Aonde a mamãe e o papai vão todos os dias?

A vida na infância é como um vôo alto de uma águia, sem pressa para voltar ou descer, e sempre curtindo, admirando e vivendo o melhor da vida.

A vida adulta também tem seus encantos, é maravilhosa, mas é feita sempre de responsabilidade, amadurecimento, ações, atitudes, escolhas, etc.
E o trabalho, o ofício, faz parte da vida adulta, como sobrevivência, independência, oportunidades.

Mas a palavra trabalho, vou trabalhar, para as crianças, de um modo geral é muito vaga.

O que significa “Estou indo trabalhar”, para a criança que escuta todos os dias essa frase?
Nada mais é, do que os pais saírem de casa por um longo período, deixando uma enorme saudade, e retornado mais tarde.

Por isso conversar sobre dinheiro, trabalho, contas para pagar, valores da vida com os filhos, é muito importante. Não é chamar para conversar seriamente, e fazer um enorme discurso ou reunião, mas conversar e falar diariamente, de pouquinho em pouquinho, sobre as coisas da vida. O trabalho dignifica, o trabalho oferece oportunidades de lazer, compras, pagar as contas, diversão...

Eu brinco com meu filho de várias brincadeiras, e uma que ele adora desde muito pequeno, é de lojas, supermercados, de vender e comprar brinquedos. Veja aqui esse post http://goo.gl/FEGEG0, onde explico como falo de valores das coisas, ao meu filho... Brincar é a melhor forma de ensinar, para as crianças.

Na empresa que meu esposo trabalha, todos os anos, em comemoração ao dia das crianças, os pais podem levar seus filhos para passar o dia com eles no trabalho. A empresa contrata monitores para brincar e fazer brincadeiras com as crianças, e têm comida e doces de criança, pula-pula, escorregador e muito mais...

Essa foto é de 2013, quando o Vitor foi pela primeira vez conhecer o trabalho do papai. O Vitor estava com 3 anos de idade, e a carinha de feliz dele, levando uma mochilinha igual a do papai, mas cheia de brinquedos, foi um barato (risos). Nesse dia, meu esposo veio embora um pouco mais cedo, porque passar o dia todo na empresa é muito cansativo para as crianças, quando são pequenas.
Dia de conhecer o trabalho do papai

Aqui é em 2014, o Vitor já estava maior, com 4 anos de idade, e aguentou ficar o dia todo com o papai na empresa. Brincou um pouco na área reservada para as crianças, e depois ficou bastante tempo ao lado do papai.
Dia de conhecer o trabalho do papai

Como meu esposo trabalha com informática, levar e apresentar o trabalho dele para o filho é mais fácil. Tem trabalhos e empresas que não oferecem nenhuma oportunidade dos funcionários apresentarem aos filhos seu ofício, seu espaço de trabalho, o que fazem todos os dias por lá...

Se a empresa não proporciona em nenhum momento, os funcionários levarem e apresentarem seu trabalho aos filhos, então vou dar algumas sugestões e alternativas para que essa oportunidade bacana possa acontecer:

- Quando você tirar suas férias, pegue um dia para fazer essa surpresa aos filhos. Use um período do dia, para ir até a empresa e levar os filhos, mostrar seu local de trabalho, os amigos. Antes, avise e converse com seu chefe que fará essa visita, para não ter surpresas e não atrapalhar as outras pessoas que estão trabalhando também.
- Se você tiver oportunidade, peça para alguém da família levar as crianças um pouco antes, do término do expediente. A esposa, marido, avó ou tia, enfim, alguém de confiança que conheça seu trabalho e possa fazer isso por você. Chegando um pouco antes de o expediente terminar, você consegue apresentar o local para as crianças, e voltar para casa conversando sobre o assunto.
- Se a empresa faz alguma festa ou comemoração na empresa durante o ano, também é uma excelente oportunidade para a criança conhecer o local.
- Se tiver alguma época do ano, que o movimento é mais calmo, e se o chefe permitir, leve as crianças para essa visita.

Importante: Se o seu trabalho oferece perigo, com manuseio de máquina por exemplo, essa visita precisa ser bem acompanhada, sem tirar os olhos da criança. E no caso de escritórios, leve ou ofereça papel e lápis para a criança desenhar ou colorir, enquanto estiver ao seu lado, para não ficar entediada.

Meu sogro trabalha com máquinas, e quando visitamos seu local de trabalho, o meu filho Vitor ficou todo feliz, mexeu em tudo com nossa supervisão, fez várias perguntas, e se encantou com tudo (risos). Com certeza um dia especial para ambos, avô e neto.
Conhecendo o trabalho do vovô

É muito importante para os seus filhos, entender o que é o seu trabalho.
O que você faz lá, como é o nome da sua profissão, onde você fica e o que você faz todos os dias.
Isso é como uma excursão, uma parte da vida que precisa ser explorada e compartilhada de forma lúdica, sem muitos detalhes complicados, mas sim um dia de aprendizado, integração, alegria...

Explique que você tem chefe ou supervisor (se for o caso), na qual verifica seu trabalho, se você vai trabalhar todos os dias, se não falta, se cumpre horário de entrar e sair, etc.

Da mesma forma que as crianças têm horário de entrar e sair na escola, uniformes, e tem a professora e a diretora que são como o chefe, o papai e a mamãe também tem seus compromissos, regras, horários...
Sempre faço esse tipo comparação, para meu filho entender sobre regras, trabalho, compromisso, responsabilidade.

A partir dos 4 anos de idade, a criança já começa a entender melhor esses conceitos e comparações.

Apesar de eu ser agora, uma dona de casa, eu tenho várias funções que compõe uma dona de casa, e toda vez que faço algumas delas, e meu filho me solicita para brincar, eu explico que estou trabalhando, e que quando eu terminar nós vamos brincar. Por exemplo, quando estou fazendo as refeições, ou lavando a louça, eu explico o que estou fazendo, falo que esse é o meu trabalho aqui de casa, que preciso fazer se não ele vai ficar com fome, etc.

Meu filho também sabe que temos um blog, que é meu e dele, e que sempre que posso, preciso escrever e me dedicar ao blog.

Essas conversas, apresentações das situações diárias da vida, ajudam muito a criança minimizar a ansiedade e dúvidas sobre a vida, aonde os pais vão todos os dias.

Eu fico em casa e meu filho quer brincar a todo o momento, mas quando falo sobre a importância de outros trabalhos que faço em casa, ele compreende e espera eu terminar, até que eu possa dar a atenção que ele deseja.

Sou a favor de falar e explicar sobre tudo com as crianças, mesmo sendo pequenos.
Só assim criamos uma cultura de compreensão, entendimento, empatia, ajuda, apoio, etc.
Sem contar, que as crianças amam saber tudo sobre os pais (pai e mãe), sobre o seu passado, do que brincavam, ver as suas fotos da época de criança, saber do futuro, onde trabalham, o que gostam de fazer...

Introduza as crianças no seu dia-a-dia, e veja como é gostoso compartilhar do seu mundo com seus filhos, descubra como eles se interessam por vocês...
Assim criamos um mundo menos individualista, que sabe compartilhar, e assim as crianças não se sentem excluídas, e sim amadas e compreendidas.


Beijos, e até a próxima.

Um comentário:

  1. Amiga, que post maravilhoso, meu pequeno já esteve diversas vezes no meu trabalho, mas eu nunca parei pra explicar para ele assim como vc sugeriu... amei a abordagem e fica de lição pra casa pra mim. bjss

    ResponderExcluir