Ler para uma criança é conhecer um mundo de curiosidades.

Já faz um tempinho que o Vitor ganhou dos padrinhos, os livros da campanha do "Banco Itaú - Leia para uma criança”... Mas eu não tinha lido os livros ainda, e ontem a noite surgiu a oportunidade para ler e contar as histórias...

Vitor está em uma fase de medo do escuro, e quanto mais tempo deixar as luzes acessas ele gosta, então aproveitei para ler junto com ele.

Primeira história: E o Dente ainda Doía.


É a história de um jacaré que tem um dente doendo, que reclamava muito e por isso vários animais da floresta vinham ajudá-lo com suas idéias, mas nada adiantava.
Só no final da história que a solução aparece...

A história tira muitas risadas com um jeito  diferente e engraçado na hora de ler e contar... A gente deu risada com o dente que doía...

Segunda história: “O mundo inteiro”.


O livro mostra que o mundo é grande, enorme, mas que temos o nosso mundo, com nossos acontecimentos, ações e reações.
Eu compreendi que existe um mundo inteiro lá fora, mas temos o nosso mundo aqui dentro, ai dentro na sua casa, na sua vida e no seu convívio diário...

E o que chamou a minha atenção nessa segunda história, foi a pergunta que o meu filho fez na página em que as crianças estão em cima da árvore...


Na página que mostra eles em cima dos galhos...


Vitor perguntou:
- Mas porque as crianças estão em cima da árvore, tem bonecos lá em cima?

Na cabeça do meu filho de 3 anos e 4 meses, ele só subiria em cima de uma árvore, se lá tivesse algo para ele brincar ou pegar, ou seja, bonecos de super-heróis (risos).

E ainda ficou com aquela cara de interrogação, tipo querendo perguntar: porque teria bonecos em cima da árvore e não no chão?
Tipo querendo saber, porque não deixaram os bonecos de brinquedo no chão, que é mais fácil para as crianças pegarem...? (risos)

Ai eu expliquei que subir na árvore também é uma "brincadeira e forma de se divertir"... Que existem algumas árvores que são fáceis de subir, que é divertido, e ao mesmo tempo é um desafio, um obstáculo, que as crianças gostam de subir e brincar.
Complementei que não tinha nenhum boneco de super-herói em cima da árvore (risos).

Nessa simples leitura a gente percebe que a criança de hoje em dia, não tem interação com a natureza, não sabe explorar, admirar e fazer do simples ato de subir na árvore uma brincadeira e diversão.

Eu tive brinquedos quando criança, mas eu também subi em árvore no sítio da minha avó materna, brinquei de bolinha de gude, saquinhos de areia, amarelinha feita de giz no chão, subia no muro da casa da minha avó paterna, etc.

Tudo bem que o meu filho é MUITO pequeno ainda, mas esse comentário é muito curioso, porque a gente percebe como as gerações e costumes mudaram.

Também serviu como um alerta e atenção, de que precisamos oferecer mais oportunidade de brincar nos parques ao ar livre, ir ao zoológico, ir a praia brincar na areia... Tudo bem que hoje em dia é mais difícil as crianças subirem em árvores, mas é bom esse convívio com a natureza e ao ar livre...

Ler para uma criança é conhecer um mundo de curiosidades, não é verdade?

Estava com saudade de escrever... O blog passou por algumas mudanças e melhoria, então fiquei focada nesse trabalho de apoio.
Agora estou de cara nova aqui no blog e lá no Facebook. Mega feliz com essa conquista.

Até a próxima.
Beijos,
Mãe Sem Fronteiras.

4 comentários:

  1. Adoro ler para meu filho, faço isso desde que ele tinha 4 meses. Assim como também estimulo as brincadeiras da minha infância sem fios e cabos, sem pilhas e baterias.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Jamilly.
      Não precisamos de brinquedos eletrônicos, com pilhas, para brincar e ser feliz...
      Estava comentando sobre isso com meu marido...as brincadeiras da nossa infância eram tão felizes e não custavam quase nada, com relação a custo benefício...
      Obrigada pelo seu recadinho.
      Beijos,
      Ju.

      Excluir
  2. Olá Juliana, vim lá do Mamães em Rede conhecer seu espaço, adorei o post falando da importância de ensinarmos as crianças o valor do dinheiro...
    Agora ao chegar e me deparar com este post, já virei seguidora e já estou curtindo a página pra ficar por dentro dos próximos assuntos.
    Sobre sua conclusão... eu e a Jamilly do Mãe para sempre, temos uma Bc que se chama Recordando, aprendendo e brincando, nela convidamos aos pais para que recordem das brincadeiras quando crianças e ensinem aos seus filhos para que juntos possam brincar, então, te convido a estar conosco na próxima quinzena, será um prazer.
    bjss
    http://cphilene.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cris, pelas palavras...
      É muito gratificante saber que nosso trabalho tem valor e agrega valores...
      Com certeza quero contribuir sim, com o trabalho de vcs, que também tenho acompanhado....
      Obrigada pela mensagem e pelo convite.
      Beijos,
      Ju.

      Excluir