Status: Mãe Sendo Feliz.


Por Monica Pessanha.

Eu sou psicoterapeuta de crianças e adolescentes há mais de 10 anos, e mãe há 9 anos, não sou expert em felicidades, mas lidei com tantas crianças que sinto que fui mais feliz porque estive mais perto da inocência do que da maldade do mundo, pude sentir o amor que elas dão de graça. Descobri algumas coisas que me levam mais próximo dessa questão dentro da própria maternidade. Já passei por várias fases da infância, desde da ingestão da meia-noite (cólicas, viroses...) e mudanças de fraldas intermináveis, lágrimas suaves e canções de ninar.
Houve momentos em que eu olhei no espelho depois de uma noite longa e privada de sono ou de um dia inteiro brincando e dialogando na clínica que cheguei várias vezes a pensar: Quem é essa? E quando eu vou voltar? "
Como a minha filha tem crescido, agora parece que os piscares de olhos são mais rápidos e todas às vezes que olho para ela, ela parece estar diferente, maior, mais autônoma. Eu tenho me realizado através de todas as diferentes fases da maternidade, e ainda espero pelas próximas fases que virão com muito desejo de ser a mãe mais feliz do mundo, mesmo sabendo que poderá haver dias de tristeza.
Ao longo de minhas discussões, pesquisa profissional, e experiências pessoais e religiosas, formulei algumas dicas para encontrar e manter a felicidade em todas as fases da maternidade, enquanto se esforça para criar ou manter uma família feliz.

1. Escolha Felicidade

As pessoas felizes são felizes porque escolhem ser. As mães não podem controlar a próxima mudança de fraldas, a montanha-russa emocional de um adolescente, ou a progressão natural das crianças se tornarem adultos, não mais do que nós podemos controlar quando vai chover, mas podemos escolher a nossa reação à situação. A felicidade é um esforço contínuo e de consciência com a maternidade. Fazendo uma pausa diária para fazer um balanço do mesmo a menor bênção pode mudar a forma como abordamos a vida exigente de guarda. Como resultado do nosso esforço de consciência para ser mais feliz, podemos encontrar mais controle de nossas emoções e tornar-se melhor preparado para lidar com qualquer que seja o que o dia traz. Há uma verdade comprovada na afirmação de que "quando a mãe está feliz, a família está feliz."

2. Respire

Respirar profundamente em qualquer momento de estresse ou incerteza lhe dará tempo para fazer uma pausa, reagrupar, e ver melhor a situação na mão. Momentos de reflexão silenciosa são valiosos para fazer um balanço da situação, ajustando uma atitude, se necessário, e permitindo uma perspectiva positiva. Respirar profundamente por alguns segundos, reduz o estresse, não só fisicamente, mas faz maravilhas para a saúde mental. Eu vim para conhecer esses momentos como o SPA final para o rejuvenescimento, relaxamento mente-maternidade, e absolutamente necessário.

3. Você e os amigos

Arranje tempo para tratar a si mesmo como você faria um melhor amigo. O carinho, a atenção e preocupação que você daria o seu melhor amigo, dar a si mesmo. Tire um tempo para escutar a sua voz interior, como você faria para o seu amigo mais próximo. E ter o tempo em sua vida ocupada para atender fisicamente seus amigos. Independentemente da fase de maternidade em que está, os amigos são um grampo para arejar seus pensamentos e sentimentos, recebendo alívio cômico, e são uma riqueza de apoio. Ter tempo para suas amizades também podem ajudar a criar melhores amizades com os seus filhos como você definir um exemplo para eles de autoestima e, relações de apoio saudáveis.


4. Coma Saudável

Coloque o alimento saudável no seu prato em horários regulares para você e sua família. Tire um tempo para cuidar de sua saúde através da prática de moderação na sua ingestão de alimentos e desenvolver uma rotina de exercícios. Não só é uma boa nutrição e exercício físico regular comprovada para ajudar a sua saúde física geral, também é um dos principais fatores em como você se sente sobre si mesmo emocionalmente. Pergunte a si mesmo: "Eu tenho o que eu preciso na minha vida para ser saudável? Não me sinto bem comigo mesmo?" Lembre-se, que não importa a fase da maternidade, nós só temos um corpo, cuidar bem dele e um dever. Isso nos dará força física e espiritual para cuidar da família!

5. Faça Acontecer a Felicidade

Perceba os eventos, coisas, pensamentos e atividades que realmente move você. Quantas vezes temos visto um belo pôr do sol que nos causou admiração? Ou parou de andar para ver o céu transformar em nuvens escuras para a chuva? Quantas vezes temos propositadamente compartilhou esse momento com nossos filhos? Com tantas distrações do mundo da maternidade, é fácil observar calmamente o momento, enquanto o caos acontece ao nosso redor, mas compartilhando verbalmente os momentos que nos movem com as nossas crianças constrói a confiança com eles. Essencialmente, mostramos vulnerabilidade e obter mais amor. Tomando o tempo para criar experiências felizes com nossos filhos criar diretamente a felicidade para nós mesmos.

