28 setembro 2017

Livro Infantil: Uma história com mil macacos.


Nossa história do final de semana, do empréstimo da biblioteca da escola, foi o livro Uma história com Mil Macacos, da autora Ruth Rocha, e ilustrações Cláudio Martins.

Um grande cientista, o doutor Eduardo Quaresma, estava estudando a personalidade de diversos animais e para isso precisava observar esses animais. O doutor precisava de alguns macacos para observar o comportamento deles... Foi então, que o doutor Quaresma decidiu pedir ajuda ao seu amigo lá da Transamazônica, e foi até o correio enviar um telegrama para seu amigo.

O Zeca o telegrafista da cidade, era meio distraído e desligado, e na hora de escrever o texto, comeu bola.
O doutor pediu para o Zeca escrever que precisava de macacos para o estudo, e que mandasse 1 ou 2 macacos. Olha o que o Zeca escreve.


Sendo assim, a cidade começou a ficar tomada por macacos, porque no telegrama dizia para enviar 102 macacos, ao invés de 1 ou 2 macacos.

Virou um caos a cidade, até o preço da bacana aumentou devido à falta...


O doutor precisou enviar outro telegrama ao amigo Jeremias, pedindo que parasse de enviar macacos, e olha o que o Zeca escreveu.


Da forma que o telegrama foi escrito, entende-se que era para continuar enviando macacos para o doutor.

O doutor Quaresma já tinha dado macacos para os amigos, vizinhos, a cidade ficou tomada por macacos...

Foi então que o doutor Eduardo Quaresma decidiu fugir, mas antes deixou uma carta com cópia para todos os moradores da cidade, dizendo que deixou todos os seus bens para o seu querido amigo Zeca... E os seus bens era a macacada toda. E o Zeca virou babá de todos os macacos.
................. 
Nem preciso dizer que comunicação é tudo, tanto verbal quanto escrita...
Uma boa comunicação, e uso de acentos, pontuação, faz toda a diferença em um texto e contexto.

E quando estamos trabalhando, a responsabilidade é (ou deve ser) dobrada. E toda ação tem uma reação, sendo que na história o Zeca telegrafista acabou ficando com o prejuízo que ele causou na cidade, por falta de atenção...

Muito boa a leitura, demos muita risada com a macacada que não parava de chegar à cidade. Fica a dica de leitura.
Beijos e até á próxima.

Jú.

26 setembro 2017

Livro Infantil: Onde vivem os monstros.


Texto e ilustração de Maurice Sendak, do livro “Onde vivem os monstros”.

Essa leiturinha foi mais uma da Sacola Literária, post aqui.

A ilustração dessa historinha é muito linda, porque os monstros preenchem algumas páginas com seus tamanhos enormes e cores chamativos, muito lindos.

Na noite que Max vestiu sua fantasia de lobo e saiu fazendo bagunça... a mãe dele o chamou de Monstro! e Max disse, Olha que eu te como!
E acabou sendo mandado para a cama sem comer nada.


Naquela mesma noite nasceu uma floresta no quarto de Max.


E Max pegou seu barquinho e navegou até onde vivem os monstros.
Chegando lá ele foi muito bem recebido, porque estava vestido com sua fantasia de monstro, e muitas brincadeiras e aventuras fizeram juntos...


Max e os monstros brincaram bastante, mas logo a fome bateu e Max precisou voltar de sua aventura.

Eu amei essa história, porque para ser criança a gente precisa de todos esses artefatos e bagunças espalhadas pela casa, e a imaginação começa a rolar.

Quando eu era criança também colocava roupas e sapatos da minha mãe, e tudo que precisasse para incorporar a minha história, brincadeira e diversão preferida.
Da sacola literária essa foi a minha história preferida, porque reflete bem a infância... As crianças pegam várias coisas, espalham tudo por todos os lados, para dar realismo a brincadeira e imaginação... Eu amei porque é bem a realidade da infância.

E no final, quando a brincadeira acabou, a comida do Max estava quentinha, esperando por ele.


A carinha do Max é muito fofa, ao ver sua refeição quentinha esperando por ele.
Bem vida real e coisa de mãe mesmo... No final da história a gente fala para arrumar a bagunça, chama a atenção dos filhos devido as coisas espalhadas.. Mas nunca deixa de cuidar e fazer as coisas pelos filhos... Achei muito lindo o final.

Fica a dica de mais uma leiturinha que fizemos e recomendamos.
Abraços e beijos, até a próxima.
Jú.

25 setembro 2017

Tudo tem à hora certa.

