6 Funcionalidade dos quartos Montessorianos, para Bebês e Crianças.

Antes de falar sobre “quarto especificamente”, não posso deixar de falar e ressaltar sobre o termo Montessori. Como muitos já conhecem, existem vários métodos pedagógicos de ensino, e o método Montessori ou Montessoriano é um deles. Que teve início por volta de 1901, por Maria Montessori, em suas peregrinações como estudante de pedagogia e antropologia.

Maria Montessori é italiana, e foi uma das primeiras mulheres a se formar em medicina em seu país. Além da medicina, Maria Montessori foi também uma pedagoga e educadora, que tinha como proposta e intenção, criar ambientes livres para a exploração e aprendizagem da criança, além de criar e permitir a expressão de suas vontades, emoções e autonomia.

Apesar de existir parâmetros de crescimento e desenvolvimento, a partir da idade da criança, seu desenvolvimento mental, físico e emocional é individual, e não pode ser medido e comparado com o de vizinhos, amigos ou parentes...

Por isso, as propostas oferecidas por esse método Montessori são fantásticas, porque deixam as crianças livre para explorarem, porém dentro do seu tempo, sem comparações...

Então, vamos conhecer as funcionalidades?  

As principais funcionalidades dos quartos denominados Montessoriano são:

1) Mobilidade e segurança. No quarto, a proposta é colocar o colchão (ou futons) diretamente no chão, dispensando o berço. Obviamente que se no quarto tiver piso frio, é necessário um tapete embaixo do colchão. Tapetes emborrachados, acolchoados, também tiram a friagem do chão, facilitando a mobilidade da criança no ambiente e amortecem as quedas... Tapetes devem ajudar, e não atrapalhar. Por isso o ambiente deve oferecer essa facilidade para a mobilidade do bebê ou criança, e os tapetes devem ser bem planejados para não causar acidentes ou escorregões, e devem ser aspirados com freqüência para evitar alergias, pelo acúmulo de pó, etc.
Sem o berço, aquele medo da queda fica nulo, e passa uma segurança com relação a esse assunto. Porém os cuidados com a segurança ainda existem, ou seja, precisa observar se o bebê ou a criança não se pendura em móveis, cuidado com excesso de objetos para não sufocar a criança e também deixar o ambiente livre para essa mobilidade, colocando tapetes para amortecer as pequenas quedas, que todo bebê tem, quando estão explorando o local.

2) Acesso livre dentro do ambiente, “nesse caso” o quarto do bebê ou da criança. A criança está livre para se movimentar dentro do quarto, explorando o rolar, engatinhar, girar, se arrastar, observar tudo ao seu redor...

3) Fácil acesso ao alcance, de todos os pertences e objetos da criança, como brinquedos, livros, roupas, calçados. No caso de roupas e calçados, é interessante para as crianças maiores, deixar disponíveis em cestos, que facilitem sua escolha e troca, sempre que desejarem. As escolhas dos brinquedos devem ser rigorosamente observadas, porque tudo vai à boca da criança, então evitem brinquedos e peças pequenas, que possam ser arrancadas dos brinquedos e engolidas. Na fase de bebês, é interessante bichinhos, brinquedos e objetos de vários tamanhos, de preferência emborrachados, que ajudam acalmar os bebês e crianças, na fase de nascimento dos dentinhos.

4) Autonomia. Esse ambiente oferece para a criança, ofertas de escolha, ou seja, pode decidir aonde ir, o que fazer, com o que brincar, onde mexer, mudar as coisas de lugar...

5) Exploração. A criança pode explorar infinitas oportunidades em seu pequeno mundo. Por isso é importante o ambiente ser acima de tudo, seguro. Quanto mais espaço para a mobilidade, melhor. Nesse caso, menos é mais. Os móveis não podem oferecer perigo, como ser pontiagudos em locais de transição. Tapetes que escorregam no meio do caminho. Móveis que a criança pode tentar escalar e virar em cima dela. Bancos, cadeiras, móveis ou nichos soltos, que podem virar ou levar a criança a se machucar ao se segurar ou se apoiar. Deixar a criança explorar é fantástico, mas sempre ter uma supervisão é fundamental.

