Livro Infantil: Zekeyê vai à escola. Empréstimo da biblioteca da escola voltou.



As aulas começaram e agora as leituras retomam com força total, e com algumas mudanças...

O segundo ano (ensino fundamental) continua com os empréstimos de livros da biblioteca da escola, porém com um prazo maior para a criança ler e ficar em casa, porque os livros daqui para frente têm a tendência de ser maior em comparação com as leituras do ano passado.

Esse ano a turma pega o livro na segunda-feira e fica a semana inteira e devolve na outra segunda, ou seja, tem uma semana inteira para ler o livro, contando com o final de semana que tem o tempo livre. Cada ano que passa, as categorias de livros e leituras vão mudando, aos poucos vão aumentando os livros, ou seja, são livros com número de páginas maiores.

Outra diferença é que esse ano eles terão carteirinha, e em caso de esquecimento, pagam 1 real por cada dia de atraso. As responsabilidades e compromissos vão aumentando a cada ano.

Nossa primeira leitura do ano foi o livro Zekeyê vai à escola, da autora Nathalie Dieterlé.

Já estava esquecendo, tenho mais uma novidade, o Vitor já sabe ler, mas ainda ele me deixa ler para ele, ele também lê para mim, e vamos seguindo juntinhos enquanto a infância permitir (risos). E eu vou aproveitando porque logo essa fase passe e acaba, não é pessoal?

Agora vamos para a leitura, e prometo ser breve (risos).

O Zekeyê é um menino que vive uma vida bem simples, parecida até com os tempos antigos, onde as crianças que moravam no interior na zona rural, precisavam andar muitos quilômetros para chegar até a escola.

E como a escola era bem longe, a mãe de Zekeyê sempre orientava o filho sobre o caminho a seguir, sem se desviar, para não acontecer nada de ruim...
O caminho era longo, duas horas de caminhada, e no meio do caminho tinha a avô Bambu que o aguardava passar na ida e na volta, para reforçar as orientações e matar a saudade do netinho.

Na ida Zekeyê se distraiu brincando com os macacos, e por isso chegou na escola atrasado. O professor ficou furioso e com intuito de penalizar o aluno, fez uma pergunta para Zekeyê logo no inicio da aula, mas ele respondeu muito bem ao usar como referência para resolver a pergunta, as brincadeiras com os macacos, e foi elogiado e aplaudido por todos.

Na volta para casa Zekeyê se distraiu com os barulhos da floresta, e a curiosidade o fez entrar na savana, lugar perigosíssimo por ter animais de todos os tipos, e no meio da savana ele encontra pássaros em perigo e seu coração fala mais alto e decide ajudar os pássaros...


No final tudo deu certo, e com essa história a gente aprende e reforça que tudo vai bem quando a gente pratica o bem! Porque mesmo nós adultos ou as crianças quando se desviam dos caminhos corretos, mas o coração é bom e sem maldade, as coisas dão certo mesmo estando nos caminhos errados. Lógico que devemos fazer as coisas certas, mas no caso da historinha de hoje, Zekeyê é uma criança pura e inocente, e mesmo sendo atraído por sua curiosidade, tudo ficou bem...

É como se a natureza e Deus enviasse seus anjos para ajudar, socorrer e livrar do mal... Zekeyê é um bom menino e se desvio do caminho por ser criança, por distração e inocência, curiosidade, e mesmo as pessoas e coisas ruins aparecerem em seus caminhos para prejudicá-lo, tudo deu certo porque o seu coração é puro.

Esse resumo eu que fiz, com minhas interpretações. Que história encantadora, super recomendo. Vamos seguindo com nossas leituras durante o ano, e eu trazendo todas que forem possíveis aqui para o blog.


Beijos e até a próxima.
Ju.

3 comentários:

  1. Ju,

    Uma leitura encantadora e a pureza das crianças, sempre tem muito a nos ensinar.

    Tantas mais leituras vêm por aí, que delícia!!!

    Beijo!

    Re e Laura

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju e Vitor, bom dia!

    Gracinha de leitura. Como não se encantar com a natureza que nos convida àquela parada? Sim, o coração da criança é muito puro que o leva a desviar de vários caminhos, mas vale a lição do livro em ser obediente para não acontecer nada errado, além de lembrar que obedecer os pais é sempre respeitoso e o melhor caminho...
    Que bom que deu tudo certo com ele rs

    Pegar livros na escola é muito legal. Esse ano Maria tb está com carteirinha. Lá também as coisas mudaram. Esse ano ela já pegou livrinho lá...
    Tomara que Vitor descubra ótimos livros!

    E sim amiga, daqui uns tempos eles estão lendo sozinhos, aproveite! Maria lê tudo sozinha, principalmente os grandões rs, mas vez ou outra ainda leio pra ela..

    Beijos e lindo dia

    Te e Maria ♥

    ResponderExcluir
  3. Uma bela iniciativa de emprestar os livros na escola para ler por uma semana. Começamos ontem os empréstimos, tbm devolvem na segunda, quando eles estão bem melhores na leitura vou acrescentando a quantidade de livros por semana

    ResponderExcluir