Quem já foi criança sabe!
Nem sempre é fácil agüentar a pressão externa de pessoas terem algo e você não.

Alias isso não é fato somente da vida infantil, os adultos também tem suas comparações e disputas entre eles.

Sorte de quem busca o autoconhecimento, a paz interior, uma vida mais simples, que consegue viver longe desse meio de frustrações, inquietações e insatisfações...

Não é fácil viver nesse mundo desenfreado por ter mais e mais, mas é possível, basta fazer escolhas diárias e sempre lembrar e reforçar a sua mente sobre os seus objetivos, para não ser sabotado pelas ofertas do mundo...

No ano passado, teve uma febre muito grande de adultos e crianças com celulares nas mãos, andando por todos os lados, na Caçadas ao Pokémon GO.

E para brincar de caçar Pokémon é necessário ter celular, por isso eu e meu esposo nem cogitamos em instalar o aplicativo, porque evitamos e não achamos certo, celular nas mãos de criança.
Celular não é brinquedo, alias é caro demais e desnecessário ser dado a uma criança.

Mas como o Vitor está com 7 anos, tem mais noção e cuidado, “o papai emprestou o celular” dele para brincar um pouco, e caçar os Pokémons...

O mais bacana de tudo é essa interação entre pais e filhos, brincar junto, mesmo quando for com um joguinho no celular.
Saímos todos juntos, em busca de achar os pokémons.




E o Vitor aproveitou para brincar na pracinha, aproveitou o dia, e foi ser criança...

O que mata uma criança não é o celular nas mãos, e sim o celular ou qualquer tipo de eletrônico ser a única companhia disponível no momento para a criança!

Eu sei que já passou a febre dessa brincadeira, mas para a gente está começando agora e está tudo bem!
Aqui a gente não segue padrões, febre e moda, a gente segue o nosso coração, o que está coerente com a nossa rotina familiar, nosso modo de viver, valores...

Minha dica é: não importa se o mundo inteiro está fazendo algo, se concentre na boa educação que você deseja dar aos seus filhos, nos ensinamentos reais segundo a realidade da família...

E tudo nessa vida tem à hora e o momento certo... Porque a final de contas, não estamos competindo com nada e com ninguém... Estamos apenas seguindo o fluxo da vida, no nosso ritmo, alinhados com a vida e Deus...
Beijos, até a próxima.

Jú.

23 setembro 2017

Livro infantil: Mais Brasileirinhos!


Essa leitura que fizemos veio da Sacola Literária da escola, e o nome do livro é: Mais Brasileirinhos!, da autora Lalau e Laurabeatriz.

É uma obra bem interessante que compartilha um pouquinho sobre alguns animais da linda e rica fauna brasileira.



De uma forma poética e com rima, lúdica, a autora trouxe em seu livro lindas ilustrações de alguns animais, e junto da sua obra algumas citações específicas da espécie, como costume, alimentação, onde vivem...

São animais que fazem parte dessa rica fauna brasileira e que estão ameaçados de extinção.

Esse livro faz parte de uma coleção com quatro volumes: Brasileirinhos; Novos Brasileirinhos; Mais Brasileirinhos; Bem Brasileirinhos.

Eu amei o livro, porque remete a minha infância.
Eu sempre gostei de animais, de ir ao zoológico, e quando eu era criança meu pai tinha dois livros grandes de capa dura, com várias espécies de animais e sua descrição, e eu amava folhar as páginas.

Eu amei fazer essa leitura com o Vitor e juntos conhecer um pouquinho de cada um desses animais.

Fica a dica de leitura.
Beijos e até a próxima.

Ju

22 setembro 2017

Nem toda Vitória vem com Troféu.

Qual é a sua vitória? Qual é o seu sucesso?

Qual é a sua vitória? Qual é o seu sucesso?
A minha resposta é: Depende da fase, da época.

Não precisamos ter necessariamente uma ou várias vitórias na vida, mas podemos fazer das conquistas diárias, valorosas vitórias.

O sentido da vida, as nossas vitórias e sucessos, vão depender da época da vida em que estamos vivendo.

Por exemplo, há cinco anos (em 2012), minha maior vitória foi o desfralde do meu filho Vitor. Ele ganhou independência, ficou feliz em parar de usar fraldas e eu também em ver sua alegria... E claro, parei de gastar uma grana com fraldas... rs
Parece algo simples e banal, mas quem é mãe entende que o desfralde é sempre uma vitória tanto para os filhos como para a mãe!

A vida é um presente, e se a gente conseguir enxergar assim, cada fase da nossa vida será de conquistas, vitórias e sucessos.

