29 junho 2015

Livro Tot, de Marcelo Xavier.

Olá pessoal, tudo bem?

Recebemos mais um livro maravilhoso da Editora Saraiva. O livro chama-se Tot, da editora Formato, e o autor é o Marcelo Xavier.

A história de Tot é indicado para crianças acima de 8 anos, mas conforme nós escutávamos o CD de áudio, eu explicava algumas as situações para o Vitor, conforme as figuras e ilustrações do livro.
Acho muito bacana essa nova forma que os livros têm adotado, de narrar as histórias em áudio também.

Eu amei a história, porque sempre digo que filmes e livros para crianças mexem e ensinam mais os adultos do que as próprias crianças...rs

E esse livro tem muito disso, onde fala que devemos explorar nossos sonhos escondidos e muitas vezes abandonados em quartos escuros. Resgatar ou explorar nossas criatividades, que muitas vezes dormem dentro da gente...

Tot era um menino feliz, mas quando ele tinha 5 anos de idade, seu pai faleceu, e daí por diante o menino começou a deixar a vida passar diante de seus olhos e janela...
Foi ai que seu pai apareceu em sonho, dizendo estar preocupado com o filho e convidou ele para conhecer uma casa, que até então, Tot nem sabia que existia.

No dia seguinte, ao voltar para casa e pegar o elevador para chegar ao seu apartamento que era no décimo andar, o elevador começou a subir e não parou mais, levando o garoto Tot a embarcar a uma viagem intrigante e misteriosa, até a tal casa que ele não conhecia, que estava aparentemente abandonada. Ao entrar nessa casa, Tot começou abrir as portas com muita dificuldade, uma a uma, e em cada porta havia sonhos, pensamentos e atividades que foram iniciadas e abandonas em quartos escuros. A casa é como se fosse (no meu entendimento) o nosso corpo e a nossa vida, e os quartos escuros, é uma representação de cada ação ou pensamento, abandonadas em nossa mente, em quartos que ficam escuros e empoeirados por falta de acesso, manuseio, etc.

Nossa, o livro é maravilhoso, porque ele toca o coração dos adultos de uma forma a pensar sobre o nosso hoje, e quantas coisas, sonhos e desejos temos abandonado em quartos escuros, dentro da nossa mente?

O livro tem muita coisa boa, mas você precisa ler para apreciar essa obra fantástica que tocou o meu coração...
O autor, diz que: “a criatividade é uma força que dorme dentro da gente. Ela pode ser acordada com um instrumento musical, com palavras, com pinceladas de cor e de mil outras maneiras”. E Marcelo Xavier, já adulto, redescobriu a modelagem, aquela que ele um dia se divertiu muito na infância, e começou a fazer com massa de modelar, objetos, personagens...

Acho que por isso minha vida tem sido essa redescoberta criativa da infância, cuidados e amor ao meu filho, brincadeiras, e essa vontade de escrever que sempre tive dentro de mim, de escrever livros... Por isso essa paixão que tenho pelo blog, é uma redescoberta de algo que já existia dentro de mim...
Lembro-me perfeitamente, quando tinha 8 anos de idade, falei para meu tio Roberto Milici, que quando fosse grande, seria professora e escritora. Acho que é um resgata de algo que sempre existiu dentro de mim...
Super indico essa leitura, que vai tocar os vossos corações...

23 junho 2015

Brincando de aprender amarrar o tênis.

Que tal brincar de aprender amarrar o tênis?
Uma brincadeira divertida e desafiadora.

Para fazer essa atividade use cartolina, papelão, ou qualquer material mais duro e resistente, facilitando o manuseio.
O interessante é fazer dois tênis, um para você ensinar e o outro para a criança praticar e tentar sozinha, a partir da observação.

A primeira vez que eu fiz com o Vitor essa brincadeira, a gente desenhou e pintou em uma cartolina o formato de um tênis, recortou e depois eu coloquei o barbante como cadarço.
O Vitor tinha quase 5 anos na época, e eu apenas ensinei a dar o nó do tênis.

Dessa segunda vez que fizemos a atividade e brincadeira o papai ajudou, e o Vitor também praticou a colocar o cadarço.


O legal de fazer essa atividade e brincadeira é a interação da família, e alem de divertido é bem prático porque não precisamos ficar encurvados para ensinar, ou colocar o calçado sujo por cima de objetos, etc.

Toda criança adora desenhar, pintar, desafios...
Atividade indicada para crianças a partir de 5 anos, que auxilia no desenvolvimento da coordenação motora fina.

Atividade bacana que vale a pena fazer com as crianças.
Beijos e até a próxima.

