nem tudo está no nosso controle!

E a maternidade por mais que a gente se prepare com leituras, exemplos, planos, nem tudo saem exatamente como imaginamos, e tudo bem!
E isso é o bacana, se o trem sai dos trilhos, muda o rumo ou dá uma parada, a gente adapta, aprende, refaz, e segue a vida.

O Vitor foi uma surpresa maravilhosa nas nossas vidas, quando eu engravidei éramos recém casados, e eu tinha acabado de completar 30 anos de idade. 
Quando completei um ano de casada engravidei, tínhamos muitos planos de casa, viagem, carreira, filhos entre os sonhos, mas o rumo mudou completamente com a gravidez.

Desde a gravidez eu já sabia: maternidade e família seriam prioridades para mim, sempre buscando apoio, suporte e direção nos caminhos de Deus!

Desde então sigo a linha daquela frase que diz: Seja a mãe que você gostaria de ter.

Minha carreira estava caminhando perfeitamente bem, estava em um emprego que gostava muito, estava planejando cursos e especializações na área que trabalhava... Mas enfim, como falei no começo, não estamos no controle de tudo, e com quando a gente abraça o novo, confia nos caminhos do Senhor, e segue os instintos, tudo vai bem.

No mundo atual, digital, onde a maioria das mulheres está no mercado de trabalho, mesmo com nossas escolhas bem definidas, a gente pode se confundir no caminho com relação a escolhas, valores, prioridade, educação. Se isso acontecer não se frustre é normal, e serve até exemplo para a gente aprender a confiar mais na gente.

Quando o Vitor estava com 2 anos e pouco, senti uma pressão externa e tentei experimentar o que a sociedade diz ser o correto como regra, ou seja, voltar ao mercado de trabalho, colocar o filho na escola. As duas experiências foram extremamente sufocantes, tanto para mim como para meu filho, e eu vi todo aquele cenário que eu sempre tive PAVOR na infância se formar na minha vida atual. Então parei tudo, e retomei os caminhos que já havia começado lá trás, e que foi a melhor escolha para mim e para a família.

Apesar de tudo, essa experiência foi bacana, porque me fortaleceu como mãe, mulher, uma defensora das minhas escolhas e caminhos. Serviu para me mostrar que eu estava “no caminho certo sim”, apesar das dificuldades que são inúmeras, e mesmo parecendo estar nadando contra a maré.

Deixar a carreira não foi um peso, porque o amor pelo cuidado da família sempre ofuscou qualquer sentimento com respeito a esse assunto, porém devido o mundo digital segui um caminho muito parecido com a minha profissão, escrever. Amo escrever e em 2013 criei meu blog como hobby, com a intenção de compartilhar vivência e experiências do cotidiano materno, mulher, família.

Acredito que mesmo a mulher fora do mercado de trabalho corporativo, ela pode seguir um rumo empreendedor em casa, ou alternativo, como uma forma de hobby, se assim ela desejar.

Nos horários da escola dos filhos, é possível cuidar do corpo e mente, fazendo atividades que amamos fazer. Uma atividade manual que adoro são as costurinhas que preciso retomar, são prazerosas, preenche os dias e ainda dá uma renda.

Cada mulher é única, e somente através das suas próprias experiências de vida, é possível fazer suas escolhas.

Eu abdiquei de muita coisa, porque eu não enxergo como abrir mão e sim estender a mão! Estender a mão para cuidar e acompanhar de pertinho o crescimento e educação dos filhos. E o blog eu criei para compartilhar e quem sabe acolher as mães que estão nessa mesma jornada que eu e desejam ser abraças com palavras que a definem também.

Acredito que o segredo é siga os instintos e acredite mais em você!

*Essa abordagem e título foram uma iniciativa e convite das amigas queridas, Cris do blog Prosa de Mãe e Tê do blog Bolhinhas de Sabão para Maria. Meninas obrigadas pelo convite, eu amei compartilhar e falar das minhas experiências.
♥ ♥ ♥ 
Gostou do tema, do assunto?
Compartilha sua experiência com a gente, aqui nos comentários. Partilhar das experiências é muito acolhedor.
Um beijo e até a próxima.
Ju.

5 comentários:

  1. Ju querida,

    Que linda escolha que fez, acho um privilégio as mamães poderem ficar em casa com os filhos... cada qual sabe bem a sua realidade e se adapta sempre pra fazer o melhor.
    E sei bem como faz... lindamente e com tando carinho e empenho.
    As nossas escolhas nem sempre agradam, mas, sempre precisamos seguir nossos corações e fazer o melhor que podemos.
    Amei sua participação, obrigada por estar conosco.
    bjs, Cris

    ResponderExcluir
  2. Adorei te ler e vale muito estar com a consciência tranquila de ter feito a escolha que o coração pediy. Isso e muito bom! Linda semana! Bjs chica

    ResponderExcluir
  3. Ju minha querida, como é bom ver que não estamos sozinhas nas escolhas.... A gente sabe né amiga... só nós, mães, sabemos o que é melhor pra gente ou pros nossos filhos, pq cada mãe é única e cada filho tb... Cada família tem suas necessidades e vontades e seguir o que achamos certo, é a escolha mais certa...

    Adorei o qu você falou e vou adotar pra mim: "Não foi abrir mão foi estender a mão". Ao filho, ao esposo porque assim também ajudamos e aos nossos ideais...
    Muito obrigada por participar conosco... fiquei muito feliz com esse novo projeto e ter você conosco é uma alegria!

    Beijos a você e ao Vitinho, fruto desse amor dedicado que é o seu...

    Tê e Maria ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju!

    Lá no Bolhinhas falei sobre não estarmos sozinhas em nossas escolhas. Tem consequências, mas administramos, quando estamos conscientes do que fazemos.

    Você é admiravelmente simples e amorosa.

    Beijo!!

    Re e Laura

    ResponderExcluir
  5. Na primeira filha continuei trabalhando, mas tinha horário flexível. Já com a segunda foi diferente e aos poucos parei de trabalhar. Agora que elas estão com 10 e 5anos estou querendo retomar os trabalhos

    ResponderExcluir