Muito se ouve falar em ser feliz, mas pouco se ouve dizer: Quero fazer alguém feliz...


Só vejo e escuto as pessoas querendo Ser Felizes, mas dificilmente escuto: vou fazer alguém feliz.

Está errado querer ser feliz, fazer as coisas que gosta, correr atrás da felicidade?
Não, não está.

Mas o que estou querendo dizer com esse título, com esse post, é sobre o excesso, o exagero, a fantasia que se cria em Ser Feliz, deixando muitas vezes de viver o hoje, e até se esquecendo das pessoas que estão ao lado, ao seu redor, que é a sua família.

Muito se houver dizer que vai trabalhar, passear ou viajar, sair com os amigos, porque se tem urgência em Ser Feliz.

Mas pouco tem se ouvido dizer:
- Eu não vou trabalhar fora, porque quero dedicar meu tempo com o carinho exclusivo aos filhos, educação e cuidados a eles.
- Eu não vou fazer tal viagem agora, porque gostaria de levar meus filhos junto, e agora eles têm pouca idade.
- Vou diminuir as minhas saídas noturnas e semanais, porque quero aproveitar para brincar e interagir mais com meus filhos, ou ajudá-los nas atividades escolares.
- Vou trancar meus estudos ou curso temporariamente, até meus filhos crescerem um pouco e ficarem mais independentes, a ponto de não depender tanto de mim.
- Pretendo diminuir minha carga horária no trabalho, não fazer tantas horas extras, para aproveitar mais a família, os filhos e o convívio familiar.

Parece que o prazer familiar, o convívio, as pequenas coisas feitas em família, não tem valor, não faz ou traz mais felicidade para ninguém, a não ser o prazer individual.

Eu escrevi esse texto, baseada nessa matéria da Educar para Crescer, que achei muito importante e interessante, que vale a pena ler e serve como um alerta aos pais. (Link disponível no final)

Você dedica o tempo necessário a seu filho?
A participação de mães e pais no dia a dia dos filhos é fundamental para seu desenvolvimento emocional e educacional.
Nos dias de hoje, em que pais e mães trabalham fora, o tempo é um bem cada vez mais raro. E essa escassez de tempo é um problema que pode afetar negativamente o desenvolvimento emocional e educacional das crianças. Por isso é que muitos psicólogos são a favor de que as famílias façam uma revisão - e se for o caso uma mudança - em suas rotinas para poder garantir que os pais tenham uma convivência de qualidade com seus filhos.
Não existe convivência ou o chamado "tempo de qualidade" com as crianças sem uma quantidade de tempo adequada. "Tempo de qualidade é presença, dedicação, compromisso. Não há tempo de qualidade sem quantidade de tempo", afirma o psicólogo e escritor argentino Sergio Sinay, da Escola de Psicologia da Asociación Gestáltica de Buenos Aires. "Em qualquer trabalho, profissão ou arte, só se alcançam resultados de qualidade quando se dedica tempo, concentração e responsabilidade à tarefa. Com os filhos não é diferente. Nenhuma obra de arte nasceu em cinco minutos, nenhum profissional faz bem seu trabalho em dois minutos. Portanto, é impossível a qualidade na maternidade ou na paternidade se só dedicamos poucos minutos a ela ou o tempo que nos sobra. Os pais precisam dar conta da responsabilidade que assumiram ao trazer um filho ao mundo", afirma.

Então, pessoal, Ser Feliz é um estado de espírito, e todos podem e devem dedicar seu tempo aos seus prazeres, e a felicidade própria, mas não se esqueça da família, da realização e da felicidade em conjunto, familiar.

E estar presente, brincar com os filhos, é a melhor forma de fazer alguém feliz, de fazer os filhos felizes.

Não deixe a sobra de tempo, para as pessoas que estão sempre ao seu lado, que te ama, que é a sua família.

Após o casamento, a chegada dos filhos, a gente precisa se renovar, se adaptar e estar disposta a aprender e a amadurecer com a maternidade, com as novas rotinas.
Um texto que adorei e fala bem dessas mudanças é o da Adriana, do blog Mamães Facilidade e Dicas, leia que você vai gostar: http://www.mamaesfacilidadesedicas.com/a-maternidade-e-o-meu-eu/        

Vamos Ser Felizes, mas podemos ser mais felizes ainda, quando fazemos os outros felizes, ou conquistamos essa tal da felicidade em família.
Espero que esse post, toque seu coração.
Beijos,

22 comentários:

  1. Oi amiga, ótimo texto, eu deixei de fazer muita coisa pela minha filha Larah, e posso te dizer que deixei de fazer e não me arrependo em nenhum momento, pelo contrário ficar com ela me da o maior prazer do mundo.
    Beijos
    Adri

    ResponderExcluir
  2. estava lendo e recordando do que venho fazer
    tem 1 ano e 4 meses
    que não vou ao cinema por que não quero ir sem minha pequena
    muitas coisas deixei de fazer por minhas filhas
    até mesmo marido e de nada me arrependo
    ótima reflexão e esse post pra mim

    Linda Tarde
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post. Graças a Deus eu tenho a oportunidade de ficar em casa cuidando da minha baby que está com 1 ano e 5 meses, quero colocar ela na escolinha só com 4 anos. Mas mesmo ficando em casa com ela, fazendo atividades extras e sempre brincando com ela, volta e meio me pego a pensar se não deveria estar fazendo mais por ela.
    Mas acho que faz parte...