A realização é algo muito pessoal, e cada um tem as suas batalhas diárias, internas e externas...
Cada um tem as sua história de vida, seus projetos pessoais...

O bacana da vida é perceber, que as “maiores e melhores” recompensas da vida, são essas vividas diariamente... Então, todas essas e a maioria delas, nem sempre tem um troféu para expor no móvel da sala, nem uma medalha para pendurar na parede, você entende?

Então “vibre por sua vida e suas conquistas”, e seja feliz.

Você pode ser uma dona de casa talvez, e pensar que ninguém vê seu esforço, seu trabalho, mas acredite, todo mundo vê sim. Você tem seu valor, seu mérito, mesmo que ninguém o diga para você.

Deus vê você, acredite mais em você, e mesmo que ninguém reconheça seu valor, reconheça você.

Sou grata a Deus, e as oportunidades que a vida tem me dado, inclusive nos momentos de dor, de perceber o que é essencial para a vida...
E na maioria delas, a recompensa é interna e não tem troféu, apenas a sua certeza e satisfação interna que mais uma batalha foi vencida.

Não desista dos seus sonhos, acredite mais em você, e não busque tanta aprovação dos outros... Porque nem todos conseguem deixar o orgulho de lado e levantar as mãos para te aplaudir, elogiar ou agradecer...

Se as coisas não deram certas “ainda”, talvez não seja à hora, talvez você não esteja colocando toda a sua força, capacidade e fé nos seus sonhos... Pode ser que você precise mudar os caminhos, as estratégias... Enfim, não desista de você, principalmente pelo motivo de achar que falta aprovação dos outros e placas na parede.
Se conecte mais com a sua verdade, suas crenças e valores, e se preocupe menos com os outros...

Acredite mais em você, na vida, e não espere tanto reconhecimento e troféus nessa jornada da vida... 

A gratidão a Deus e a vida é o melhor caminho para ter essa vida de paz, sem carregar o peso da ingratidão, da dúvida, da cobrança... 
Espero e desejo que essa mensagem seja um acolhimento para você, sua vida e seus caminhos...
Beijos e até a próxima.

Ju

20 setembro 2017

Livro Infantil: O Incrível Resgate do Dragão.


O primeiro livro que o Vitor decidiu ler da Sacola Literária, que é um projeto de empréstimo de livros da escola, foi o livro “O Incrível Resgate do Dragão”, autor e ilustrador M.P. Robertson, que por sinal foi o livro que ele mais gostou...

Não sei dizer se consciente ou inconscientemente, a história que o Vitor mais gostou reflete bem a vida das crianças, que é um mundo cheio de criação e imaginação, para o desenrolar das histórias e brincadeiras...

Resuminho:
Era dia comum, uma manhã meio sem graça, como são geralmente os domingos, meio tedioso...
Até que o menino Jorge pegou sua espada na mão e foi brincar no quintal. O galinheiro no quintal da família foi o local escolhido para começar a imaginação e criação das brincadeiras e histórias. Com uma espada na mão, e sua armadura composta de escorredor de macarrão na cabeça e capa de super-herói presa no pescoço, a batalha e luta contra a bruxa malvada estava começando. 


Havia também dragões na história, mas esses eram bonzinhos...rs


E como toda a clássica história de contos de fadas, também tem as frases que começa com “Era Uma Vez”, e termina com “E viveram felizes para sempre”, (exceto se você fosse à bruxa ou o sapo)!

Jorge o garoto da história é como qualquer criança, que fez um dia comum, ser um dia de aventuras e brincadeiras, a partir da imaginação, do cenário e brinquedos disponíveis...
A vida por vezes é assim, a gente não precisa reclamar, não precisa ter tudo para ser feliz... Basta fazer acontecer, usar a imaginação com aquilo que temos, e borá ser feliz e brincar...

Um livro muito parecido com a rotina das crianças, o dia por vezes começa com um pouco tédio, até as brincadeiras começarem a rolar, dando forma a um dia de aventuras, imaginação e diversão...

Como essa história foi a que o Vitor mais gostou da sacola literária, ele registrou tudo no Passaporte Literário.


Fez o Dragão e o menino na parte de registrar o desenho da leitura. Como o Vitor adora desenhar e já está aprendendo a escrever, fez tudo sozinho e eu fiquei só observando e babando no meu menino que cresce a cada dia...

Ler para a criança é bom, porém muito melhor para nós adultos e pais, que temos a oportunidade de ouvir e observar os filhos, seus gostos e reações pela vida...
Leia para uma criança, leia para seus filhos...
Beijos,

Ju 

17 setembro 2017

Sacola literária. Projeto de incentivo a leitura na escola.


