Coragem. Poesia de Anne Sexton.

Coragem. Poesia de Anne Sexton.
Filme "O Mínimo para Viver"
Poesia de Anne Sexton.

CORAGEM
É nas pequenas coisas que o vemos.
O primeiro passo da criança,
tão incrível como um terremoto.
A primeira vez que você andou de bicicleta,
desequilibrando-se pela calçada.
A primeira surra, quando seu coração
saiu sozinho em viagem.
Quando o chamaram de bebê chorão
ou pobre ou gordo ou maluco,
e o tornaram um completo estranho,
você bebeu aquele ácido
e o ocultou.

Mais tarde,
se você enfrentou a morte das balas e bombas,
não o fez com um estandarte,
mas apenas com um chapéu para
cobrir seu coração.
Você não afagou sua fraqueza
embora ela estivesse ali.
Sua coragem era um carvão
que você continuou engolindo.

...
♥ ♥ ♥

Essa poesia é da autora americana Anne Sexton, e foi publicada após sua morte. É uma poesia bem triste, mas precisava publicar e trazer uma reflexão sobre o assunto.

Eu descobri essa poesia assistindo ao filme "O Mínimo para Viver", original da Netflix, e fiquei muito tocada e chocada quando essa poesia foi declamada por uma das garotas, que estava hospedada em uma casa de tratamento de pessoas com algum distúrbio, tal como a "Anorexia". Fiquei curiosa e fui pesquisar a poesia na internet.

Dizem que todo artista sempre reflete em suas obras o que tem na alma, e eu concordo, porque a poetisa Anne, é conhecida principalmente pela sua poesia de forte pendor confessional, através da qual abordou temas como a depressão de que padecia, entre outros assuntos... E se você pesquisar, encontrará lindas fotos de Anne, ou seja, por fora aparenta bem, mas por dentro nem tanto assim...

Percebo que todos nós, independente de artistas ou não, só podemos dar aquilo que temos dentro da gente! E no caso do filme é possível perceber o quanto as pessoas estão doente não somente no externo (muitas tem anorexia), mas principalmente na alma. 

E pensando sobre o assunto do filme, e na poesia, veio a minha mente o que Deus nos ensinou: Vós sois o sal da terra e a luz do mundo. (Mateus 5.13-14)

O mundo está cheio de violência verbal e física, e percebo que as pessoas estão doente na mente e na alma. Falta olho no olho, tempo de qualidade, abraços demorado, ouvidos atentos, empatia, acolhimento, palavras de carinho, entusiamo e motivação.

É do ser humano julgar aparência, se iludir com grandes ambições projetadas nos filhos e na própria vida, e quando nada do que foi idealizado se realiza, vem a frustração e a depreciação, a tristeza, palavras pejorativas, e a depressão.

O mundo precisa despertar, sair da matrix, e dar importância para o SER e não o TER, o aparentar...

A poesia é triste, o filme é bem chocante, mas ambos refletem bem a vida como ela é, e está ai para nos despertar, para refletir... Falar sobre coragem é complicado, porque cada pessoa tem seus enfrentamentos internos, e ter coragem de falar das suas dores é ter muita coragem, e acima de tudo um pedido de socorro. Acolha as dores alheia e não as despreze, policie suas palavras, porque toda palavra pode gerar vida ou morte, elevar ou destruir um ser humano... 

Lembre-se, nem todas as pessoas conseguem enxergar seu próprio valor, então espalhe amor, a semente do bem, vamos ser essa luz e sal na terra! 

Eu trouxe aqui para o blog, apenas uma parte da poesia de Anne Sexton, mas você encontra a poesia completa e traduzida aqui no blog do Rodrigo Madeira (link aqui).  

Beijos e até mais...
Ju

4 comentários:

  1. Ju,

    A depressão tem sido o mal do século. Muito triste, pois aparentemente a pessoa não tem nada, mas sente tudo. E, por vezes, não tem a fé necessária para acreditar na vida. Por isso, somos influenciadores do bem, ou pelo menos devemos ser. Pois o mundo precisa de pessoas que espalhem o bem. Já que o mal está cada vez adoecendo mais as pessoas.

    Preciosa reflexão, você nos traz.

    Beijos carinhosos!

    Re e Laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Re, aqui no blog.
      Sim, muitos sofrem e precisam desse acolhimento, de gestos de carinho, não é verdade...
      Um grande beijo para vcs,
      Ju

      Excluir
  2. Ai Ju... bem triste a poesia... e como precisamos de cuidados um dos outros.
    Faz bem ser cuidado e mais ainda cuidar.
    bjs, Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Cris, bem triste...
      Com certeza precisamos ficar mais atentos aos que estão ao nosso redor...
      Bjs
      Ju

      Excluir