A luta da Psicóloga Aline Borges, contra a endometriose e um câncer de mama, não foram motivos suficientes para desistir da maternidade.

Psicóloga que lutou contra a endometriose e enfrentou um câncer de mama durante a gestação comemora o primeiro dia das mães ao lado da filha
www.mae.med.br

Tudo começou com um aborto espontâneo. A Psicóloga Aline Borges de Araújo procurou um médico para investigar as causas do problema e descobriu que a endometriose a impedia de manter uma gestação. Fez logo um procedimento cirúrgico, mas não sabia que esse era apenas o primeiro obstáculo de um longo caminho até a maternidade. Quando estava no 4º mês de gestação, ela descobriu o câncer de mama. O tratamento foi feito durante a gravidez. Aline fez quimioterapia e quando estava com 34 semanas precisou realizar um parto prematuro para dar seqüência ao tratamento e não colocar em risco a saúde do bebê. Depois do parto, continuou o tratamento contra o câncer. Enfrentou novas complicações, precisou fazer mais uma cirurgia, teve dificuldades de cicatrização e agora faz radioterapia. 

Mas nada disso tirou dela a vontade de comemorar o primeiro dia das mães com a filha.

“O importante é que mesmo depois de todos esses obstáculos, a Ana Victória está comigo, ela completou 11 meses e é uma menina linda e muito saudável", afirma a mãe Aline, emocionada.

A equipe da clínica Mãe, especializada em Reprodução Humana, esteve sempre ao lado de Aline e acompanhou cada etapa do processo.


A especialista em Reprodução Humana, Dra. Paula Fettback, diz que fez o diagnóstico da endometriose e que o câncer foi descoberto num auto-exame. 

“A Endometriose está entre as principais causas da infertilidade feminina. O Câncer de mama, não. Mas há um risco grande de infertilidade após a quimioterapia. Durante a quimioterapia não é aconselhável a estimulação da ovulação. Por isso o mais indicado para a mulher é fazer a criopreservação para armazenar os óvulos saudáveis antes do tratamento", explica a Dra. Paula.
 

O que é Criopreservação

A Criopreservação ou Congelamento de embriões é a técnica mais consagrada de preservação da fertilidade. Óvulos obtidos usualmente através de estímulo ovariano são fertilizados em laboratório e os embriões resultantes são congelados. As taxas de gestação, fruto de embriões congelados, se aproximam daquelas resultantes de embriões transferidos a fresco (não congelados).

“ A principal desvantagem da fertilização prévia do óvulo é que ela não possibilita à mulher definir posteriormente o “pai biológico” de sua prole. Isto é, a mulher que realizará esta técnica deve ter um parceiro já definido ou utilizar esperma doado”, esclarece o especialista em Reprodução Humana, Dr. Alfonso Massaguer, diretor responsável pela clínica Mãe de Medicina Reprodutiva.

* Doutor Alfonso é Médico pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Ginecologista e Obstetra pelo Hospital das Clínicas e Especialista em Reprodução Humana pelo Instituto Universitário DExeus – Barcelona. Dr. Alfonso é diretor clínico da clínica MÃE (Medicina de Acompanhamento Especializado) especializada em reprodução assistida. Membro da Federação Brasileira da Associação de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), das Sociedades Catalãs de Ginecologia e Obstetrícia e Americana de Reprodução Assistida (ASRM). Também é diretor técnico da Clínica Engravida e autor de vários capítulos de ginecologia, obstetrícia e reprodução humana em livros de medicina.

É Médico pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Ginecologista e Obstetra pelo Hospital das Clínicas e Especialista em Reprodução Humana. Dr. Alfonso é diretor clínico da MAE (Medicina de Atendimento Especializado) especializada em reprodução assistida. Membro da Federação Brasileira da Associação de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), das Sociedades Catalãs de Ginecologia e Obstetrícia e Americana de Reprodução Assistida (ASRM). Também é diretor técnico da Clínica Engravida e autor de vários capítulos de ginecologia, obstetrícia e reprodução humana em livros de medicina.
♥ ♥ ♥
Aproveito a oportunidade para convidar a todas as mamães, que desejam compartilhar as suas histórias de amor, lutas, vitórias, batalhas pela maternidade. Convido também as mamães dos partos de coração. Sua história é muito importante, e pode incentivar e inspirar outras mamães que desejam adotar.

Venha compartilhar sua história, e ajudar outras mamães a lutar pelos seus sonhos, não desistir e se inspirar nas lindas histórias de amor.

Beijos e fiquem com Deus, até mais,
Com carinho,
Ju

4 comentários:

  1. Oi Ju!

    Que luta desta mãe... mas graças a Deus, ela superou. Escolheu bem o nome da filha, pois ela é uma vitória!

    Beijo!

    Re e Laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re, tudo bem!.
      Verdade, uma luta, mas graças a Deus tudo fico bem... E a linda Ana Victória veio para confirmar essa linda história de amor, de maternidade...

      Re, aproveitando...
      Deixo meu convite para você.
      Se um dia quiser, ou desejar, compartilhar sua história, fica a vontade...
      Seria um prazer ter vc inspirando outras mamães, por aqui... :)

      Se um dia você quiser compartilhar a chegada da Laurinha conosco, ficaria feliz... É apenas um convite, fique a vontade.

      Um beijo enorme, desejo uma semana abençoada...

      Ju

      Excluir
  2. Ju, que luta dessa mãe!!
    E que final lindo e emocionante!
    Ela é uma guerreira e com certeza vai inspirar outras mulheres...
    bjs, Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Cris.
      Muita luta, mas com um final abençoado.
      Com certeza é inspiração para outras mães e mulheres...
      Obrigada pelo comentário.
      Bjs
      Ju

      Excluir