Como irmãos!


Quem cresceu com primos ao redor sabe que primos (as) são como irmãos.
A gente brinca, briga, e deseja estar sempre juntos (risos).

Primos como irmãos!

Eu sou uma pessoa que tenho muitos primos e primas, uns moravam perto outros mais longe, mas sempre tive uma convivência boa durante o ano... Nessa foto acima, é só um pouquinho dos mais próximos, mas tenho muito mais. Quem adivinha que sou eu (risos)?

E os primos que a gente convive com mais freqüência (principalmente), são como irmãos, porque brinca bastante, se ranheta vez ou outra e daqui a pouco está tudo bem (risos)... E também cria laços de amizade que poderá durar por toda a vida.

E o Vitor tem o primo Matheus que é como um irmão, porque a diferença de idade é pequena (2 anos), e quando se encontram são como irmãos.


 

Agora estão em uma idade muito boa para brincar, partilhar brinquedos e jogos, e isso é muito bacana, porque o primo é como um irmão e consegue sanar essa expectativa de "irmãos para brincar"!



A criança quando é pequena tem pouca (quase zero) consciência sobre irmãos, e tem aquela ilusão de que o irmão (ou irmã) vai chegar e ambos vão brincar imediatamente, e sabemos que a realidade não é essa... Chega até a ser frustrante para a criança, porque além de não brincar por ser um bebê recém nascido, ainda toma quase toda a atenção dos pais...

E em uma das nossas recentes conversas, falei sobre tudo isso com o Vitor, e ele compreendeu que irmãos é bom ter sim, mas para esse brincar “imediato” pode ser primos, amigos, vizinhos...
Lógico, que futuramente podem brincar, mas esse brincar imediato precisa ser com os mais próximos mesmo! Um fato que demora um pouco para as crianças compreenderem.

O Vitor compreendeu bem tudo isso, agora com 8 anos de idade, mas essa questão é comentada aqui em casa desde que o Vitor tinha 5 anos...

Não é regra o que vou falar, mas acredito que o filho único em algum momento sente essa falta, ou pergunta sobre a questão de ter um irmão ou irmã, é normal.
“Seja porque” vê os amiguinhos na escola com irmãos, ou pela falta de uma criança por perto, enfim, na cabeça da criança a imagem de um irmão é de uma criança para brincar, uma companhia.

E essa companhia pode ser sim um primo ou prima, um amigo da escola, um amigo da rua...

Tem mais crianças na família, mas aqueles que a gente vê com mais freqüência durante o ano, acaba criando esse laço de amizade um pouco maior...

E para a gente que é mãe, ajudar os filhos a compreender essas e outras questões da vida é muito importante também...
Pelo menos para mim é importante.

Independente de ter irmãos ou não, essa questão que as vezes pesa na cabeça da criança, pode ser compreendida sim, com nossas explicações, exemplos de situações, conversa, carinho e atenção.

Todos nós adultos e crianças, temos ilusões internas de situações que fantasiamos na cabeça, e que na vida real podem ser facilmente sanadas ou compreendidas quando olhamos por outros ângulos.
Nem tudo na vida sai como a gente planeja ou sonha, mas podemos sim ser felizes com a nossa realidade, com aqueles que estão ao nosso redor, entende?

Porque ser feliz somente quando a gente tiver isso ou aquilo, sendo que podemos ser felizes agora, com o que temos, não é verdade?

Por vezes converso e tento não deixar o Vitor iludido com algumas questões sobre: se eu tivesse isso ou aquilo, quando for assim ou assado serei feliz... Outras vezes o deixo perceber por ele mesmo... Ambas as questões e situações às vezes são dolorosas na maternidade, mas tudo faz parte do crescimento e aprendizagem da vida...

Família, amigos, irmãos, na verdade tudo depende de uma construção diária de respeito, compreensão, empatia, amor, carinho, abdicação, perdão, fé, compaixão, humildade...

Tem irmãos que são como amigos, e tem amigos que são como irmãos, tudo depende na verdade de cada um de nós, das fases que vamos passando e vivenciando...

Essa era uma questão que precisava conversar com o Vitor e que chegou o momento certo. E foi uma conversa até engraçada, porque delegamos funções caso a família aumente um dia (risos), tipo eu troco as fraldas de coco (risos) e ele brinca, dorme junto no quarto para proteger em caso de medo (risos). E esse brincar é um brincar diferente no começo, não é jogar bola, mas será um brincar com demandas equivalentes ao tamanho...

Por isso que sempre falo pessoal, uma boa conversa é sempre o melhor remédio para o corpo e espírito... Às vezes os filhos sofrem por pequenas coisas, que no fundo não fazem tanta diferença, ou até mesmo o que desejam já tem e nem sabem, ou seja, precisa daquele bom papo de pais e filhos que só faz a família se aproximar ainda mais, e criar laços de confiança e afeto.

E por ai, como é a conversa em família, desses e outros assuntos que as vezes fogem do nosso controle?
Comenta ai.
Ah, antes de finalizar preciso revelar a pergunta no começo do texto (rs), eu sou a sorridente da foto, com saia azul tipo jeans, blusa e meia branca.
Beijos e até a próxima.
Ju.


4 comentários:

  1. Amiga, nem precisava se identificar, descobri logo pelo sorriso...
    Linda e sorridente!
    E que delícia de postagem... lindo ver os primos crescendo juntos, sendo companhia um para o outro, isso é maravilhoso!
    Aqui como vc sabe tb temos o primo nessa mesma diferença de idade... e a brincadeira é a ordem do dia sempre que estão juntos, acho maravilhoso essa convivência.
    Aqui tb me perguntou sobre irmãos... importante a gente conversar com eles né.
    bjs,Cris

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!

    Identifiquei você na foto, de primeira! Linda!!

    Houve uma época que foi questionado aqui também o ter irmão ou irmã. Expliquei que cada família tem o seu tamanho. E a nossa era assim! Foi super tranquilo e passou a fase.

    É isso amiga, "quem se comunica, se explica".

    Beijo e feliz semana!!!

    Re e Laura

    ResponderExcluir
  3. Acho essa relação com os primos muito boa. Eu tinha primas da mesma idade e éramos muito amigas. E meu filho tem essa boa relação com as primas. Realmente parecem irmão. Brigam, brincam e sentem falta um do outro. 😘

    ResponderExcluir
  4. Também venho de duas famílias grandes e cheias de primos, convivemos muito e tenho grandes amigos/primos e vejo minhas filhas crescendo e cultivando um lindo relacionamento com os primos, o que me deixa muito feliz.

    ResponderExcluir