Ler é brincar! Convide a criança para brincar!



Pode observar, não surte efeito à palavra: “sai do celular ou larga esse tablet”.
Mas existe uma reação positiva a esse convide: “Vamos brincar”?

Eu sei, existem as fases ociosas na infância, mas a verdade é: ter companhia para brincar é muito melhor!

Nessas férias de julho o Vitor fez várias coisas diferentes, foi bem equilibrado seus dias entre passear, viajar e brincar.

O Vitor vai completar 8 anos de idade, e nessa fase eu percebo que as crianças (principalmente os meninos), brincam bem mais com vídeo game, porque já estão mais ligados e atentos nos jogos e como passar de fase.

Mas também percebo que gostam muito de brincadeiras ao ar livre, como jogar bola e todas as brincadeiras disponíveis, como pega-pega, rouba bandeira, queimada, caça ao tesouro, etc. Por isso estamos investindo na viagem em pousadas e hotéis com recreação, porque a diversão ao ar livre é garantida! Aqui no blog na aba “Tem Também”, tem dicas de viagens, passeios, parques, para fazer com a criançada... Confere lá!

O mês é de férias, então deixo brincar livre no vídeo game que é a atração do momento e da fase (idade), porém sempre com supervisão... 

Mas como em todas as férias, eu sempre apareço com uma proposta para brincar.
E o meu convite para brincar nesse restinho de férias é fazer a leitura (juntos) do livro: "O Pequeno Príncipe na versão Pop-Up".


Ler é Brincar. Convide a criança para brincar.

O livro O Pequeno Príncipe em formato Pop-Up tem ilustrações que parecem saltar do papel. Olha que bacana as fotos que tirei do livro, o Baobá é enorme, e o Vitor falou que parece imagem 3D (risos), e as imagens são muito lindas.

O clássico traz o texto na íntegra, e por ser um livro interativo, em uma versão comemorativa podemos dizer assim, tem um preço mais elevado, porém vale cada centavo. 
E pesquisando na internet tive uma boa surpresa! Encontrei um preço bem acessível, pelo produto incrível. Clique aqui na Saraiva e vai direto para o link do produto.

Esse livro é meu, eu comprei em 2008 e já tem 10 anos. Para manter intacto eu deixei guardado dentro do plástico que veio, para não pegar pó e não amarelar.

Já tinha mostrado o livro uma vez para o Vitor, quando ele era menor, e depois voltei a guardar. Agora que ele está maior a leitura é bem prazerosa, a gente interage com os pop-up, o que anima a criança prestar atenção na história, e saber o que vai acontecer...

Quando eu peguei o livro e convidei o Vitor para a leitura foi uma alegria imensa, porque ele lembrou ter visto o livro... É um livro diferente e muito chamativo, tem capa, tem 25 cm de altura, 4 cm de profundidade e 64 páginas, ou seja, não tem como não lembrar! 
A história é completa, então fazemos a leitura um pouquinho por dia. 

Recomendo demais essa brincadeira, porque ler é brincar tambémA minha recomendação é que a leitura seja feita gradativamente, e a idade ideal é a partir dos 7 anos, porque a criança já sabe ler ou está começando, e essa interação em família e com a leitura é maravilhosa. Gostou da dica? O livro é bem bacana, não é... Comentai ai... E você, o que tem feito para interagir e brincar mais com os filhos, e tirar eles um pouco das telas de vidro? 

Lembrando, que o convite para brincar vale qualquer coisa, ou seja, brincar no parque, ir à cozinha e preparar uma comida diferente, jogar uma bola, dar uma volta no bairro brincando de “elefantinho colorido que cor”, enfim, vale explorar a imaginação. 

Só não vale deixar a criança esquecida nas telas de vidro!
Beijos doces, até a próxima.
Ju.

2 comentários:

  1. Oi Ju e Vitinho!

    Brincar é sempre um ótimo convite! Coisa de gente saudável, não pode faltar.

    Ainda mais com o livro do Pequeno Príncipe. Temos também em casa, o nosso é de colorir! Lindo também.

    Bom restinho de férias para vocês. Aqui retornarmos às aulas no dia 30.

    Beijos carinhosos!

    Re e Laura

    ResponderExcluir
  2. Equilíbrio é tudo, Ju! O Vinicius também tem esse livro lindo!

    ResponderExcluir