A escola do Vitor tem uma ação muito bacana de incentivo à leitura, que é o empréstimo de livro da biblioteca da escola. A criança escolhe um livro e trás para a casa toda a sexta-feira, para a leitura e apreciação com os pais ao final de semana, e devolve na segunda-feira (post aqui).

A escola também tem outras ações incríveis, como a Sacola Literária, a Sacola de Jogos...

Hoje quero falar da Sacola Literária, que é mais um incentivo, estímulo e reforço a leitura, desde a infância.

É um projeto que dura o ano todo, o controle é feito pelas professoras, para que todas as crianças levem a sacola para a casa.

A criança que levar a sacola para casa tem a oportunidade de ficar uma semana com a sacola, para ter tempo suficiente de fazer a leitura e apreciação dos livros. Cada sacola vem com quatro livros, com diferentes temas e títulos, por isso a sacola permanece por mais tempo com a criança, devido à quantidade de livros na sacola.

As crianças adoram levar a sacola de livros para casa, porque se sentem importantes e responsáveis por algo que são entregue a elas...

Na sacola também vem um Passaporte Literário.


Nesse passaporte as crianças registram a leitura que mais gostaram, fazem um comentário sobre a leitura e um desenho. Tem uma folha com a foto e o nome de cada criança, e o registro da leitura preferida da sacola. O passaporte também é outra garantia de que a criança levou a sacola, porque é muito legal registrar sobre a leitura preferida, ver o registro dos amigos que já levaram a sacola...

É um projeto muito bacana, inspirado e baseado no Clube de Leitores da Taba.

Bacana esse projeto e idéia adotada pela escola do Vitor!
E coisa boa a gente compartilha, espalha, não é mesmo?

Se você gostou, leve a ideia para a sua escola também...

Os livros são do acervo e biblioteca da escola, e a escolha dos livros que seguem junto à sacola literária, é feito por uma equipe pedagógica da escola, que fazem a escolha dos livros minuciosamente conforme a idade das crianças, quantidade e tempo de permanência dos livros na casa das crianças...

Espero que tenham gostado, porque eu amei.
E logo mais eu compartilho os livros da sacola literária...
Beijos e até a próxima.
Ju

11 setembro 2017

Livro infantil: A menina que parou o trânsito.


Mais uma historinha da biblioteca da escola, que faz a gente embarcar no mundo lindo e encantado da infância. A história do final de semana foi: A menina que parou o trânsito, autor Fabrício Valério e ilustração Bruna Assis Brasil.

Eu e o Vitor ficamos encantados com a história, e quando são autores e ilustradores brasileiros, que passam uma mensagem positiva, de reflexão, a gente quer compartilhar e indicar com maior prazer.

É uma história que nos convidam a refletir sobre o crescimento urbano, as adaptações que o mundo faz para receber as tecnologias, o concreto (os aranha céus), as paredes, os meios de movimentação como carros, motos, etc. Porém, pouca preocupação tem com as pessoas que se movimentam por todos os lados, como calçadas amplas e pavimentadas para as crianças que “ainda” jogam bola na rua, as bicicletas que circulam por todos os lados...

A prioridade são as ruas para receber cada vez mais automóveis, e as calçadas estão cada dia menores, mais estreitas...

O livro é uma reflexão e ao mesmo tempo uma preocupação com o crescimento acelerado das coisas, dando sempre prioridades para o material, mais do que para as pessoas, para os seres humanos.

O livro nos convida a pensar sobre a mobilidade urbana e ao empoderamento infantil, que em minha opinião é um assunto totalmente importante, mas que é claramente irrelevante para a sociedade... Porque faz tempo que a criança não tem vez, não tem espaço para fazer escolhas... A criança nasce e em poucos meses já é entregue para uma instituição que cuidará dos seus dias, da sua vida, etc.

Gente, e a ilustração do livro?
É algo diferente, um misto de desenho com efeito de fotográfica, é fantástico.



Um livro que vale a pena comprar e conversar com os filhos, porque antes era natural jogar bola na rua, andar de bicicleta, e os veículos que passavam por ali automaticamente reduziam a velocidade, porque as pessoas e crianças eram a prioridade... Hoje em dia não, uma bola vai para a rua, a criança para o transito com sua bicicleta, automaticamente começa aquele caos, porque todo mundo de certa forma tem pressa, e a prioridade são os veículos e não as pessoas que circulam pelas ruas...

