30 julho 2018

Ações de Sustentabilidade na Escola – UNESCO.

Eu acredito muito nos projetos e incentivos que iniciam na escola, porque lá é um meio de aprendizado para a vida também!

Por isso sempre trago e compartilho projetos bacanas da escola do Vitor, a fim de espalhar semente do bem... E quem sabe servir de exemplos para ser levado a outras escolas também...

E um projeto e ação a sustentabilidade muito legal que tem por lá, é o Papa Esponja e o Papa Pilha.

Papa Esponja.
Para deixar o planeta mais limpo, a “Scoth-brite” juntou-se a “Terracycle” para criar um programa de reciclagem de esponjas de limpeza de uso doméstico.
E o colégio aderiu à ação e recebe doação de esponja “velhinha”, de qualquer marca, porém a recomendação é que seja entregue sempre “a esponja seca e sem resíduos”.
Esse material que seria descartado incorretamente, prejudicando o meio ambiente, virando apenas lixo, agora tem novo destino... As crianças e jovens podem levar e descartar as esponjas no Papa Esponja. As esponjas são recolhidas e enviadas ao “Terracycle” para ser transformada em novos produtos, que vão desde bancos de jardim reciclados até mochilas feitas com a técnica “upcycle”.

Papa Pilha.
As pilhas e baterias de uso doméstico apresentam um grande Perigo quando descartadas incorretamente.
Por isso o colégio criou o personagem Papa Pilha, com o incentivo e objetivo de descartar as pilhas e baterias de modo correto.

São projetos e incentivos positivos, não acham?

Todas as esponjas aqui de casa eu separo, tiro os resíduos e deixo secando no tampe, para seguir as recomendações e o Vitor participar, aprender que toda ação depende da colaboração e união de todos.

Na foto logo abaixo é o braço do Vitor colocando a esponja no Papa Esponja.

 Papa Pilha. Papa Esponja
 A gente fala que o robozinho do colégio está com fome e a comida são as esponjas (risos), ai então eu separo as esponjas e o Vitor da comida para o robô.

E seguimos a mesma linha de pensamento e ação com as pilhas e baterias para descarte.

Os robozinhos Para Esponja e Para Pilha, estão localizados logo na entrada do colégio. Facilitando a visualização dos alunos e sempre relembrando da boa prática de descarte dos materiais, contribuindo assim para a sustentabilidade do planeta.

O colégio faz outras ações e campanhas positivas durante o ano todo, como recolhimento de roupas e mantas em épocas de frio, em datas comemorativas faz recolhimento de brinquedos e chocolates para doação em instituição, recolhimento de eletrônicos para descarte, a fim de contribuir com descarte correto e diminuir a poluição do meio ambiente. Enfim, o colégio trabalha e apóia ações positivas e do bem.

Se você está lendo esse texto, fique a vontade para compartilhar a ideia e espalhar mais ações e projetos do bem.
Beijos e até a próxima.
Ju.

24 julho 2018

Ler é brincar! Convide a criança para brincar!



Pode observar, não surte efeito à palavra: “sai do celular ou larga esse tablet”.
Mas existe uma reação positiva a esse convide: “Vamos brincar”?

Eu sei, existem as fases ociosas na infância, mas a verdade é: ter companhia para brincar é muito melhor!

Nessas férias de julho o Vitor fez várias coisas diferentes, foi bem equilibrado seus dias entre passear, viajar e brincar.

O Vitor vai completar 8 anos de idade, e nessa fase eu percebo que as crianças (principalmente os meninos), brincam bem mais com vídeo game, porque já estão mais ligados e atentos nos jogos e como passar de fase.

Mas também percebo que gostam muito de brincadeiras ao ar livre, como jogar bola e todas as brincadeiras disponíveis, como pega-pega, rouba bandeira, queimada, caça ao tesouro, etc. Por isso estamos investindo na viagem em pousadas e hotéis com recreação, porque a diversão ao ar livre é garantida! Aqui no blog na aba “Tem Também”, tem dicas de viagens, passeios, parques, para fazer com a criançada... Confere lá!

O mês é de férias, então deixo brincar livre no vídeo game que é a atração do momento e da fase (idade), porém sempre com supervisão... 

