Livro: A Bola – Michele Iacocca.

Olá pessoal, tudo bem?

Esses dias atrás, o meu filho Vitor estava dizendo que gostaria de receber um correio, que estava com saudades de receber correio, e por sorte e carinho recebemos um mimo...rs

Na semana passada, recebemos da Saraiva, através da Camila Ingles, um livro chamado A Bola, de Michele Iacocca.
E veio na hora certa, para a pessoa certa, porque o Vitor adora jogar bola e gosta de histórias.

Nós adoramos o livro e sua proposta, porque é um livro diferente do habitual, ele tem apenas desenhos, figuras, e a gente precisa contar interpretando essas figuras e suas sequências.

Eu achei demais, fazia tempo que não lia um livro interessante como esse.
E além do livro ser fantástico em sua forma de ser contada, o desenrolar da história é maravilhoso, porque estimula a imaginar, criar, pensar, e também a dividir.

Vou contar rapidamente um pouquinho da história.
O menino ganha a bola de presente de seu pai, e ai começa a desfrutar do presente...
Começa a jogar, brincar e convidar a todos para entrar na brincadeira.

Como não conseguiu ninguém para brincar com ele, não perdeu tempo, foi até o seu quintal e criou todo um cenário alegre e propício para a brincadeira. Porém quando a brincadeira estava no auge da diversão, a bola cruza o muro de sua casa e ai começa outra imaginação... Como será que vai terminar essa história?

Bom, a história termina do jeito que eu amo, ou seja, termina com o menino dividindo a bola dele com outro amigo e com isso a diversão ficou melhor ainda, porque fez novos amigos e brincou de futebol com tudo que tinha direito, no campo, com trave de gol e os jogadores que tanto desejava ter, para brincar.

Eu amo histórias com finais felizes, onde ensinam as crianças e estimulam a dividir, compartilhar, a ter atitudes boas e positivas, diante de uma adversidade, do medo, da angústia...

Eu não contei a história inteira, se não perde a graça, vocês precisam adquirir essa joia de livro, e compartilhar com seus filhos (as), essa maneira interessante de ler o livro através de imagens, desenhos, e descobrir durante a leitura, porque o menino teve medo, ficou irritado, bravo, angustiado, antes de dividir a bola e encontrar um novo mundo... Também descobrir como foi esse processo de criação e imaginação do campo de futebol, feito no quintal dele...

O Vitor e eu amamos a história. Quando ele chegou da escola, abriu entusiasmado o presente e tive que contar a história na mesma hora (risos).
E quando o papai chegou do trabalho, ele pegou o livro todo feliz e empolgado, para mostrar o correio que havia chegado para ele, e contou toda a história para o pai. Foi tão gostoso ouvir ele contando a história para o papai e mostrando com os dedinhos, as cenas da história.
E isso foi o que deixou ele mais empolgado, ele pode contar a história sozinho, porque não tem nada escrito e é tudo interpretação do desenho.

Nossa, quanto encanto, amor, carinho, imaginação e aproximação, um livro, uma história, pode fazer na vida de uma criança, de uma família.

Por isso, sempre leia para seus filhos, é lendo que se descobre como seu filho vê e interpreta o mundo e a vida.

10 comentários:

  1. Achei o livro bem interessante
    para a criança criar e soltar a imaginação
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Amiga querida... nossos pequenos vão acostumando a receber mimos dos correios.... e claro que amamos, ainda mais quando são livros!
    E este tem uma proposta super interessante de colocarmos a imaginação em ação e inventar!!
    E pode ser contado várias vezes, de várias formas...
    Adorei!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Que livro legal amiga.. Aqui tenho comprado e guardado,estou fazendo uma coleção de livros pro meu pequeno! Temos que incentivar sempre a leitura!

    Beijos,bom final de semana!!

    ResponderExcluir
  4. Incentivar a leitura é sempre a melhor coisa a fazer pro pequenos...pq depois de grande é dificil fazer eles pegarem gosto. Mimo educativo é o melhor!!

    ResponderExcluir
  5. Que legal esse livro!! :)
    Ainda mais que ensina a compartilhar os brinquedos, super importante!
    Vou começar a estimular a leitura por aqui.
    Beijos
    www.kyonacaron.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei o livro, assim ajuda muito as crianças a usarem a.sua imaginação, o Gui pega os livros dele e de vez eu ler ele conta conforme as ilustrações .. Ou seja temos 1 livro com muuuitas historias

    Bjs Mi Gobbato

    ResponderExcluir
  7. Adorei o livro, assim ajuda muito as crianças a usarem a.sua imaginação, o Gui pega os livros dele e de vez eu ler ele conta conforme as ilustrações .. Ou seja temos 1 livro com muuuitas historias

    Bjs Mi Gobbato

    ResponderExcluir
  8. Eu amo os livros com ilustrações como esse. Acho que chamam a atenção dos pequenos e incentivam a leitura

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  9. Adorei esse livro!!! Minhas filhas adoram e sempre estamos adquirindo novos livros para lermos antes de dormir!!!
    BJKS

    ResponderExcluir
  10. Super bacana esse livro, Rafael ama livros vou procurar na minha cidade
    Bjcas
    http://www.estou-crescendo.com/

    ResponderExcluir