19 junho 2015

Monica Pessanha, na Revista Pais & Filhos do mês de Maio.

Olá pessoal, tudo bem?

Na edição do mês de Maio, da Revista Pais & Filhos, a querida colunista aqui do blog, a psicoterapeuta infantil e de adolescentes Monica Pessanha, fez uma participação muito bacana na matéria: Quem é que manda aqui?


E eu como admiradora do seu trabalho, não poderia deixar de corujar essa profissional tão competente, e compartilhar os trechos e pautas que ela participou.






A matéria é excelente, com orientações preciosas para pais e mães, relacionadas a comportamento, relações e cotidianos familiares, e teve também participações de outros profissionais e escritores que sou fã.

Não poderia deixar de compartilhar e divulgar aqui no blog, esse trabalho maravilhoso que a Monica fez na revista, junto com outros profissionais que tenho admiração.
Parabéns Monica, desejo sucesso em todos seus sonhos e projetos, e obrigada por ser essa pessoa e profissional tão competente, atenciosa e dedica, em tudo que faz.

Em breve, a Monica vai trazer um post respondendo e auxiliando a pergunta registrada no post do mês de Abril, "sobre algumas atitudes que as crianças têm, para chamar a atenção dos pais". Esse é o post. http://www.maesemfronteiras.com.br/2015/04/aconselhamento-de-maes-no-mes-de-maio.html

E para quem perdeu a primeira pergunta que a Monica respondeu, sobre Birra, confira o link aqui. http://www.maesemfronteiras.com.br/2015/05/mamaeeeee-como-lidar-com-as-birras.html

Até mais.

16 junho 2015

Segredo do Bolo de Cenoura, para deixa-lo mais consistente.

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje trago algo que aprendi com a querida bisavó do meu filho Vitor, a Senhora Elísia.
No feriado passado, eu fiz pela primeira vez um Bolo de Cenoura, com cobertura de Brigadeiro, e com pedaços de chocolate no bolo. Ficou divino o bolo, e coloquei a receita aqui no blog. http://www.maesemfronteiras.com.br/2015/06/bolo-de-cenoura-com-cobertura-de.html

Mas gostaria de ressaltar algo que aprendi e por isso estou criando um post exclusivo para o assunto.
Eu pesquisei na internet sobre como fazer Bolo de Cenoura, e todas as receitas que olhei, indicavam bater todos os ingredientes da receita no liquidificador. Algumas informavam para bater tudo, menos o fermento.

Mas a dica e o segredo para deixar o Bolo de Cenoura durinho ou mais consistente, como preferir (rs) é: Bata todos os ingredientes da receita, menos a farinha e o fermento.

Na receita eu indiquei como fazer, mas é interessante falar do porque não bater a farinha e o fermento.
Para obter um bolo mais durinho, sem o aspecto de um bolo mais mole, com uma consistência quase de pudim, a dica é essa, ao invés de bater a farinha e o fermento, você deve apenas misturar a massa batida no liquidificador com a farinha e o fermento, em uma tigela.

Pode misturar de vagar, com movimentos leve, com uma colher normal ou uma colher de pau, mas não precisa mexer rápido, como se estivesse batendo na batedeira.
Fazendo assim, você terá um bolo mais durinho, e esse é o segredo do Bolo de Cenoura.

Aprendi esse segredo e estou aqui dividindo com vocês.
Então, se deseja um bolo de cenoura mais durinho, basta seguir essa instrução.
Até a próxima.

Beijinhos,

08 junho 2015

Teatro para assistir em casa, já está à venda.

Olá pessoal, tudo bem?

No começo do ano, a Cennarium me procurou para apresentar um material novo e inédito aqui no Brasil, o BOX Coleção Grandes Espetáculos Infantis, que são os espetáculos teatrais filmados em sua total essência, e agora disponíveis em DVDs, para todos os públicos, inclusive os infantis.

Todos os espetáculos são premiados. São premiação como a da Folha de S. Paulo, Veja São Paulo, entre outras premiações... E agora, graças ao excelente trabalho da equipe Cennarium, e dessa ideia fantástica de filmar as peças teatrais, hoje em dia temos o prazer e a satisfação de assistir no conforto de nossas casas, alguns desses espetáculos tão prestigiados...

Aqui em casa, toda a família se reuniu para assistir aos espetáculos, porque o gostoso é sentar e assistir com toda a família reunida, para rir e descontrair, depois de um dia longo e cheio.

