18 fevereiro 2019

Filhos, com eles mais aprendo do que ensino.



Tenho a impressão que á vida é uma estação do conhecimento, onde damos voltas até passar e aprender tudo que precisamos... Às vezes estacionamos, outras vamos mais rápido ou mais devagar, dependendo do nosso aprendizado... E nessa jornada da vida, a maternidade é com certeza uma oportunidade de aprender, de melhorar como ser!

Os filhos estão sempre nos ensinando a viver, sempre tocando nosso coração ou nossas feridas*, mostrando onde precisamos melhorar e aperfeiçoar, renovar.

Filhos são oportunidades de melhorar nossa versão, sempre!
Isso se a gente se permitir observar, refletir sobre cada fase, compreender a vida entre linhas, se permitir diminuir os passos para acompanhar o ritmo dos filhos...

Os filhos trazem as respostas de tudo que precisamos aprender e reviver, perdoar, refazer, compreender, melhorar!

Os filhos não atrapalham, eles trazem os enfrentamentos que precisamos passar e enxergar sem lente, sem distração.
Mas isso não é fácil, porque ver através dos filhos o que a gente precisa melhorar, não é fácil!

E quanto mais à gente resistir em ver, compreender e aprender, mais dura vai ficando a vida... A gente começa a denominar ações dos filhos com palavras duras e pejorativas, ao invés de dar espaço para compreender e aprender!

A maternidade faz a gente lembrar da nossa infância, dos ensinamentos dos nossos pais, e de tudo que precisamos relembrar e aprender. Os filhos nos ensinar a amar, a ter medo de coisas bobas e ao mesmo tempo uma força incomum... A gente fica sensível, cuidadosa, com aquela sensação de que tudo realmente vale a pena.

Com certeza, com os filhos aprendemos a todo instante...
Trás a oportunidade de ser um “ser humano melhor”, com melhores atitudes e comportamento, a buscar o melhor de nós e o melhor da vida, mas isso não é o suficiente, porque sempre temos algo para aprender que foge do nosso controle...

Essas *feridas que estou mencionando logo acima, "segundo a Psicologia", são feridas da alma, pessoais, julgamentos, sentimentos que guardamos, coisas que precisamos compreender e alinhar mas que fogem do nosso controle... E quando os filhos trazem isso à tona e tocam as feridas, na verdade é a vida mostrando “a verdade que precisamos enxergar e aprender”, e isso por vezes dói.
São atitudes inconscientes dos filhos, na verdade é a própria vida replicando através dos filhos, tudo o que a gente precisa viver e reviver, aprender e compreender. Passamos muito tempo julgando sem saber, sem empatia, às vezes não ouvimos a vida, os pais, os ensinamentos de Deus... Filhos são oportunidades de aprender, a enxergar coisas além dos nossos olhos e compreensão, de viver com empatia, perdão, conhecimento, amor intenso e que transborda!!!!

Com Deus no coração, amor, paciência, humildade, respeito, empatia, ensinamos tanto quanto aprendemos... E a vida sempre vai trazer o que precisamos aprender, seja através dos que estão perto ou distante... 
Um beijo no coração.
Ju.
♥ O post de hoje é uma iniciativa e convite de Blogagem Coletiva das amigas Cris Philene e Tê Nolasco.Todo terceiro domingo de cada mês, você pode participar também, basta fazer uma postagem no seu blog sobre o tema proposto, e mencionar que faz parte do Projeto: Na Casa Da Vizinha – Blogagem Coletivuma iniciativa de Cris Philene (Prosa de Mãe) e Tê Nolasco (Bolhinhas de Sabãopara Maria). Não esqueça de avisar as criadoras do projeto, para receber a visita e ser mencionada (o) no post.

5 comentários:

  1. Lindo teu texto e participação...Gostei também do final onde salientas que aprendemos com os de perto e os de longe...E isso é muito bom. Gostaríamos de tê-los todos perto de nós, mas... beijos, linda semana,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, bom dia!

    Aprendemos todos juntos e crescemos na fé e na maturidade. Por isso, ser mãe é uma dádiva de Deus, um presente, o melhor e mais intenso de tudo que podemos viver nesta terra.

    Ficou linda a sua participação e ilustração!

    Beijo e feliz semana!!

    Re e Laura

    ResponderExcluir
  3. JU e como vamos aprendemos na maternidade e a delícia é que nunca vamos parar de aprender!
    Amei a comparação que usou sobre a estação do conhecimento... de fato muitas vezes paramos em determinadas situações e em outras, conseguimos seguir sem paradas.
    E Olhando para os nossos meninos como vamos ampliando esse conhecimento... como passamos a ser mais observadores e pacientes.
    Eu tb acredito que os filhos sempre vão extrair o melhor de nós... e são tantas renovações...
    Amei seu texto, bjs
    Cris

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju!!! Boa tarde!!!
    Que texto lindo amiga! Doce como você! :)
    É isso mesmo.. nessa estação de aprendizado muitas vezes progredimos, outras retrocedemos... É que estamos aprendendo, e muito!
    Aprender é maravilhoso, e cada novo recomeço dá uma alegria na alma...
    Você sabe como aprendemos com nossos filhos... nossas conversas infindas nos dizem isso não é mesmo?

    Muito obrigada pela participação..
    Levando seu link com amor!

    Beijos doces no coração!

    Tê e Maria ♥

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju! Essa estação de conhecimento chamada filhos/maternidade é mesmo encantadora com suas alegrias e desafios!
    E como você bem disse, por vezes passamos rápido por um aprendizado, outras vezes, tudo se repete até que tenhamos compreendido. Mas, realmente, é preciso querer, desejar e enxergar tudo o que os filhos nos ensinam, É um caminho lindo, certamente!
    beijo.

    ResponderExcluir