Mas como em todas as férias, eu sempre apareço com uma proposta para brincar.
E o meu convite para brincar nesse restinho de férias é fazer a leitura (juntos) do livro: "O Pequeno Príncipe na versão Pop-Up".


Ler é Brincar. Convide a criança para brincar.

O livro O Pequeno Príncipe em formato Pop-Up tem ilustrações que parecem saltar do papel. Olha que bacana as fotos que tirei do livro, o Baobá é enorme, e o Vitor falou que parece imagem 3D (risos), e as imagens são muito lindas.

O clássico traz o texto na íntegra, e por ser um livro interativo, em uma versão comemorativa podemos dizer assim, tem um preço mais elevado, porém vale cada centavo. 
E pesquisando na internet tive uma boa surpresa! Encontrei um preço bem acessível, pelo produto incrível. Clique aqui na Saraiva e vai direto para o link do produto.

Esse livro é meu, eu comprei em 2008 e já tem 10 anos. Para manter intacto eu deixei guardado dentro do plástico que veio, para não pegar pó e não amarelar.

Já tinha mostrado o livro uma vez para o Vitor, quando ele era menor, e depois voltei a guardar. Agora que ele está maior a leitura é bem prazerosa, a gente interage com os pop-up, o que anima a criança prestar atenção na história, e saber o que vai acontecer...

Quando eu peguei o livro e convidei o Vitor para a leitura foi uma alegria imensa, porque ele lembrou ter visto o livro... É um livro diferente e muito chamativo, tem capa, tem 25 cm de altura, 4 cm de profundidade e 64 páginas, ou seja, não tem como não lembrar! 
A história é completa, então fazemos a leitura um pouquinho por dia. 

Recomendo demais essa brincadeira, porque ler é brincar tambémA minha recomendação é que a leitura seja feita gradativamente, e a idade ideal é a partir dos 7 anos, porque a criança já sabe ler ou está começando, e essa interação em família e com a leitura é maravilhosa. Gostou da dica? O livro é bem bacana, não é... Comentai ai... E você, o que tem feito para interagir e brincar mais com os filhos, e tirar eles um pouco das telas de vidro? 

Lembrando, que o convite para brincar vale qualquer coisa, ou seja, brincar no parque, ir à cozinha e preparar uma comida diferente, jogar uma bola, dar uma volta no bairro brincando de “elefantinho colorido que cor”, enfim, vale explorar a imaginação. 

Só não vale deixar a criança esquecida nas telas de vidro!
Beijos doces, até a próxima.
Ju.

20 julho 2018

Hot Wheels inaugura sua maior atração no mundo do Beto Carrero World.



Beto Carrero World inaugura área temática Hot Wheels.

Beto Carrero World, maior parque temático da América Latina, inaugurou no dia 12 de Julho de 2018 uma nova área com o tema Hot Wheels. O novo espaço contará com apresentação do exclusivo Hot Wheels Epic Show, onde serão realizadas mostras acrobáticas com carros, pistas e manobras especialmente desenvolvidas para o universo Hot Wheels.

São mais de 30 mil metros quadrados que darão aos visitantes do Beto Carrero World uma visão diferenciada do brinquedo número 1 em vendas no mundo. A nova área trará os carros Hot Wheels para a realidade, com um restaurante e loja de presentes. A novidade não para por aí, a parceria entre as marcas, promete novidades adicionais ao longo do ano.

O novo espaço contará com a apresentação diária do show Hot Wheels Epic Show, que vai transportar espectadores para uma experiência épica com transformações de carros Hot Wheels em veículos em tamanho natural que farão várias acrobacias ao longo do show. O público viverá as emoções da corrida das miniaturas em escala real, e que somente os Hot Wheels podem oferecer. Além disso, a primeira loja Hot Wheels no mundo dará partida em grande estilo, com um local que encantará fãs de todas as idades, onde visitantes encontrarão produtos Hot Wheels, apresentados das mais diversas formas. Outras duas atrações que vão levar os pequenos a loucura são o Hot Wheels Extreme Kids, uma pista de carrinhos elétricos para crianças, e o Kart Racing, que contará com karts totalmente personalizados pela marca. Por último, mas não menos importante, o Restaurante Temático Hot Wheels vai reabastecer as energias com um cardápio variado. O restaurante será totalmente decorado com o tema proposto e contará com carros, pistas e, claro, centenas das miniaturas Hot Wheels por toda parte.



