Falar sobre Parto, não precisa ser um assunto polêmico.

Olá pessoal, tudo bem?

Falar sobre parto, sobre a escolha de qual parto a mulher deseja ter hoje, é algo muito polêmico, porque dividi muitas e muitas opiniões.

Inclusive vi e acompanhei um tempo atrás, até artistas serem alvo desse assunto que vem sendo polêmico, sobre a escolha do Parto. Eu li críticas e comparações do parto da Vanessa (Camargo), com a escolha do parto da Sandy, porque uma escolheu normal e a outra cesárea...
Não faz muito tempo assim, as mulheres tinham seus filhos por parto normal, onde faziam poucos acompanhamentos (pré-natal), e chegada a hora, a parteira (mulheres que fazem e auxiliam os partos) chegava até a casa da mulher gestante e ajudava no parto (isso na época das minhas avós). Depois os partos continuaram com o método normal, mas sendo realizados nos hospitais...

Mas com o avanço da ciência, tecnologia, estudos, alguns métodos foram criados para facilitar o parto, minimizar a dor, evitar morte de mãe ou bebê, enfim, a ciência avançou, mas os profissionais da saúde têm usado esse avanço como algo corriqueiro, de uso contínuo e diário, e não como opção por motivos específicos, que envolva principalmente risco de vida da mãe e bebê.

Eu vou contar a minha experiência. Sempre tive a certeza de que faria parto normal, porque sou formada em educação física, e uma das aulas que tive sobre crescimento e desenvolvimento na faculdade, era justamente sobre o corpo humano e sua facilidade e perfeição quanto ao nascimento e desenvolvimento. Minha professora era excelente e sempre dizia como o corpo é perfeito, e assim tem agido desde sempre. Nossa, como essa aula era legal e ficou marcada em minha cabeça. Ela dizia que no momento do nascimento (parto normal), o corpo entende que o bebê saiu (nasceu), e automaticamente o corpo é preparado para a próxima etapa, que é a produção do leite materno. Lógico que nas aulas as palavras e termos eram todos técnicos, mas aqui eu falei de uma forma mais abrangente e simples, e eu fiquei com essa referência linda e positiva, de como um parto normal é perfeito e maravilhoso para ambas as pessoas, mãe e filho (a).

Mas como tudo na vida, tem coisas que são mais contos de fadas, do que possibilidades...
Conversei com o meu médico, e ele não tomou partido, e ai a gente já fica perdida e desanimada, porque segurança é tudo que uma gestante busca, seja com seu médico ou doula (parteira), não é verdade?

E vamos ser sinceras?
Ainda tem chão para a gente melhorar as coisas, e as leis aqui no Brasil, mas bastante coisa tem melhorado com uma grande massa de pessoas trabalhando em prol da vida, dos direitos da mulher.

A gente sabe bem, que tudo é dinheiro, não é mesmo?
Eu mesma sabia, que se de repente quisesse parto normal, teria que aguardar pelo SUS, ou pagar uma grana alta para realizar o parto normal.
Sim, médicos tem cobrado valores altíssimos para garantir as muitas horas disponíveis, aguardando o nascimento no hospital.
Eu tive um sangramento no começo da gravidez, e passei uma noite no hospital, e lá eu pude ver e perceber como as mulheres sofrem muito psicologicamente, antes do parto acontecer.
Existe uma falta muito grande, de sensibilidade e atenção, por parte de alguns hospitais e profissionais da saúde. 
A gestante precisa de informações que lhe tragam segurança, de apoio e auxílio emocional, ajuda, e não de descaso, de Buzina na barriga da mãe, para ver se o bebê está vivo mesmo... (Fato que vi ocorrer com a gestante, que chegou ao hospital, com dores de parto. Dizem que esse procedimento da buzina é usado, quando não se escuta movimentos do bebê, na barriga da mãe).

O que falta mesmo é amor pela vida e pela profissão que exercem (alguns profissionais da saúde), sensibilidade com a mulher gestante, mais informação, porque hoje em dia as mulheres têm apenas uma informação imediata, que é o parto cesárea, que resolve a vida do médico e da gestante rapidinho...

Eu tenho um médico obstetra que confio, por isso não quis me arriscar e começar a procurar por outro, principalmente depois de passar e ver toda a pressão psicológica que uma mulher sofre, quando fica esperando o parto normal pelo SUS.Já ouvi muitas histórias positivas, de pessoas que realizaram o parto normal através do SUS, como também já ouvi e vi pessoas passarem por momentos de angústia e desespero, aguardando o parto normal acontecer...

Existem relatos positivos e negativos em todos os casos de parto, seja parto normal ou cesárea, pelo SUS, convênio ou particular, e de tudo que já vi e vivi, penso que na verdade, o que toda a mulher precisa é se sentir segura e confortável com as informações passadas e as escolhas feitas.... E acima de tudo, o que queremos saber é se o bebê está bem e se tudo está bem, até a chegada do nascimento...

Meu parto apesar de ser cesárea, ocorreu tudo bem, não senti nenhum tipo de dor ou desconforto, e acima de tudo o que mais desejo, é um parto no qual ocorra tudo bem com a mãe e com o bebê, seja ele qual for...
Sou super a favor da escolha do parto, também apoio e sou a favor do parto normal, e torço para que cada dia mais, ele seja acessível para todas as mulheres, sem ter que pagar algo a mais, ou valores abusivos para que ocorra com seu médico de confiança.


Hoje a lei mudou, a mulher pode escolher qual parto desejar ter, e o médico precisa realizar.
Leia logo abaixo, sobre as mudanças na lei, onde a mulher tem o direito de escolha do parto.

Em breve, trarei mais assuntos sobre parto, relatos de parto, doula ou parteiras, e muito mais...
Quer enviar seu relato de parto, dividir suas experiências, angústias, alegrias e sucessos com a gente, com outras mamães?
Vou amar receber sua história e compartilhar aqui no blog.
Beijos,

2 comentários:

  1. Amiga assim como você eu tb queria o parto normal, mas infelizmente não foi possível, por indicação do meu obstetra a melhor escolha era a cesárea.
    Creio que agora com essa mudança na lei e apoio a gestante possamos mudar e caminhar para o melhor para as mamães.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Cris, a maternidade nos proporciona coisas, ideias que jamais imaginamos...
      Aos poucos, vou compartilhando minhas artes, minhas costurinhas...
      Bjs
      Ju

      Excluir