6) Criatividade. Esse método e ambiente proporciona a oportunidade de expandir a criatividade, devido à autonomia oferecida à criança. A criança acaba criando (ou pode criar), seus brinquedos e brincadeiras. Isso não é regra, mas as oportunidades existem. Essa é também uma das propostas Montessori, de oferecer infinitas oportunidades para as crianças, e tudo que tiver dentro delas, há seu tempo, poderá ser explorada e aperfeiçoada... Mas tudo de maneira livre, sem cobranças, ou compromissos...

Algumas dicas importantes, para melhorar ainda mais o uso quarto:

- Colocar móbile para os bebês, com formas e cores variadas.
- Espelho na horizontal e depois quando estiverem maiores na vertical, para terem conhecimento do seu corpo, fora do corpo da mãe. Também são indicados espelhos no formato de acrílico, em caso de medo de acidentes, porém se bem colocados, não causam acidentes.
- Fixar na parede barras de apoio (se possível), também ajudam e auxiliam os bebês nessa movimentação e transição do sentar, apoiar e levantar.
-Fazer uma troca e variação dos brinquedos disponíveis, para uma maior interação e desejo das crianças em brincar e explorar o ambiente.
-Brinquedos sensoriais são excelentes para as crianças.

Vamos ver algumas imagens e dicas, que representam bem esse modelo de quarto Montessoriano, para auxiliar pais que desejam adotar esse método em casa.

https://br.pinterest.com/pin/452048881324018371/

https://br.pinterest.com/pin/452048881324018371/

Este quarto abaixo é bacana, mas o ideal é prender o espelho na parede para evitar acidentes.


Eu amei esse estilo, confortável e aconchegante, e o espelho preso ali no lado direito da imagem.


Esse quarto abaixo, é um estilo mais moderno, com uma cama, porém bem baixa.

Os quartos têm muitas ofertas positivas, que auxiliam o desenvolvimento da criança, mas isso não isola a responsabilidade, de ter um adulto sempre acompanhando e alerta, principalmente com os bebês.


Quando as crianças são maiores, o quarto é uma oportunidade de brincadeiras livres, com menos riscos e mais oportunidades, como explorar os livros livremente, posicionar os brinquedos conforme suas brincadeiras...
Espero que tenham gostado das dicas...

Abraços e até a próxima.

P.S.: Todas as imagens são retiradas da internet e pinterest. Caso alguma seja sua, me avise que retiro ou coloco as citações. Obrigada.

5 comentários:

  1. Adoro o método Montessori. Até tentei montar o quarto da Luiza com o método, mas depois não deu certo! Adorei as dicas!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Jú!! ótimo texto.. bem explicativo sobre o Metodo Montessoriano.
    Na epoca que Maria nasceu não conhecia esse metodo, se não teria adpatado algumas coisas e esse estilo. Sem querer tinhamos um espelho do lado de fora do seu guarda roupas, mas Maria ficou pouco nesse quarto e mudamos de cidade.

    Eu gosto de espelhos mas tenho receio deles.. Acho perigosos na parede... Medo de quebrar e se cortarem com alguma coisa, sei la.. Mas instalando com segurança fica mais tranquilo..

    Adorei aquele quartinho moderno.. gostoso demais... e adoro a ideia de livros com prateleiras daquela forma apresentadas na ultima foto.. São praticas demais e ao alcance da criança..

    Beijos e parabéns pelo texto Ju.

    Tê e Maria ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga, pelo comentário...
      Verdade, espelhos são um receio e precisam sim de muito cuidado ao ser colocado... No começo é indicado o de acrílico, caso os pais fiquem inseguros...
      Também curto algumas coisas, outras acho que no começo não usaria, talvez quando estive mais velho (Vitinho)...
      Bjs
      Ju

      Excluir
  3. Amiga esses quartinhos são um sonho... mais comfesso ficar apreensiva do colchão simplesmente no chão...
    Algumas coisas eu tento adaptar por aqui, dar autonomia é muito importante! Adoro o modo como os brinquedos e livros ao alcance das mãozinhas fazem toda a diferença.
    O espelho... aqui não deu certo, Joseph quando menor acabou quebrando... morri de medo de colocar outro.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade amiga, não são todos os pais que se sentem confortáveis com o método, e nesse caso, cada família precisa aplicar o que for coerente mesmo, com suas realidades, espaço, segurança...
      O que tenho aplicado são os brinquedos, livros e tudo que posso ao alcance dele, ou adaptado para ele fazer e aprender...
      Obrigada pela passadinha por aqui...
      Bjs grande
      Ju

      Excluir