Credito das fotos: JeannFM Fotografia.

CEO do Beto Carrero World, Rogério Siqueira, assegura que com a parceria, o Beto Carrero World reafirma o compromisso de proporcionar aos visitantes a melhor experiência, com objetivo de sempre encantar e divertir. “Queremos promover momentos únicos e inesquecíveis e é por isso que estamos estabelecendo essa aliança com a Hot Wheels. Estou certo de que essa nova atração vai encantar profundamente a família inteira”, acrescenta.

A diretora sênior da Mattel Global Live Events & Attractions, Julie Freeland, reforça que a proposta surge em conjunto com os planos de ampliação da marca. “A parceria com o Beto Carrero World é a maneira perfeita para a Mattel expandir suas atrações do parque temático para a América Latina, criando experiências ao vivo que divertem e encantam crianças e famílias”. O lançamento da recém-projetada área coincide com o 50º aniversário da Hot Wheels em 2018. “Esta será a primeira vez que a marca ganha vida em uma atração permanente em grande escala na América do Sul”, complementa Freeland.

Sobre o Beto Carrero World
É o maior parque temático da América Latina. Foi eleito em julho de 2017 como o sétimo melhor do mundo e o melhor da América do Sul na escolha do Trip Advisor. Desde 1991, atrai visitantes de todas as idades com brinquedos, shows, um zoológico com mais de mil animais, passeios temáticos, além de atrações radicais como três montanhas-russas e uma torre de queda livre com mais de 100 metros de altura. Localizado em Penha, litoral de Santa Catarina, o Beto Carrero World recebe visitantes de todas as regiões do Brasil e de muitos países da América do Sul, como Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai.

Sobre a Mattel
A Mattel é uma empresa global de aprendizagem, desenvolvimento e entretenimento que inspira a próxima geração de crianças a criar um futuro melhor. Através do portfólio de marcas icônicas de consumo, incluindo American Girl®, Barbie®, Fisher-Price®, Hot Wheels® e Thomas & Friends ™, a empresa cria sistemas de jogo, conteúdo e experiências que ajudam as crianças a aproveitar todo o seu potencial. A Mattel também cria produtos inspiradores e inovadores em colaboração com as principais empresas de entretenimento e tecnologia, além de outros parceiros. Com uma força de trabalho global de aproximadamente 32 mil pessoas, a Mattel opera em 40 países e territórios e vende produtos em mais de 150 países. Visite  www.mattel.com

Sobre a Mattel do Brasil
Estabelecida no país desde 1998, a Mattel do Brasil atua no desenvolvimento de marcas infantis, líderes em quase todos os segmentos em que estão inseridas. Fisher-Price, Barbie, Polly, Monster High, Uno, Hot Wheels e Max Steel fazem parte do portfólio. A Mattel é uma das empresas líderes do setor, conhecida por seu desenvolvimento, fabricação, comercialização de brinquedos e acessórios, constantes investimentos em inovação, mídia, promoções e estreita parceria com seus clientes. Presente em mais de 25 mil pontos de venda, contribui para a geração de empregos nos setores de varejo, logística e serviços em todo o Brasil. O licenciamento de marcas é outro foco importante do desempenho da empresa no país. Atualmente, mais de 95% dos produtos licenciados da Barbie, Polly, Hot Wheels e Max Steel são produzidos localmente através de uma rede de mais de 70 empresas de diferentes setores.

19 julho 2018

4 Dicas de leitura Infantil da Biblioteca da Escola.

Conforme as crianças vão crescendo, mais leituras são inseridas e fazem parte da rotina, por isso está cada vez mais difícil compartilhar as leituras individuais, assim como eu faço aqui no blog (risos).

Mas como eu gosto de indicar e compartilhar as leituras bacanas que fazemos, juntei alguns livros que fizemos a leitura no primeiro semestre desse ano, da biblioteca da escola, e vou compartilhar como dica de leitura aqui no blog.

