O desprendimento e simplicidade que o mundo está precisando.


É certo que o mundo está em constante transformação, evolução, mas a essência, os valores, está acompanhando essa mudança, e isso é preocupante. A valorização do TER cresce a cada dia, enquanto a preocupação com o SER está ficando a eira...

Ou seja, tudo acontece entorno do bem material.

Assumindo responsabilidade com o futuro, é responsabilidade de todos nós cidadãos, principalmente pais e mães, que deixarão o fruto da sua descendência no mundo.

Se a gente assumir o compromisso e a responsabilidade de cuidar dos nossos filhos, através da simplicidade da vida, temos a chance de criar filhos mais humanos, menos egoístas e consumistas… Criaremos pessoas que pensam no próximo.

Sinto o peso do desprezo, por assumir a maternidade como um trabalho árduo, difícil, mas necessário para a criação de um ser humano mais feliz, seguro…
Mas mesmo assim, sigo feliz e consciente de estar fazendo a coisa certa, sempre que vejo o primeiro sorriso do meu filho pela manhã, dizendo: “bom dia mamãe, vamos brincar?”.

Pode parecer loucura aos olhos humanos, mas precisamos retroceder, para progredir, para avançar.
Precisamos nos desprender dessa competição insana pelo comprar, ter, fazer... Para dar espaço a simplicidade e calmaria dos dias, da vida...

O mundo está delegando e terceirizando algo precioso, que também é muito perigosa essa terceirização, que é o amor e os cuidados individuais, das crianças.

Estamos anulando e roubando o livre brincar, a livre escolha da infância, por regras e ocupações escolares diárias, em tempo integral...

Os professores não conseguem suprir o amor e atenção individual, que toda criança anseia, diante do número de crianças em sala, e porque também não faz parte do âmbito escolar...

“Temos que nos tornar a mudança que queremos ver no mundo!”, diz Mahatma Gandhi.

Eu quero para o mundo, que as crianças sejam mais amadas, abraçadas, beijadas, e que brinquem muito.
Eu quero um mundo com mais compaixão, solidário, com valores em fé, respeito, humildade, honestidade... Isso tudo é formação de caráter, é um conjunto de características e traços que vão moldando os indivíduos, conforme são criados, são ensinados...

E essa mudança que desejo ver no mundo, depende de mim, por isso estou aqui, cuidando da minha sementinha com todo amor, a fim de que ela ou ele nesse caso, com muita fé e dedicação diária, se torne um ser humano bom, do bem.

A Psicoterapeuta Maria Helena Masquetti, escreveu algo importante neste post aqui, mas quero compartilhar um trecho que gostei muito. Veja:  

- Se o bem-estar e o desenvolvimento das crianças não for prioridade para uma comunidade ou nação, nada mais poderá ser, uma vez que serão elas que tocarão em frente nossa busca de um mundo melhor.

Bom, que tal pensar menos no material, nos desprender dos prazeres momentâneos e nos focar mais na simplicidade dos dias, na educação e cuidados dos filhos em casa?
Só assim faremos um bem enorme para os filhos e com certeza para a sociedade.

E se você quiser entender de qual simplicidade estou falando, recomendo a leitura deste post aqui. Gostei muito do texto, e reflete bem meus pensamentos...
Beijos no seu coração, e até a próxima.

5 comentários:

  1. Oi Ju e Vitinho!

    Uma vez li uma frase que muito me tocou, dizia assim:

    "A simplicidade é o último estágio da sofisticação".

    Nada nos traz mais paz e serenidade do que ser simples. Desejar somente o necessário, superar a nós mesmos e não competir com os outros, dependermos de Deus e não tentar sermos auto-suficientes e por aí afora são os princípios que regem a verdadeira felicidade.

    Vamos juntas, amiga Ju, na contramão deste louco mundo de vaidades. Desta maneira, simples, ensinando os filhos a serem honestos e questionadores desse sistema imposto, mas que não combina com a eternidade.

    Beijos carinhosos!

    Meu e de Laura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re, obrigada pela visita, pelo carinho.

      Obrigada por compartilhar do seu conhecimento, por acrescentar sempre um aprendizado, algo para se admirar, observar, colocar no coração...
      Suas palavras complementam ainda mais este texto, porque concordo plenamente...
      E sim, a simplicidade trás paz e serenidade para os dias... Não que não temos dificuldades, problemas... Temos sim...
      Mas a simplicidade ela trás a paz, porque ela nos liberta, nos deixa mais leve para viver, para caminhar...

      A vida já não é mais pesada, um fardo, uma competição, e sim leve caminhar com Deus... E mesmo em meio as dificuldades, as mãos de Deus, suas palavras, são refúgio para nossos dias...

      Re e Laurinha, Deus abençoe a vida, os corações, os passos e caminhos de vcs, e de toda a família.

      Obrigada pela amizade e palavras de fé.

      Bjs grande
      Ju

      Excluir
  2. Amiga, que texto importante para que possamos parar, refletir e avaliar a forma que iremos viver e educar nossos filhos.
    Sim, concordo plenamente que o caminho, às vezes está sim, no retrocesso, viver na simplicidade, estar mais presente do que dar presentes.
    E momentos que jamais irão esquecer são simplesmente os momentos juntinhos.
    bjs, Cris e Joseph

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Cris.
      Que bom ver vc por aqui, amiga querida.
      Bjs grande
      Ju

      Excluir
  3. Ju minha querida, maravilhoso seu texto e sua indicação que foi inspiração. Eu o li também! E vou te falar, deu até canseira de ler, não da leitura, mas de tanto que é verdade os Mais e Mais embutidos na vida da gente..

    Sim.. simplicidade de vida, de vivência, de interação (como já conversamos), é o que está faltando nessa vida...
    mais conversas sem pressa, mais amor desprendido, menos gastança, mais quintal, terra, brinquedos simples...
    Quando a gente olha pros lados e vê tanta coisa material que temos, dá canseira e vontade de ter uma vida mais simples..

    Vamos tentar buscar. A sociedade infelizmente está aí, esmagadora e nos fazendo correr atrás das coisas, mas nos voltemos para nosso interior e busquemos vida de verdade... na simplicidade e na leveza!

    Um beijo amiga!!!!

    Tê e Maria ♥

    ResponderExcluir