6. Serviço com um sorriso

Madre Teresa, que pináculo do amor genuíno, dito com relação ao serviço, "Nunca se preocupe com números. Ajude uma pessoa de cada vez e sempre começar com a pessoa mais próxima de você. "Um dos maiores presentes de felicidade que podemos dar a nós mesmos e nossos filhos é o ato de serviço. Como mulheres, geralmente desejo de ajudar, de nutrir, ajudar aqueles que nos rodeiam em necessidade. Queremos colocar um Band-Aid sobre a dor de alguém. Mas muitas vezes, aqueles que mais precisam de nós são nossos filhos. Se você é uma mãe nova ou uma "veterana" o serviço é permanente e pode trazer a alegria mais gratificante para a nossa vida. Serviço vem em cada passo da maternidade. Ao mostrar-lhes como se doar como uma mãe, nossos filhos podem aprender a doar-se aos outros em suas próprias família, e estará melhor preparado para oferecer o serviço fora da família. Lembre-se "a caridade nunca falha"!

Nas palavras de Robert Browning, o grande escritor e poeta, "Maternidade: Todo o amor começa e termina lá." Tudo o que você faz na sua vida como mãe, independentemente da idade ou estágio, amar a si mesmo, e seus filhos, com tudo o que o seu coração pode dar para que o dia requer. Deixe algum espaço para si mesmo, para apanhar com seu melhor amigo (você mesma) e escolher ser feliz. Se você puder fazer isso, você não só vai melhorar a sua experiência com a maternidade, mas a vida de sua família para as gerações vindouras vão sentir o presente que você dá a eles.

Mônica Pessanha, Psicoterapeuta infantil e de adolescentes, além de ser MÃE DA MEL. Trabalha a mais de 10 anos atendendo e auxiliando pais e famílias, onde também desenvolve um trabalho e projeto de interação entre Mães e Filhos, que chama-se BRINCADEIRAS AFETIVA.
Você pode encontras outros trabalhos e textos da Monica aqui: 
https://www.facebook.com/brincadeirasafetivas?fref=ts e http://monicapessanha.tumblr.com/

14 comentários:

  1. Mônica, sua profissão com certeza é incrível. Passar o tempo ao lado de crianças, de cabeças inocentes com certeza é algo maravilhoso. Algo que fortalece a alma, uma pergunta (fugindo um pouco do assunto do post), você sempre quis isso?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilia, tudo bem. Segue a resposta da Monica, para vc. Bjs, Ju.

      Quando eu era criança eu queria ser mãe, eu adorava cuidar da minha irmã mais nova e dos meu primos e vizinhos menores!
      Quando cresci e comecei a me dar conta do futuro, percebi que para ser a mãe que eu queria ser, não podia trabalhar de tempo integral, então escolhi uma profissão que me permitisse fazer meus horários! A escolha da profissão veio a partir do que eu gostava de fazer! Ouvir, aconselhar, brincar (ludoterapia), coisas assim que não se encontram em qualquer área!
      Quando a Mel nasceu minha agenda ficou uma loucura, até eu colocar minhas prioridades em ordem! Hoje consigo reservar tempo para tudo, mesmos nas dificuldades!
      Acho que quando definimos as coisas desde cedo fica mais fácil!
      Mas isso não significa que sempre consigo, o yoga às vezes fica pra semana seguinte (na vida não controlamos os
      imprevistos)!
      Vou escrever um artigo que mostra minha rotina, e como faço para me sentir feliz mesmo na adversidade! Espero ter respondido sua pergunta! Abraços, Monica Pessanha.

      Excluir
  2. Como é lindo o jeito que você descreve a sua profissão.
    Percebe-se que tanto no trabalho, como mãe a sua doação é imensa.
    E dá para perceber que tanto como mãe ou como profissional você ama imensamente o que faz.
    Com certeza é feliz com os dois.
    Bjinhos.
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  3. Post lindo..
    Também também sou professora e adorei..
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Que lindo, sua profissão é bem gratificante né? Percebi que vc ama o que faz.
    Beijos
    www.beabadabeleza.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post. As dicas são fundamentais para nos conhecermos e automaticamente sabermos o que nos faz ou não felizes. E se estamos felizes irradiamos para tds!!!
    BJKS

    ResponderExcluir
  6. E como estas dicas são importantes, estar feliz , ser feliz é essencial e passar isso para os filhos é mto importante! Adorei o post!

    ResponderExcluir
  7. O importante mesmo é ser feliz com o que somos, nossa profissão, sermos realizadas! bom post! bjo

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Diante do espelho muitas vezes me fiz a mesma pergunta,
    mas tudo passa e passa rápido demais
    temos que nos encaixar e viver da melhor maneira
    aprender a cuidar de nós
    da melhor maneira possível

    Linda Tarde
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  10. Fiquei até emocionada ao ler as palavras da Monica, principalmente ao descrever a profissão. Precisamos mesmo de pessoas apaixonadas e que vivem com um único propósito: ser feliz!

    ResponderExcluir
  11. Nossa eu adorei esse texto muito bom, eu sempre procuro respirar fundo em momentos de estress isso tem me ajudado a controlar minhas impaciências
    bjcas
    http://www.estou-crescendo.com/

    ResponderExcluir
  12. Super adorei o tema! E todas as dicas... realmente no início nos perdemos em meio as mamadas e fraldas, mas depois as coisas vão se acertando e descobrimos que somos muito mais felizes se estabelecermos tempo pra tudo. bjs

    ResponderExcluir
  13. Adorei o texto, dicas valiosas que realmente devemos ter em nossas vida, felicidade plena não existe, mas existe muitos momentos de felicidade, uma gargalhada do filho, familia, coisas simples do dia a dia. Respirar è fundamental e levar a vida com mais leveza e alegria. Bjos

    ResponderExcluir