Dica 1) Meu Filhote Dragão. Autor: M.P. Robertson.


Uma história de aventura e de imaginação que toda criança adora.

Jorge é um garoto que encontrou um ovo bem inusitado, nada comum visto até então... Era um ovo gigante que estava embaixo da galinha favorita de sua mãe, e não demora muito sai de dentro daquele grande ovo, um filhote de dragão. 
A partir daí o garoto Jorge se vê como o pai do dragão e começa a criar e a ensinar tudo que um pequeno grande dragão deveria saber.
Depois de um tempo, durante uma das leituras antes de dormir do pai Jorge ao dragãozinho, ele percebeu e sentiu que tinha algo de errado... O dragão percebeu que estava faltando algo, e nada mais era do que a falta da família... Então, começa a busca pela família do Dragão.

Isso mostra que no fundo a gente sempre sente falta e busca encontrar nossos familiares, não importa os motivos...
Tem outro livro da série que já lemos e compartilhei aqui no blog, post aqui: http://www.maesemfronteiras.com.br/2017/09/livro-infantil-o-incrivel-resgate-do.html

Dica 2) Vozes no Parque. Autor: Anthony Browne.


Um livro que eu achei encantador, porque remete muito a vida.

O livro narra um dia do cotidiano, onde um simples passeio no Parque remete emoções, sentimentos e resultados muito diferentes na vida de cada pessoa.
O passeio ao parque é o mesmo, são dois adultos, duas crianças e dois cachorros, mas as visões, vozes e resultados são extremamente diferentes, para cada pessoa.




No livro a narração, visão, as vozes e sentimentos de cada um, são conforme a percepção e coração individual... Porque cada um só pode falar e entregar aquilo que está dentro de si mesmo. 
Interessante que a mesma situação para ambos tem resultados diferentes, porque o que é engraçado e divertido para um, para o outro é irritação e chateação. Linda a história, amei, vale muito a pena a leitura.

Dica 3) O Amigo do Rei. Autora: Ruth Rocha.


Um livro fantástico, que mostra de uma forma bem genérica e lúdica, um pouco sobre a época da escravidão para as crianças.
Mostra os dois mundos, do branco e do negro nos tempos antigos, na qual todos são e podem ser reverenciados, quando são aceitos e respeitados em seu habitat.

No final as crianças conseguem perceber essa diferença, e pensam quem sabe no futuro, mudar essa história. As crianças são demais mesmo.

Dica 4) Os Sábados são como um Grande Balão Vermelho. Autor: Liniers.


Esse livro é uma fofura total, fiquei apaixonada por essa leitura.

Uma história que acredito refletir um contexto que todas as crianças passam, o amor pelos sábados, ou de uma forma geral os finais de semana, e toda suas histórias e planejamentos para esse dia especial.
Somos todos condicionados aos finais de semana como sendo o dia do lazer, do prazer, e com as crianças não é diferente.
São duas irmãs que desde ao acordar até o dormir aproveitam tudo, o café da manhã, as brincadeiras, e tudo que for possível fazer nesse dia que é o sábado. Um dia especial, para fazer coisas especiais. São coisas simples, mas que se tornam extraordinárias por serem feitas na calmaria do dia, por ser no sábado.


O café da manhã é mais gostoso por ser sábado, e mesmo se chover é divertido, porque dá para brincar na chuva e se divertir muito porque é sábado.
Amei demais a leitura, porque me vi dentro da história (relembrando a infância) e o Vitor também, porque ama o sábado para curtir o pai e as brincadeiras desse dia livre, que parece ser bem mais gostoso por ter a família reunida.

Essas são as dicas de leitura, para quem estiver buscando dicas de livros para comprar e ler com os filhos nessas férias, recomendo muito.
Beijos e até a próxima.
Ju.

14 julho 2018

Projeto Sessão Azul.



O projeto Sessão Azul busca abrir espaço dentro do entretenimento, uma adaptação para pessoas e famílias com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo).

A Sessão Azul é uma forma de proporcionar a inclusão sociocultural e lazer adaptados, como: sessões de cinema e teatro, passeios em aquários, realizados em diversas cidades brasileiras.

