5 atitudes valiosas, que devemos ensinar aos filhos.

O que não pode faltar na educação dos filhos?
São tantas coisas, não é verdade?
E muitas atitudes e comportamento, podem futuramente influenciar no caráter e formação dos filhos, por isso precisamos ficar atentos para orientar corretamente, corrigir sempre que necessário.

Quando falamos de educação, ensinamentos, atitudes, comportamento, tudo isso é aprendido, visto e copiado diariamente dos filhos através dos pais ou cuidadores.

Algumas atitudes valiosas precisamos viver e logicamente ensinar aos nossos filhos, nos momentos oportunos, ou seja, principalmente quando um desses fatos abaixo ocorrer.
Ensinar é importante, mas acima de tudo praticar.

1 - Pedir desculpas: Quando cometemos um erro, o correto e honesto é pedir desculpas imediatamente ou posteriormente, se houver oportunidade. Mas não basta pedir desculpas, precisa não fazer mais ou estar arrependido do feito, do ocorrido. Sempre converse sobre essa questão com seus filhos.... Que não basta apenas pedir desculpas por cometer algo de errado, precisamos também não cometer mais o erro.

2 - Não colocar a culpa no outro: A partir do momento que os filhos interagem no meio escolar, onde o convívio é muito grande com crianças e pessoas de diferentes atitudes e comportamentos, muitas das vezes nossos filhos são influenciados ou influenciam outras crianças. Precisamos sempre estar atentos aos fatos, escutar bem as histórias, e percebendo que a culpa ou o erro foi colocado no outro, devemos chamar a atenção imediatamente, dizendo que não pode nunca, colocar a culpa no outro, e que devemos assumir nossos erros. Não importa as consequências, devemos assumir nossos erros e nunca culpar o outro.

3 - Não fingir que nada aconteceu: Às vezes comentemos erros que podem custar muito caro para o outro, tanto em dinheiro (como prejuízo para o outro), como em saúde (causando acidentes ou desastres). Exemplo: Bicicleta que risca o carro do vizinho (prejuízo no bolso); Bola que quebra uma telha (prejuízo no bolso); Coisas espalhadas no caminho, que podem levar o outro a cair ou se machucar (pode causar acidentes). Muitas das vezes somos tentados a fingir que nada aconteceu com medo das consequências, mas ser correto é sempre bom para todo mundo.

4 - Não tentar esconder o erro: Os erros cometidos, cedo ou tarde, sempre aparecem. Mãe, quando quer ser detetive e descobrir alguma coisa, é melhor que o CSI Miami (risos). Manchas na parede, no chão, no sofá, coisas quebradas, entre outros acontecimentos, devem ser avisadas, por pior que seja a insatisfação dos pais ou até das crianças. Não adianta esconder os erros, porque cedo ou tarde aparecem, e falar a verdade é sempre melhor.


5 - Não devolver a agressão recebida: Essa parte é a mais difícil, eu sei. Orientar um filho ou uma filha, para não devolver a agressão, seja ela física ou verbal, é a parte mais difícil (talvez) na questão educação. Porque ninguém quer ver seu filho ou filha sendo agredido (a), xingado ou violentado. Mas acredite, violência gera violência, e nunca vale a pena retrucar uma atitude violenta. Devemos sempre ter a cabeça fria, analisar os fatos, mas a princípio devemos orientar a paz, a conversa, a procurar os mais velhos, professores ou diretor, se estiverem dentro da escola. E até mesmo expressar a insatisfação com a própria pessoa agressora, falar que ficou chateado ou chateada com a atitude do próximo. Devemos sempre buscar o diálogo.

A educação é algo que acontece diariamente e somos o exemplo a todo momento.

Devemos atentar aos acontecimentos diários, as conversas ditas pelos nossos filhos, observar as conversas com os amiguinhos ou com adultos e orientar.
Nunca brigar, castigar, bater, ofender, gritar ou agredir a criança, mesmo que verbalmente, porque se não, o impacto será de medo e não de ensinamento e aprendizado.

A criança não sabe tudo, não tem discernimento de tudo, e a partir dos acontecimentos em sua vida, nós podemos orientar com paciência, atenção e firmeza nas palavras.
Tudo o que a gente faz, tem um retorno, e esse retorno poderá ser positivo ou negativo diante de nossas atitudes.

E isso vale para nós adultos também...
Errar em uma dessas atitudes, não nos faz menos impune por sermos adultos.

Vamos ser exemplos, mas exemplos de bondade, honestidade, caráter, respeito, verdade, etc.

Beijos, e até a próxima.

2 comentários:

  1. Oi Ju!! É isso mesmo, exemplo é tudo e tudo de bom! ÓTimas dicas e fáceis de seguir quando temos boas condutas com os outros, assim passamos diariamente para nossos filhos sem peso, sem dificuldade, já que faz parte do nosso dia a dia, do nosso carater.

    Ser correto é simples e traz facilidade de vida, já o contrário é só problema...

    Ensinar tudo isso que você escreveu aos nossos filhos é ato de amor!!

    Beijocas

    Tê e Maria ♥

    ResponderExcluir
  2. Amiga, são coisas valiosas mesmo que aprendemos na infância, valores que carregamos pra sempre!
    Eu procuro fazer minha parte e sim, eles aprendem com nossos exemplos, nos seguem, imitam... preocupação maior ainda com nossos atos, não é verdade?!
    bjs

    ResponderExcluir