Livro: Os Sambas dos Corações Partidos.


Faz tempo que a Saraiva enviou o livro Os Sambas dos Corações Partidos, autora Maria Tereza Maldonado, mas só agora que consegui ler.
Mas também quando peguei o livro, acabei em menos de um mês, lendo quase todas as noites, porque o livro é tão gostoso de ler, que não da para parar...

Maria Tereza Maldonado é Mestre em Psicologia Clinica, atua como consultora nas áreas da “saúde e educação”, é uma das autoras nacionais mais requisitadas para palestras no Brasil, devido aos diversos livros publicados sobre comportamento, relacionamento familiar, gerenciamento e solução de conflitos familiares e no ambiente de trabalho, entre tantos outros assuntos...

Apesar de o seu trabalho como escritora, palestrante, consultora, ser direcionado a educação, comportamento, relacionamento de pessoas, Maria Tereza também tem livros de assuntos diversos, publicados pela Coleção Jabuti, como: Nos passos da dança, A face oculta, Os Sambas dos Corações Partidos, entre outras obras...

Vamos falar um pouco do livro...

A historia começa com uma jovem com o nome de Juliana (já gostei do nome...rs) recém formada em turismo, que aceita fazer seu primeiro trabalho como guia, de uma turma pequena que viaja com destino a Croácia.

Juliana é muito organizada, determinada e muito detalhista, tanto no trabalho como na vida pessoal.
Ju estava solteira havia algum tempo, e esse era mais um motivo para aceitar o desafio da primeira viagem de trabalho, mesmo sendo tão distante. Apesar de a separação ter sido uma iniciativa dela, Ju não se conformava do ex-namorado não ter nenhum sentimento, seja da falta da companhia, da amizade, do carinho, amor... A frieza e indiferença do ex incomodavam muito a Ju, e a deixava muito triste, inconformada com tanto desamor...

Durante toda a viagem a Croácia, Juliana relatava seus anseios, medos, dificuldades e também as belezas e curiosidades por cada lugar que passava, para sua irmã Carol.

Um dos locais que Juliana e a turma que estava guiando na viagem passaram, foi o Museu das Relações Terminadas, o que serviu de inspiração para um trabalho de escola da Carol.

A professora da Carol avisou que estudariam museus, monumentos, cidades históricas e Patrimônio Cultural Imaterial, e pediu para a turma formarem grupos para pesquisas e trabalhos em casa, para futura apresentação em sala de aula.

Musica, por exemplo, pode ser considerada Patrimônio Cultural Imaterial. 
Inclusive o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Cultural) reconheceu as matrizes do samba carioca como Patrimônio Cultural Imaterial. (pag. 21)
Em 2005, o samba de roda do Recôncavo Baiano foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a UNESCO, como Patrimônio da Humanidade. (pag. 20)

A partir daí, Carol se inspirou na viagem e museu que a irmã visitou da Croácia, na tristeza da Ju pelo relacionamento que havia acabado, mas ainda deixava marcas, e na paixão da avó Analice pelos sambas de roda.
Carol conversou com sua avó sobre todas as suas inspirações, e juntas chegaram aos Sambas dos Corações Partidos.

E toda a historia é assim, enquanto Juliana relatava os locais que conhecia na Croácia, alguns contratempos que passou... Carol, sua turma da classe e a avó Analice faziam a pesquisa por sambas que falavam de sentimentos, tristezas, corações partidos... E toda pesquisa era sempre rodeada de altos papos, lanche e comidas saborosas e caseiras de vovó.

Leitura prazerosa, que não da vontade de parar de ler.
Quando estava lendo sobre o trabalho da Ju, de guia turística, aproveitava para grifar os locais e pesquisar na internet para ver as fotos e saber mais sobre o local... E quando estava lendo sobre a Carol, sua avó e a turma, curtia e me apaixonava relembrando tempos de infância e adolescência, onde minha única preocupação era os estudos, comida de avó...rs

Uma leitura leve e apaixonante.
No final, a Juliana se saiu muito bem em seu primeiro trabalho como guia... O trabalho escolar da sua irmã Carol ganhou destaque na sala de aula, foi muito elogiado. E as letras dos sambas cantados na apresentação do trabalho que teve na escola e citados nos trabalhos acabaram de certa forma ajudando muita gente, porque o samba nada mais é do que sentimentos relados em forma de poesias, e cantados com melodias...

Eu amei a leitura, e só me arrependo de não ter lido antes...rs 
♥ ♥ ♥ 
Exemplo de local maravilhoso, com referência do livro: Parque Nacional dos Lagos Plitvice, na Croácia, é Patrimônio Natural da Humanidade, reconhecido pela UNESCO, e essas são umas das fotos do local. 



O local é encantador e recebe anualmente mais de 1 milhão de turistas, devido a beleza do local. Basta procurar imagens na internet e conferir sua arquitetura natural.

Nesse site http://www.viajenaviagem.com/2016/07/roteiro-croacia-15-dias, eu encontrei todos os locais que Juliana percorreu na historia Os Sambas dos Corações Partidos, e como fiquei curiosa, fui pesquisar na internet e são locais realmente lindos, e no site você encontra vários locais citados no livro.

Recomendo a leitura.

Beijos e ate à próxima.

2 comentários:

  1. Ju bom dia!!! Que lugar maravilhoso que só de olhar dá vontade de ficar ali pra sempre!
    A natureza encanta e restaura...
    E a Ju do livro fez uma viagem encantadora, fui la olhar o site e deu vontade de estar ali tb...
    Gostoso quando a gente lê um livro e flui a leitura.. eu to agarrada em um aqui rs

    Obrigada por compartilhar amiga... adorei a resenha!

    Ahhh .. está uma delícia entrar aqui no blog.. dão uma paz essas cores logo de cara... está muito organizado.. Parabéns amiga..

    beijos

    Tê e Maria ♥

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Ju e Vitinho!

    Então a leitura foi tão completa que teve até xará sua! Ler é bom demais.

    Que lugar maravilhoso para curar qualquer coração partido, quero ir para lá! rsrs

    Beijos carinhosos para vocês!

    Re e Laura

    ResponderExcluir