A iniciativa do projeto e de seus idealizadores é toda baseada em anos experiências, ouvindo as pessoas e familiares com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA).

Após anos escutando, observando e vivenciando experiências de famílias de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), identificamos vários casos em que familiares deixavam de ter um maior convívio social por receio ou, em algumas circunstâncias, até mesmo vergonha da reação do autista em situações que para ele talvez não sejam tão confortáveis.
Algumas delas, como ir ao shopping, restaurantes, festas ou ao cinema, aparentemente tranqüilas para quem não sofre de TEA, podem ser bastante incômodas para os autistas. (Carolina Salviano de Figueiredo - Psicóloga; Bruna Manta - Psicóloga; Leonardo Bittencourt Cardoso – Apoio e Auxílio ao Projeto).

Pensando em uma forma de acolher e levar um pouco de diversão para as pessoas e famílias com TEA, por identificar a falta de alternativa de lazer no Brasil que atenda esse público, e inspirados na iniciativa do CineMaterna, os fundadores criaram e organizaram “principalmente as sessões de cinema”, em um ambiente customizado que torna muito mais confortável a experiência de ir ao cinema. 

Em um ambiente totalmente pensado e planejado para atender as necessidades das pessoas com TEA, e com profissionais e voluntários preparados para acolher a todos, o projeto “Sessão Azul” foi criado e tem alcançado várias cidades do Brasil.

Durante toda a exibição do filme, a sala de cinema ficará com as luzes acesas, o som ficará mais baixo e a platéia poderá andar, dançar, gritar ou cantar à vontade. Não serão exibidos trailers comerciais - a menos que já façam parte do filme.


Inclusão também é diversão.

Para maiores informações do Sessão Azul e saber da programação de outras cidades, acesse o site: https://www.sessaoazul.com.br/

O projeto também está nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Os organizadores pretendem alcançar o maior número de espaços possíveis, espalhados pelo Brasil, mas é um trabalho de formiguinha que precisa de parcerias e voluntarismo. Para maiores informações, acesse o site.

Juntos somos mais!
Beijos e até a próxima.
Jú.

12 julho 2018

A Mãe que eu quero ser!



Sou uma mãe que sabe que o tempo escoa, voa, lá fora...
Mas que decidiu parar o tempo aqui dentro, guardar o ego e vestir a empatia na calmaria dos dias...

A mãe que eu quero ser... É uma mãe que não apressa!

E sem pressa ouve, observa e interage com as inúmeras histórias de um dia cheio de aventuras e descobertas...
- Descobertas das mãos e pés quando bebê...
- Brincadeiras com as caixas de papelão e com as tampas de panelas tiradas de dentro do armário...
- Na volta da escola acolher as dores e rir junto com as inúmeras histórias aprendidas, vividas e divertidas com os amigos da escola...

Uma mãe presente diariamente que decifra seu manual interno, seus desejos momentâneos, seus sonhos e anseios, para ajudar a compreender e auxiliar nas lutas e batalhar diárias, no aprendizado da vida...

Ser presente, estar presente, para ouvir atentamente com o coração e o instinto de mãe!
Desejo ter esse olhar que vai além dos olhos, um olhar que transcende as vistas, que vem do coração, da alma.

Aquele olhar que percebe e sabe quando tem algo diferente no simples andar do filho, no jeito de falar, de fechar a porta ao entrar em casa, na quantidade que comeu ou deixou de comer nas refeições...

A mãe que eu escolhi ser é uma missão de vida, baseada não somente nas alegrias momentâneas e passageiras, e sim na felicidade permanente e duradoura, um investimento de amor, cuidados e educação diariamente na vida.

Invisto meu tempo em doação, e sei bem que as pessoas questionam essa escolha como insana, ou desejam saber sobre o retorno, reconhecimento e recompensa...

Minha missão e desafio é criar filhos para serem do bem, mesmo diante de tanto mal, tantas injustiças...

Eu sei é complicado para as pessoas entenderem, porque em terras de amor próprio, quem dedica tempo e amor ao outro é rei.

Não sou Rainha ou Rei, sou apenas o amor que desejo ver no mundo!

