Filme/desenho “Os Croods”. O que eu aprendi com essa história.


Quem já assistiu esse desenho “Os Croods”?
Ele é muito legal, mas muito legal mesmo.

A primeira vez que o Vitor assistiu, ficou paralisado na frente da TV, porque o filme começa com uma ação total, que não dá nem para você dar aquela passadinha na cozinha, ou no banheiro e voltar... O filme prende mesmo... (risos).

Sabe, eu tenho as minhas dúvidas sobre os filmes em desenhos, que tem o público alvo as crianças, pois a gente aprende tanto com um desenho, que chego a pensar que os desenhos são mais para os adultos do que para as crianças.

As cores, a história contada em formato de desenho, chamam a atenção das crianças que são o público alvo, mas o conteúdo, o significado de cada história, mexe com nós, adulto.

Esse filme é comédia do começo ao fim.
E o intuito aqui não é contar a história, ficar falando de partes, em partes, mas dizer o que aprendi com esse desenho fofinho.

O filme passa-se na época da “idade da pedra”, onde existiam métodos e estratégias para “sobreviver” e não exatamente “viver”.

E é bobagem achar que isso não existe nos dias de hoje.

Vejo tantas pessoas "sobrevivendo e não vivendo" como gostariam ou mereciam... E pior, isso se torna rotina e a pessoa nem percebe. Com isso os anos passam e as pessoas deixam de “fazer e viver” como desejariam que fosse. Por exemplo: Vejo tantas pessoas escravas do trabalho, sem tempo para um abraço, um “oi” como vai, uma viagem, um simples passeio para ver e observar a natureza... As pessoas ficam engessadas a rotina e regras de sobrevivência.

Esse foi o primeiro ponto que observei no filme.

Outro ponto crucial e que é apenas conseqüência do primeiro ponto observado, é a “mudança”.

Porque tem pessoas que não enxergam a vida engessada que levam, mas tem pessoas que mesmo quando alertadas, continuam na mesmice pelo simples fato do medo da “mudança”.

Nossa, como o medo de mudar, da mudança, medo do novo gera conflitos internos nas pessoas.

Muita gente tem medo do novo, do desconhecido, de fazer diferente, de mudar o percurso...

Mas no caso do filme, assim como pode ser o seu caso também, a “mudança” é a única saída, possibilidade e alternativa...

“Os croods” seguiam um método, algumas regras de sobrevivência muito antiga e certeira e de repente foram obrigados a mudar, devido às mudanças que estavam ocorrendo no “planeta terra”.

E toda a família dos “croods”, exceto o pai, aceitou e gostou muito das mudanças, pois proporcionou coisas boas, novas e diferentes das vividas e conhecidas por eles. Mas o homem mais velho, que era o pai e chefe de família teve um pouco de dificuldade para aceitar, porque na concepção dele “o novo e o diferente” representava morte.

O refúgio dos “croods” era a caverna, mas de repente eles foram obrigados a ariscar, correr riscos, fazer parte da mudança que estava sendo proporcionada a eles...

A caverna física, vivida no filme, também pode ser representada por uma caverna emocional, onde a pessoa se esconde, se refugia, com medo das mudanças, de mudar sem ter a certeza do resultado positivo.

Mas a vida é assim, as vezes precisamos arriscar, mudar, correr riscos, sair da zona de conforto, sair da caverna que sobrevivemos e apostar em um amanhã desconhecido, e quem sabe começar a viver.

Foram 3 fatos que aprendi com esse desenho infantil:

- Devemos analisar a nossa vida e ver se estamos "vivendo ou apenas sobrevivendo" dia após dia...
- Não encare a mudança como algo negativo, ruim, com pessimismo... Mudanças fazem parte da vida de qualquer pessoa "que esteja viva", porque nada é para sempre ou definitivo. Nascemos nu e nu voltaremos, então tudo é baseado em conquistas, idas e vindas, aprendizagem, ganho e perdas... Basta a gente encarar com bons olhos a vida e ver o que ela tem de bom para nós, em cada nova etapa...
- Não se esconda em sua caverna interna, não se refugie... Busque ajuda, faça algo que você se sinta feliz e realizado (a), desde que não se prejudique e não prejudique o próximo, a busca pela felicidade é válida em qualquer idade...

Assista ao filme e embarque nessa história cheia de encantos, risadas e muita aprendizagem.

Quando penso que é difícil ser impressionada com alguns filmes e desenhos, aparece um filme bacana, cheio de história como esse...

Vale a pena assistir pais e filhos...

Fica a dica e até a próxima "dica e comentário de filmes e desenhos" que já assistimos juntos, aqui em casa.

Beijos,
Mãe Sem Fronteiras

Nenhum comentário