E por ser tão boa essa proposta, vou indicar o link de vendas do Box qui: http://goo.gl/0MyZvf

E se você não conhece nenhum dos 7 DVDs dos espetáculos, e gostaria de saber qual foi nossa visão e opinião de cada um deles, vou deixar logo abaixo o link, indicando o espetáculo e o texto referenciando nossa opinião.
Colocarei os links, na ordem que assistimos.

A Volta ao Mundo em 80 Dias. 

Ciranda das Flores.

Amazônia Adentro.

Terremota.

Histórias por Telefone.


O Fantasma DO SOM.

Não deixe para depois e adquira já o seu Box Coleção Grandes EspetáculosInfantis, da Cennarium.

Espero que gostem, e que essa proposta possa encantar a todos, assim como agradou e encantou toda a minha família.
Grande abraço.

06 junho 2015

Bolo de cenoura, com cobertura de brigadeiro, e pedaços de chocolate.

Olá pessoal!

Hoje trago algo delicioso que fiz para a família, e eu fiquei super orgulhosa, porque nunca tinha feito, que é um Bolo de Cenoura. Mas eu fugi do tradicional, e fiz uma cobertura de brigadeiro e coloquei pequenos pedaços de chocolate no bolo, que deu um sabor especial.

Minha mãe veio passear em casa, então aproveitei para fazer algo que ainda não tinha feito, uma sobremesa deliciosa, simples, mas saborosa. Geralmente eu faço pudim, brigadeiro, pavê, mas bolo de cenoura eu nunca tinha feito. Foi a primeira vez que fiz bolo de cenoura e o resultado ficou surpreendente. Segue os ingredientes e a dica de como fazer.

Ingredientes.
2 cenouras de tamanho médio;
3 ovos inteiros;
1 xícara de óleo;
2 xícaras e meia de açúcar;
2 xícaras de farinha;
1 pitada de sal;
1 colher de sopa de fermento.
1 barra de chocolate Suflair (50 gramas)

Cobertura.
2 colheres de margarina.
2 colheres de chocolate em pó (nescau)
1 lata de leite condensado.

Modo de fazer.
Lave e descasque a cenoura. Corte em pedaços pequenos para facilitar a tritura.
Vamos usar o liquidificador. Coloque as cenouras, os ovos e o óleo e bata bem. Depois acrescente o açúcar e uma pitada de sal e bata tudo, até a massa ficar homogênea. 
Depois coloque a massa em uma tigela grande, acrescente a farinha e o fermento e mexa tudo, até misturar bem o restante dos ingredientes. Pode usar uma colher normal ou uma colher de pau para mexer. Não precisa mexer com força, como se estivesse batendo o bolo, é só misturar porque nessa receita a farinha e o fermento não devem ser batidos no liquidificador, apenas misturados.

Para essa receita eu usei a forma com furo no meio, a mesma forma do pudim. Antes, untei a forma com margarida e polvilhei com farinha. Coloque a massa na forma e depois acrescente pequenos pedaços de chocolate na massa aleatoriamente por toda a volta, assim quando o bolo assar ficará com chocolate derretido em algumas partes da massa do bolo. O tempo é de 30 a 40 minutos no forno, com temperatura de 180 graus. Tudo depende do forno e da potência de cada um, mas a média de tempo é essa.

O bacana é comprar uma barra de Chocolate Suflair e espalhar os quadradinho do chocolate pela massa do bolo.

Após o bolo assado e desenformado em uma travessa, faço a cobertura de brigadeiro, que é só levar todos os ingredientes em uma panela, no fogo médio, sempre mexendo com uma colher de pau, e quando começar a borbulhar e soltar dos lados eu desligo, e cubro por todo o bolo. Depois é só se deliciar, caso goste do bolo mais quentinho a hora é essa, ou então espere o bolo esfriar, enfim, de qualquer jeito é delicioso!

Os pedaços de chocolate derretem no meio do bolo, e dá um gostinho a mais... Se você quiser, finalize a cobertura do brigadeiro com granulado. 


Fiquei feliz de fazer um bolo simples, porém divino, e o principal de tudo, agrada a família!
Aproveitem o final de semana para reunir a família e testar essa receita maravilhosa.

03 junho 2015

O que é Maturidade para você?

Caminhos da maturidade.
Maturidade é a Estação do Conhecimento!

Assunto interessante, você não acha?
Talvez você não sabia, mas não existe uma definição clara e absoluta, sobre essa palavra: Maturidade.

E essa palavra vem fazendo parte da minha vida, principalmente desse blog, destinado a Maternidade, Pais, Mães, Filhos e afins.
Porque como já disse nesse post aqui, a minha Maturidade veio com a Maternidade, mas não associo uma coisa à outra, porém, no meu caso, ela veio com a maternidade.