Entre erros e acertos, entre duras e diárias batalhas, choros e risos, vamos seguindo em frente, com o sonho de dias e pessoas melhores!
Beijos e até a próxima.
Ju.

10 julho 2018

Viagem de Férias com crianças. Recordações eternas.



Quando a gente pensa em férias, viagens, passeios, a prioridade aqui em casa é a criança. Pensamos no coletivo sempre, mas a prioridade é a criança!

E hoje em dia tem muitos lugares "pensados e planejados" para receber famílias e crianças, com infra-estruturas amplas, com natureza, piscinas, recreação e muito mais.

Geralmente, e na maioria das vezes, quando a criança é menor basta uma praia e pronto, a diversão é garantida!
Falo isso com propriedade, porque já fui criança e bastava areia para brincar e fazer castelos, pular ondas, correr e ter um parquinho para brincar que a alegria já estava garantida.

Por isso, quando o Vitor era bem menor, a gente sempre foi nas praias mais próximas de casa, no litoral Sul de São Paulo, geralmente na Praia Grande (perto do Forte), em Bertioga, e tem também a praia de Santos que fica bem pertinho de São Paulo, mas a gente nunca foi.

Tem outras praias no litoral Sul excelentes, mas frequentamos a Praia Grande por ser bem conservada, com calçadas amplas para caminhar e tomar um sorvete, e fica bem perto de São Paulo, ou seja, sem transito (por exemplo) em 1 hora já estamos lá...

Agora que o Vitor está maior, a gente começou a expandir os horizonte e pensar em viagem de avião e de carro.
Confesso que nas buscas preferimos as viagens mais próximas e de carro, do que de avião. Pensamos em explorar mais a região e os locais próximos, que na maioria das vezes tem as mesmas propostas de locais e regiões mais distantes...

E nessa busca encontramos no interior de São Paulo, em Olímpia, nosso recanto... Um local para ir sem medo, porque tem diversão garantida para as crianças e é uma região quente praticamente o ano todo.

Algumas fotos do Hotel/Pousada Carpe Diem, que ficamos em Olímpia/SP.



Hotel Pousada Carpe Diem


Mesmo em Julho que é inverno, a região de Olímpia é quente e as temperaturas podem até diminuir, mas mesmo assim dá para aproveitar bem as férias com as crianças.

Olímpia virou nossa Tradição de Família, porque a gente foi ano passado, esse ano voltamos, e o Vitor já pediu para voltar no ano que vem novamente (risos).

Encontramos uma pousada que é encantadora, tanto pela infra-estrutura, quanto pelas acomodações, natureza, academia, e toda a parte voltada para crianças e jovens, como o parque, campo de futebol, campo de vôlei, piscinas, salão de jogos, recreação, mini fazenda, passeio a cavalo, pesca... Enfim, um local maravilhoso chamado Carpe Diem, perfeito para toda a família, que já comentei aqui no blog, post aqui: http://www.maesemfronteiras.com.br/2017/08/hotelpousada-carpe-diem-o-lugar.html

Além da pousada que toda a família consegue aproveitar muito bem nas férias, relaxar e curtir os ares de campo, tem os parques aquáticos na região. As piscinas são termais, ou seja, são piscinas com águas quentinhas e outras com temperaturas agradáveis, perfeitas para aproveitar e brincar o dia todo.

Os parques aquáticos são: Thermas dos Laranjais e o Hot Beach.

Esse ano a gente foi só no Thermas dos Laranjais, mas aqui no blog tem posts dos dois parques, confere lá. Amamos os parques aquáticos!

Thermas dos Laranjais.

Thermas dos Laranjais.


No outro post do Thermas aqui no blog, tem mais fotos do parque aquático, confere lá.

Outra dica que compartilho da cidade, é de um restaurante que conhecemos nessa nossa segunda viagem...
Se você é um paulistano nato que adora uma boa pizza, recomendo um restaurante muito gostoso e bem familiar, que a gente foi jantar duas noites por lá, chamado Villa da Vó. Um ambiente muito gostoso, que oferece outras opções de pratos além da pizza. Recomendo muito o local.

