Ações de Sustentabilidade na Escola – UNESCO.

Eu acredito muito nos projetos e incentivos que iniciam na escola, porque lá é um meio de aprendizado para a vida também!

Por isso sempre trago e compartilho projetos bacanas da escola do Vitor, a fim de espalhar semente do bem... E quem sabe servir de exemplos para ser levado a outras escolas também...

E um projeto e ação a sustentabilidade muito legal que tem por lá, é o Papa Esponja e o Papa Pilha.

Papa Esponja.
Para deixar o planeta mais limpo, a “Scoth-brite” juntou-se a “Terracycle” para criar um programa de reciclagem de esponjas de limpeza de uso doméstico.
E o colégio aderiu à ação e recebe doação de esponja “velhinha”, de qualquer marca, porém a recomendação é que seja entregue sempre “a esponja seca e sem resíduos”.
Esse material que seria descartado incorretamente, prejudicando o meio ambiente, virando apenas lixo, agora tem novo destino... As crianças e jovens podem levar e descartar as esponjas no Papa Esponja. As esponjas são recolhidas e enviadas ao “Terracycle” para ser transformada em novos produtos, que vão desde bancos de jardim reciclados até mochilas feitas com a técnica “upcycle”.

Papa Pilha.
As pilhas e baterias de uso doméstico apresentam um grande Perigo quando descartadas incorretamente.
Por isso o colégio criou o personagem Papa Pilha, com o incentivo e objetivo de descartar as pilhas e baterias de modo correto.

São projetos e incentivos positivos, não acham?

Todas as esponjas aqui de casa eu separo, tiro os resíduos e deixo secando no tampe, para seguir as recomendações e o Vitor participar, aprender que toda ação depende da colaboração e união de todos.

Na foto logo abaixo é o braço do Vitor colocando a esponja no Papa Esponja.

 Papa Pilha. Papa Esponja
 A gente fala que o robozinho do colégio está com fome e a comida são as esponjas (risos), ai então eu separo as esponjas e o Vitor da comida para o robô.

E seguimos a mesma linha de pensamento e ação com as pilhas e baterias para descarte.

Os robozinhos Para Esponja e Para Pilha, estão localizados logo na entrada do colégio. Facilitando a visualização dos alunos e sempre relembrando da boa prática de descarte dos materiais, contribuindo assim para a sustentabilidade do planeta.

O colégio faz outras ações e campanhas positivas durante o ano todo, como recolhimento de roupas e mantas em épocas de frio, em datas comemorativas faz recolhimento de brinquedos e chocolates para doação em instituição, recolhimento de eletrônicos para descarte, a fim de contribuir com descarte correto e diminuir a poluição do meio ambiente. Enfim, o colégio trabalha e apóia ações positivas e do bem.

Se você está lendo esse texto, fique a vontade para compartilhar a ideia e espalhar mais ações e projetos do bem.
Beijos e até a próxima.
Ju.

3 comentários:

  1. Oi Ju, bom dia!

    Sao admiraveis mesmo estas açoes simples, mas tao importantes.

    Principalmente das pilhas e baterias, que sao dificeis para descarte.

    Beijo grande para voces!

    Desculpe a falta de acentos nas palavras. Estou numa Lan house.

    Mais beijos!

    Re e Laura

    ResponderExcluir
  2. Realmente muito bacana esses projetos! Escola não ensina apenas dentro da sala de aula. O exemplo é fundamental!

    ResponderExcluir
  3. Ju, que bacana esse projeto da escola!
    Estão de parabéns!
    Amei os robozinhos, papa espoja é pilhas! Ensinar assim é mais divertido!
    Bjs, Cris

    ResponderExcluir