Ensino fundamental. Nova etapa, hora de se organizar.



O primeiro ano ainda fazia parte da grade infantil.
A partir do segundo ano tudo é diferente literalmente.

Pouco parque e diversão, muito aprendizado e estudo, e é chegada a hora de aprender sobre organização.

Do segundo ao quinto ano é “Fundamental I” e do sexto ao nono ano é “Fundamental II”.

São muitas mudanças e a melhor coisa a fazer é aprender tudo sobre as novas mudanças, e junto com os filhos identificar e administrar diariamente essas mudanças na rotina.

No começo não tem jeito, os pais vão cobrar, perguntar, fazer junto, verificar se está certo diariamente... Isso tudo faz parte, porque é um processo continuo e constante, que precisa de paciência e consistência.

Mudanças:

- Agora as crianças podem comprar livremente na cantina, então precisa orientar sobre o dinheiro e a alimentação adequada e saudável na escola. A lancheira pode continuar normalmente.

- Todos os dias terão aulas diferentes. Então a criança precisa aprender a criar o hábito de todos os dias verificarem a grade de horários e ver qual matéria é a do dia, para colocar os livros corretos na mochila e retirar os livros e matérias que não vão usar. Verificar qual lição é para o dia seguinte e qual lição é somente para a próxima aula da matéria. É Organização” mesmo!

- A mochila já não tem mais condição de ser de costas, devido ao número de livros e cadernos. Fiz um post com algumas sugestões de voltas as aulas aqui.

- Nas aulas de ciências terão de usar jaleco, e tem outras exigências para evitar acidentes. Caso as orientações não sejam cumpridas, as crianças não participam da aula.

- Se tirar férias no período de aula, terão que arcar com faltas e acumulo de lição de casa após retorno das férias.

- Se perder prova sem justificativa médica (por exemplo), terá que pagar para ter uma nova prova.

- Esse ano literalmente terá notas, faltas e provas, ou seja, evite faltar a não ser quando estiver realmente doente.

- Os livros de leitura começam a aumentar de tamanho.

- Na biblioteca da escola agora tem carteirinha, ou seja, se atrasar a devolução do livro paga multa. Nós nunca atrasamos os empréstimos do ano passado, mas a partir do segundo ano tem essas regras para seguir e cumprir.

- Se atrasar para chegar à escola, dependendo do horário perde a primeira aula.

Citei algumas mudanças mais significativas na rotina, que requer atenção, adaptação e organização, mas com certeza tem muito mais mudanças, a cada ano que passa, em vários sentidos...rs

São várias mudanças que precisamos ensinar e ajudar os filhos adaptar na vida e na rotina, explicar e todos os dias acompanhar essa organização diária, para futuramente praticarem sozinhos.

Lógico que é um trabalho de formiguinha, por exemplo, esse ano eu vou acompanhar, orientar e observar diariamente o Vitor. Vamos fazer juntos, vamos descobrir qual a melhor rotina de horário para se organizar e poder aproveitar o tempo livre, para no futuro ser algo automático, sem estresse e cobranças...

Tudo na vida é conversa, é ensinar sobre ações e conseqüências, é ensinar sobre escolhas, caminhos...

Essa organização escolar é uma base para uma organização de outras coisas como, brinquedos, roupas, horários, esportes, compromissos, trabalho (futuramente)...

Esse é o nosso papel como pais, orientar, dar o suporte, mostrar as opções, caminhos, responsabilidades, compromissos e conseqüências das escolhas...  

É isso ai, borá seguir em frente para mais uma etapa, novos desafios.
Beijos e até a próxima.
Ju

4 comentários:

  1. Oi Ju e Vitinho!

    Sucesso nesta nova etapa do crescimento do Vitor. É tão bom seguir com os filhos a cada nova fase. Um privilégio!

    Beijos carinhosos!

    Re e Laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Re, falou tudo, um grande privilégio acompanhar de pertinho os filhos...
      Obrigada pelas palavras...
      Os filhos estão crescendo, e junto novas etapas, e graças a Deus por isso.
      Bjs carinhosos para vcs.
      Ju

      Excluir
  2. Oi amigos, toda mudança exige algum tipo de comportamento maior ou diferente.
    Praticamente tudo que você citou, aqui também faz parte. São regrinhas indispensáveis para uma boa organização e convivência escolar.

    Por enquanto é realmente necessário um acompanhamento nos deveres e organização, mas rapidamente vão se soltando. Hoje, Maria faz suas tarefas sozinha e quase não precisa falar, pois já se preocupa em não levar nada sem fazer. 6º a responsabilidade é enorme.
    Arruma sua mochila, faz seus deveres sozinha. Mas sempre falo com ela que se houver dúvidas, só nos chamar.

    E como a gente sabe se está indo tudo bem, sem ter que verificar muito, com o retorno das notas, do aprendizado e dos professores. Caso haja uma falta em dever ou algo assim, logo a escola já notifica.

    Mas perguntar se está tudo certinho será sempre a melhor opção...

    Deus abençoe essa nova caminhada Vitinho... Como digo pra Maria, não deixa acumular tarefinhas, assim ficará sempre tranquila. :)

    Beijos e queijos

    Tê e Maria ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mudanças que vão complementando as rotinas e aprendizados, e juntos vamos ajudando a compreender...
      Um trabalho de formiguinha que no futuro eles mesmo vão dando continuidade, e a gente vai só acompanhando de pertinho, porque na verdade os filhos adoram ver os pais pertinho...

      Aqui é igual, a escola sinaliza antes em caso de problemas, dificuldades, para não deixar acumular...

      Deus acompanhe nossos tesouros nessa nova jornada...
      Bjs
      Ju

      Excluir