Por isso o Vitor ama ir para a Olímpia, porque o que não falta na região é diversão para as crianças, com lugares aconchegantes, que remete um ambiente familiar.

Esse é o dinheiro mais bem investido. Investimos em momentos de diversão e recordações especiais em família, que ficarão para sempre, serão recordações eternas.
Enquanto o Vitor gostar e quiser ir para a região de Olímpia nós vamos... Já oferecemos e sugerimos outros lugares, mas ele prefere ir onde conhece e gosta.

Percebo que a infância precisa apenas de espaço para correr, crianças para brincar, sempre acompanhado dos olhos atentos daqueles que os amam (os pais), para cuidar, rir junto, admirar e acolher quando necessário.

Coloca ai nos comentários, o local que seus filhos mais gostam de ir e curtir em família...

Beijos e até a próxima.
Ju.

04 julho 2018

Filhos, vem com manual?

Pais e Filhos - Manuais.

As pessoas dizem que filhos não vêm com manual de instrução, e se viesse seria uma maravilha!

Posso afirmar que os filhos têm manuais sim, “mas cada um tem o seu particular”, com personalidade própria, aonde os pais tem o desafio e dever de descobrir diariamente, conforme crescem.

Esse Manual dos Filhos” é na verdade um mapa a ser decifrado dia após dia através da família, com atenção, carinho, amor e dedicação.

- Os bebês precisam de cuidados que são básicos para todos em questão de higiene, alimentação, sono, mas cada bebê é diferente do outro, e cada dia é um acontecimento diferente. Uns terão cólicas outros não, uns dormiram tranquilamente e outros não, uns pegarão o peito facilmente e outros tanto não.

- Tem criança que é bem ativa por natureza, e precisa constantemente de atividades extras, esportes, brincadeiras.
Outras são mais tranqüilas, gostam do caminhar mais lento, precisam de menos estímulos variados e constantes, e mais compreensão da sua personalidade para não forçar atividades que causem desconforto.

É nosso dever como pais “observar e respeitar os filhos”, respeitar o tempo de cada filho em cada fase e etapa da vida... Julgar menos, não comparar, não rotular com palavras pejorativas, e sim entregar amor, compreensão, limites, educação, conforme crescem e apresentam sua personalidade própria, suas necessidades e dificuldades básicas e diárias. 

Não é de hoje que existem inúmeros: manuais, livros, revistas, cursos, que ajudam e auxiliam aos cuidados básicos como aleitamento, troca de fraldas, banho, sono, alimentação, crescimento e desenvolvimento de bebês e crianças. Também têm livros, textos na internet, seminários, palestras, que envolvem vários assuntos sobre a maternidade, educação, comportamento...

Tem muito material bacana e interessante, que pode auxiliar pais e mães, porém cada família vai precisar compreender "o manual pessoal de cada filho (a)".

Busque informação sim, para os mais variados assuntos da maternidade, desde o nascimento até a vida adulta, porque a gente não é obrigada a saber e entender de tudo... 

Porém, não tente encaixar você e sua família dentro de um padrão, mas tenham em mente seus valores, costumes da família e filhos bem claros, porque existe todo tipo de material e nem todos serão perfeitos para a sua família ou modo de viver dos filhos.

Decifre o manual dos filhos, sem culpas, julgamentos, comparações, frustrações, expectativas, só assim você poderá conduzir e orientar com amor, sem brigas, na paz e calmaria que toda família merece e precisa para viver bem e em harmonia!

Eu acredito que os filhos vêem para nos mostrar o melhor da vida, também vem para nos ensinar, para fazer a gente se confrontar com o nosso eu, aprender a valorizar o que realmente tem valor... Enfim, além de decifrar o manual dos filhos através da convivência diária, de preferência observando sem terceirizar toda a educação e cuidados, às vezes precisamos PARAR e refletir sobre a gente, o nosso comportamento diário com os filhos e família...

Filhos é um verdadeiro mergulho no ventre do peixe, onde a gente precisa realmente parar e refletir sobre muitas coisas da vida...
E você, já tinha pensado sobre o assunto sob essa perspectiva? Comente ai. Até a próxima.
Beijos
Ju.