Quando cai o primeiro dente de leite?

Essa dúvida geralmente ocorre com os pais, quando os primeiros dentinhos moles aparecem.

Lendo e conversando com especialistas, os primeiros dentinhos de leite caem por volta dos 6 anos idade, mas como toda regra tem suas exceções, podem cair antes e também depois dos 6 anos.

Os primeiros dentes que caem, são os dois dentes inferiores, o incisivo central.


Cai os incisivos centrais, e depois os incisivos laterais. 
Geralmente cai primeiro o dente de leite para depois nascer o permanente, ou acontecer como ocorreu com o meu filho, nascer primeiro o dentinho permanente atrás e assim empurrar e deixar mole para cair, o dente de leite...

O primeiro dente de leite do meu filho caiu com 5 anos e 3 meses, leia aqui (http://goo.gl/D5GrgW) o post da Fada do Dente. Mas na verdade não caiu, foi necessário fazer uma visita ao odontologista, para analisar e arrancar o dente de leite, porque o dente estava ainda muito enraizado e difícil de sair. E lendo sobre o assunto, o ideal mesmo, é aproveitar essa oportunidade para ir ao especialista.
Nem sempre o dente de leite está mole a ponto de sair facilmente, e puxar o dente ainda preso na raiz, pode causar traumas ou desconforto na criança, então o mais correto é procurar um especialista.

As orientações que li na internet, é que a partir dos 6 meses de idade do bebê, você já pode fazer a primeira visita ao dentista e depois retornar a cada 6 meses ou conforme orientação do mesmo.

E se você nunca levou a criança ao dentista, ao primeiro dente de leite mole, é uma grande oportunidade para visitar. Veja o post da Revista Crescer, que fala da importância de extrair o primeiro dente de leite, com um especialista: http://goo.gl/fll2to

O importante é sempre que tiver dúvidas procurar um especialista, principalmente os infantis, podendo assim orientar e dar todo o suporte e sanar as dúvidas dos pais e crianças, explicar sobre os dentes de leite e permanente, escovação, limpeza, etc.

De uma coisa eu tenho certeza, quando os dentes de leite começam a cair, é porque nossas crianças estão crescendo, e aí já começa a bater aquela saudade dos nossos bebezinhos (risos).
Brincadeira gente, tudo isso faz parte do crescimento e desenvolvimento das nossas riquezas (filhos e filhas) e o importante mesmo é crescerem, e crescerem com saúde.

Abraços, beijos, e até a próxima.

2 comentários:

  1. Amiga... é misto de sentimentos um dentinho caindo... ou melhor no cso do Vitinho já tinha outro nascendo...
    Uma super dica é procurarmos um especialista. bjs

    ResponderExcluir
  2. Ahh amiga querida.. eu tenho saudade sim da minha bebezinha, ao mesmo tempo queria que essa idade de 8 anos congelasse.. buaaaaá .. sou nostálgica.. é o medo de perdê-los para a vida que chama ao crescimento... snifs rs

    Aqui em casa foi uma surpresa tão grande quando bambeou o primeiro dentinho.. uma alegria menina, uma festa mesmo..Quando a tia da escola tirou, foi com 6 aninhos.

    É amiga.. as crianças estão crescendo.. e graças a Deus com amor , muito amor..

    òtimo post .. beijos no coração...Amo-te!

    Estou assinando como anônimo... está uma confusão essa mudança para o wordpress.. o blogger é bem mais simples.. mas se é pra profissionalizar, vamos em frente...rs
    Ahh e não tem nada definitivo no blog não amiga.. eu troquei um monte de vezes o layout testando rs.. coloquei um simplezinho que não tem nada a ver com o novo blog... Esse que está é tema do wordpress que escolhi para não deixar de postar..

    e tem Navegando por aí #4 rs

    beijossssssss

    Tê ♥

    ResponderExcluir