Projeto Sessão Azul.



O projeto Sessão Azul busca abrir espaço dentro do entretenimento, uma adaptação para pessoas e famílias com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo).

A Sessão Azul é uma forma de proporcionar a inclusão sociocultural e lazer adaptados, como: sessões de cinema e teatro, passeios em aquários, realizados em diversas cidades brasileiras.

A iniciativa do projeto e de seus idealizadores é toda baseada em anos experiências, ouvindo as pessoas e familiares com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA).

Após anos escutando, observando e vivenciando experiências de famílias de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), identificamos vários casos em que familiares deixavam de ter um maior convívio social por receio ou, em algumas circunstâncias, até mesmo vergonha da reação do autista em situações que para ele talvez não sejam tão confortáveis.
Algumas delas, como ir ao shopping, restaurantes, festas ou ao cinema, aparentemente tranqüilas para quem não sofre de TEA, podem ser bastante incômodas para os autistas. (Carolina Salviano de Figueiredo - Psicóloga; Bruna Manta - Psicóloga; Leonardo Bittencourt Cardoso – Apoio e Auxílio ao Projeto).

Pensando em uma forma de acolher e levar um pouco de diversão para as pessoas e famílias com TEA, por identificar a falta de alternativa de lazer no Brasil que atenda esse público, e inspirados na iniciativa do CineMaterna, os fundadores criaram e organizaram “principalmente as sessões de cinema”, em um ambiente customizado que torna muito mais confortável a experiência de ir ao cinema. 

Em um ambiente totalmente pensado e planejado para atender as necessidades das pessoas com TEA, e com profissionais e voluntários preparados para acolher a todos, o projeto “Sessão Azul” foi criado e tem alcançado várias cidades do Brasil.

Durante toda a exibição do filme, a sala de cinema ficará com as luzes acesas, o som ficará mais baixo e a platéia poderá andar, dançar, gritar ou cantar à vontade. Não serão exibidos trailers comerciais - a menos que já façam parte do filme.


Inclusão também é diversão.

Para maiores informações do Sessão Azul e saber da programação de outras cidades, acesse o site: https://www.sessaoazul.com.br/

O projeto também está nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Os organizadores pretendem alcançar o maior número de espaços possíveis, espalhados pelo Brasil, mas é um trabalho de formiguinha que precisa de parcerias e voluntarismo. Para maiores informações, acesse o site.

Juntos somos mais!
Beijos e até a próxima.
Jú.

4 comentários:

  1. Oi Ju!

    Gostei muito desta notícia.

    Quanto ao som mais baixo e a não exibição de trailers comerciais, agradaria inclusive a mim e Laura. Pois, a algum tempo desgostamos do cinema por isso.

    Beijo e feliz semana!

    Beijinho no Vítor!

    Re e Laura

    ResponderExcluir
  2. É muito bom ver que a nossa sociedade começa a perceber e se modificar, mesmo que aos poucos, para atender a todos.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse projeto, mas adorei que se inspiraram no CineMaterna. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  4. Ju, que Demais esse projeto!
    Super bacana você está divulgando! Vou compartilhar lá no Facebook amiga.
    Bjs, Cris

    ResponderExcluir