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Me formei na faculdade grávida de 6 meses e depois foi dedicação total a vc kk. Já estou na minha terceira filha e continuo me dedicando à elas. Por isso, criei o blog, para poder trabalhar em casa e ficar mais coma a família.
    Parabéns pelo post,
    BJKS

    ResponderExcluir
  5. A cada dia o ser humano está se tornando mais egocentrico. Acho tão lindo isso de se colocar no lugar do outro e lutar para que todos sejam felizes. Isso com certeza permitiriam a todos construir um mundo melhor

    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu graças a Deus consegui fazer tudo isso que vc citou no início do post!!
    Não quero me enlouquecer de trabalhar e deixar de fazer/participar de muitos momentos na vida da minha filha!Essa foi a minha escolha e sou feliz assim!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Nossa perfeito! Essa história de ser feliz amanhã não é pra mim! Presente é presente! Fazer os filhos felizes é a melhor coisa da vida!
    Abraços
    www.20minutosrpatudo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Você esta certa,acho que isso tem acabado , as pessoas cada vez mais deixam o convívio em família para viver cada um eu seu mundo,esquecendo de pensar no outro.

    http://www.donadecasatambemsearruma.com.br/
    http://deusguianossospassos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, Jú.

    Ótimo texto.
    Temos sempre que pensar nos pequenos e também em nós mesmas.

    Fazer o outro feliz e também nos fazermos felizes.


    Bjs, Pri
    Mãe Sem Frescura
    www.maesemfrescura.net

    ResponderExcluir
  10. Minha felicidade está em fazer meu menino feliz, ele estando feliz eu também estou, então posso dizer que gosto mais de fazer alguém feliz.

    beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu não sinto falta de nada que abri ão para fazer minha família feliz
    bjcas
    www.estou-crescendo.com/

    ResponderExcluir
  12. Muito bom esse texto hoje a minha felicidade é ver minha família feliz, deixei tudo de lado para cuidar e me dedicar ao meu filho e ainda nem sei quando volto a trabalhar fora...o importante pra mim no momento é o bem estar dele! bjo

    ResponderExcluir
  13. Lindo poster, não sou mãe, mas quando for pretendo me dedicar bastante ao meu bebe

    ResponderExcluir
  14. Esse post é maravilhoso!
    Ser mãe é sacrificar algumas coisas pela felicidade de nossos filhos.
    Já deixei de fazer inúmeras coisas pela minha filha, e faria tudo novamente se fosse necessário.

    Um beijo
    www.amaedadri.com

    ResponderExcluir
  15. Muito boa a postagem!
    Ótima para se refletir e poder ver os erros a tempo de corrigir.
    Tem momentos na vida que só acontecem uma vez só, e não dá para deixar passar.
    Bjinhos.
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  16. Adorei o tex, to, concordo plenamente com você, as pessoas estão cada dia mais querendo ser feliz no seu EU e não dando valor ao nosso, na família, nas pessoas que estão todos os dias ao nosso lado. Buscam desculpas e não aproveitam quem merecem de verdade como os filhos e a família. Adorei sua reflexão! Bjos Tatty Nunes - Mãe de Primeira Viagem

    ResponderExcluir
  17. Nossa excelente posta amiga, ultimamente 24 h pra mim não da pra nada e as vezes o tempo que sobra vai pro marido pra filha o que deixa eles muito bravos, tento o maximo ma nem sempre consigo :(

    beijos
    Geri Ferreira
    www.encantodemeninablog.com

    ResponderExcluir
  18. Nossa nao tenho filho mais sou feliz de mais quando estou com criança uma criança en casa e algria na certa .Post lindo
    www.tarcilanobre.com

    ResponderExcluir
  19. Ótimo texto. Abri mão de muitas coisas pela minha felicidade e felicidade da minha familia e não me arrependo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Sempre falo isso e você sabe...
    Depois não adianta reclamar que ficará em um asilo e o filho passar lá 5 minutos...vai ter que ouvir que o tempo foi pouco mas de qualidade...e ou não é?
    O nosso tempo é tudo que as crianças precisam e quanto mais tempo melhor!
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi amiga, infelizmente algumas famílias tem se preocupado mais com o ter do que com o ser e a tristeza é que colherão o desapego no futuro.
    Eu sempre falo que é muito fácil ver um pessoa idosa e se compadecer dela, mas não sabemos o que essa pessoa fez durante sua vida, principalmente como mãe e pai.
    Não levanto a bandeira de quem trabalha fora ou de quem fica em casa, sou a favor de tempo de qualidade com os filhos. Vc sabe o que penso sobre isso.
    Bjks.

    ResponderExcluir
  22. Amiga... texto maravilhoso!
    Para reflexão, para mudança de comportamento e para se pensar no que temos priorizado.
    Quando nos tornamos pais temos uma enorme responsabilidade com esse pequeno ser e sim devemos fazer de tudo para oferecer o tempo que for necessário para eles, para seu desenvolvimento e crescimento. Se não podemos abrir mão de tempo nosso para ser tempo deles, é hora de parar e refletir.
    bjs

    ResponderExcluir