A importância do sono, na primeira infância.


Não dormir, é algo que deixa qualquer ser humano transtornado, estressado, irritado, sem paciência, o corpo fica cansado e cada vez mais exausto.
E com as crianças não é diferente.

Porém, na infância, a criança não sabe identificar o sono, ou luta e reluta contra o sono.

A criança a partir dos 2 anos, devido seu crescimento, vontade de brincar e interagir com outras crianças e adultos, começam a ficar relutantes para dormir, e isso afeta seu humor, a disposição física e mental, e possivelmente leva as terríveis birras.
O sono é algo extremamente importante na vida de todo o ser humano, principalmente na primeira infância, onde a criança está crescendo, desenvolvendo e colocando suas informações e habilidades em dia.

Segundo pesquisas, no momento do sono, é onde a criança armazena todo seu aprendizado e ajuda no crescimento.
Veja a tabela abaixo, a quantidade de horas recomendadas por especialistas e pediatras, para cada faixa-etária da criança.

A partir dos 18 meses ou 2 anos, algumas atitudes inexplicáveis das crianças, de birras, choros e manhas, é um sinal de cansaço, associados a horas de sono a menos, ou um complemento de cochilo, durante o período da tarde.

Você sabia, que é muito saudável para a criança dormir à tarde, até os 4 anos de idade?
Mesmo sendo o ideal e o recomendado por especialistas, nem sempre é fácil, colocar uma criança a partir dos 3 anos de idade, para dormir um pouco no período da tarde (soneca). Quem tem criança nessa idade, sabe como é difícil a hora do sono, de um cochilo a tarde, ou de ir para a cama...rs

Encontrei alguns textos bacanas, que ressaltam, abordam, auxiliam e que complementam o assunto sono, e da importância do sono na primeira infância.


Espero que os textos auxiliem de alguma forma, e lembre-se: cuide da hora do sono dos bebês e das crianças, porque o sono deve ser sagrado, e não tem nada melhor para começar um dia bem, do que uma noite de sono bem dormida.
E para passeios com boas lembranças e recordações, recomenda-se um preparo antecipado, ou seja, dormir mais cedo na noite anterior, devido a agitação natural, que ocorre com as crianças. Dormir mais cedo, ajuda a diminuir a adrenalina que ocorre naturalmente. E como a criança tem uma tendência de acordar cedo, na tentativa de aproveitar mais o passeio, o ideal é todos irem dormir mais cedo...rs

E uma última dica antes de finalizar o post, é para pais com crianças pequenas (de 2 a 5 anos), que se inicie o processo de dormir, sempre com 1 hora de antecedência, ou seja, se a criança precisa estar dormindo as 9 horas da noite, inicie o processo por volta das 8, para poder ser algo tranquilo e prazeroso para todos.... Comece pelo banho, depois coloque o pijama, em caso de ultima mamada inicie o processo calmamente e aproveite para trocar olhares e cafunés, e por último uma breve leitura infantil, é o ideal para fechar o dia e a noite com chave de ouro.

Beijos, e até a próxima.

Nenhum comentário