E com a maternidade, somos obrigadas a planejar pequenas coisas diariamente, como o que os filhos vão comer hoje ou amanhã? O que vão levar na lancheira? O uniforme está limpo para ir para a escola amanhã?
...Desejar nunca morrer, porque temos um filho ou uma filha para criar e educar (e as vezes até mais de um) ... Tem muitas coisas que não podemos mais deixar para amanhã, ou para depois, porque uma vida, um ser, precisa de cuidados, carinho e atenção diários e indispensáveis, que são nossos filhos e família como um todo.

Eu acredito na Maturidade em fases, desde o nascimento até a vida adulta, dividida em maturidade física e emocional, onde vamos passando por fases, amadurecendo em cada uma delas (ou não) ... E quando cada fase chega, se a gente não for estimulada, orientada, incentivada a esse amadurecimento e maturidade, as consequências podem ser muito dolorosas lá na frente, no futuro!

Por isso podemos ver adultos crianças (com pensamento, atitudes ou movimentos infantis).
E crianças adultas (com pensamentos ou até atitudes de adulto), como crianças que trabalham no farol, por exemplo, ou crianças ainda pequenas que são orientadas para cuidar de si mesma e dos irmãos mais novos, enquanto os pais precisam sair para trabalhar...

Acredito que toda a maturidade adquirida, aprendida se dá devido a prática, a convivência e experiências que cada pessoa vivência... E a falta dessa experiência e prática diária, pode levar a pessoa a amadurecer na raça, porque "tudo que a gente resiste persiste" (Carl Jung).

A criança não tem maturidade, é imatura, porque a criança em sua total essência, vai crescendo e adquirindo maturidade conforme suas fases, aprendizado e idade.

Já na vida adulta, se queremos obter algo, conquistar pessoas e projetos, é necessário fazer escolhas, tomar decisões, assumir responsabilidades e possíveis erros (que todo mundo está sujeito), que nesse caso, chamo esse conjunto de atitudes como Maturidade.

A Maturidade requer experiência, vivência e acima de tudo, assumir responsabilidade.

Em qual fase você está hoje?
Não importa qual seja a fase que você está, a vida, o tempo, vai passar, e certas fases para trás vamos ter que deixar, tipo: desapega, desapega...

Mavsa Resorts.
Às vezes a gente deseja parar tudo e voltar lá trás... Fazer escolhas diferentes, pedir perdão, fazer aquela viagem, ter dito obrigada, ter aceito aquele emprego ou desafio, ter saído mais com os amigos, enfim, os anos vão passar, o tempo vai correr, e a ninguém vai esperar, por isso não fique estagnado (a) no passado, mas prossiga e faça diferente daqui por diante.

A vida é feita de escolhas o tempo todo, e a cada escolha traçamos um caminho.

E qual escolha você tem feito? Qual caminho deseja trilhar? 
Com quem você deseja trilhar esses passos? Onde você quer chegar, como e com quem?

Toda a vida e ser vivo, seguem um ciclo de vida: nascimento, crescimento e desenvolvimento, morte (caso alguma doença ou qualquer outro tipo de coisa, não impeça esse percurso). Todo o ser vivente passa por fases de maturidades, até a chegada da morte.

Podemos parar a vida, estagnar ela nos maravilhosos 20 anos, e dali nunca mais sair, vivendo a vida como se fosse um eterno baile e festa, desejando nunca envelhecer, nunca mudar... Ou podemos seguir o rumo e fluxo da vida naturalmente, crescendo e amadurecendo em cada fase, e assumindo nossa Maturidade como pessoa e ser humano.

Nossa, quanta inspiração viu (risos), acho que é a meia idade chegando...rs

Então vamos lá, faças suas escolhas, siga seus caminhos, assuma a sua Maturidade, a sua maternidade se você for pai ou mãe, e bora ser feliz, porque tem algo melhor para fazer agora, do que ser feliz com suas escolhas e caminhos?

Beijos no seu coração, fiquem com Deus.

01 junho 2015

Teatro sem sair de casa.

Olá pessoal, tudo bem?

Quando o nosso filho nasce a gente se prepara para mostrar a ele todas as coisas bonitas do mundo, não é mesmo?
Com o BOX Coleção Grandes Espetáculos Infantis, consegui algo que eu julgava impossível! Com 7 DVDs contendo divertidas histórias filmadas, levei meu filho ao teatro sem sair de casa!

A novidade tão esperada por muitos, agora está disponível para venda.

Clique aqui http://goo.gl/0MyZvf e garanta já o seu Box!

Espero que gostem, tanto quanto a gente gostou.

Beijos,