Recomendo muito a leitura, e para quem quiser comprar o livro, vou deixar o link da Saraiva, porque é onde compro meus livros e amo. https://www.saraiva.com.br/a-menina-que-parou-o-transito-9377127.html
Uma leitura muito bacana, que encantou a gente, com muito humor, lindas ilustrações, e que nos leva a pensar e repensar sobre os seres humanos, as prioridades, a falta de espaço para o lazer da infância...
Beijos e até a próxima.
Ju

04 setembro 2017

Pousadas em Olímpia no interior de São Paulo.

É bom conhecer lugares para passear no interior de São Paulo, sem precisar necessariamente viajar de avião para se divertir.

E hoje quero indicar dois locais em Olímpia no interior de São Paulo.

Em Olímpia é calor praticamente o ano todo, inclusive fui para lá no inverno e estava calor na região.

A região de Olímpia além de ser calor praticamente o ano todo, tem parques aquáticos com piscinas quentinhas e muitas atrações para as crianças e famílias.

Conhecemos os dois parques aquáticos da região, ou seja, o Thermas dos Laranjais e o Hot Beach Olímpia.

Ambos são excelentes e indicados para qualquer idade.

Os hotéis perto dos parques aquáticos são bem mais agitados, com valores mais elevados, e por isso quero compartilhar duas pousadas que são ambientes mais tranquilos e com preços até mais acessíveis.

Carpe Diem Park Hotel

É o lugar perfeito para famílias em Olímpia, que desejam curtir a pousada além dos parques. Principalmente para quem tem criança, o local é perfeito.
Tem uma ampla área verde, piscinas, campo de futebol, mini fazendinha, pesca, salão com jogos, parque e recreação, etc. A recreação para as crianças é o grande atrativo e referencia da região.

Carpe Diem Park Hotel

A pousada é tão boa que fiz um post aqui, só para compartilhar um pouquinho do local.
Quando a gente foi o Vitor amou tanto, que até chorou no último dia, de tão feliz que estava e não queria ir embora...

Pousada Aldeia das Flores

É uma pousada bem mais simples em comparação ao Carpe Diem, tem menos agito e atrações, porém tem um preço bem mais acessíveis, e ambas as pousadas ficam na mesma rua.

Indico a pousada, principalmente para quem deseja se hospedar na cidade e curtir as grandes atrações do local, que são os parques aquáticos, e ainda gastando bem menos. Apesar de a pousada ser bem mais simples, tem três piscinas para os hóspedes.

Pousadas em Olímpia no interior de SP

Vejam algumas fotos no site: http://www.pousadaaldeiadasflores.com.br/

Nós dormimos apenas uma noite na Aldeia das Flores, para poder curtir mais um dia de parque aquático, por isso recomendo o local.

Se intenção da família for ficar bastantes dias na região de Olímpia, oferecer mais atrações para as crianças além dos parques aquáticos, eu recomendo o Carpe Diem.

Porém, se a intenção da família é ficar poucos dias na região, gastar menos com hospedagem para curtir ou conhecer os parques aquáticos, eu recomendo a Aldeia das Flores. Lá a pousada é mais simples, tem piscina, é aconchegante e fica em um local mais tranqüilo.

Se você gosta ou prefere um ambiente mais agitado, recomendo os hotéis que ficam ao lado do parque, e os mais próximos ao parque, como: Tutti Resort ou o RoyalThermas Resort. 
Lá tem atrações para crianças e adultos, e o clima é diferente das pousadas que são mais distantes dos parques, com ambientes mais tranquilos.

Maiores informações, dúvidas, valores atualizados, endereço, você encontra tudo aqui nos sites abaixo:

Tudo isso estou recomendando com maior prazer, para compartilhar com você e sua família, referências de viagem, lazer, turismo, entretenimento para as crianças e adultos...

Toda nossa viagem não teve parceria nenhuma, estou recomendando porque é bom, e faz parte da minha política aqui com o blog, recomendar nossas experiências a partir do que vivenciamos independente de parcerias.
Beijos e até a próxima.
Ju.

01 setembro 2017

Aniversário na escola simples e barato. Festa infantil na escola.

7 anos de Vitor

Sete anos de Vitinho. Uma alegria que transborda coração de mãe.
Não importa se as crianças já comemoram o aniversário, se já teve festa... Sempre vão desejar comemorar com os amigos da escola!

As crianças adoram comemorar o aniversário na escola, com os amigos. Até mesmo as crianças que fazem aniversário nas férias, esperam ansiosas para comemorar no mês seguinte, o dia tão importante, o dia de comemorar o aniversário.

O Vitor faz aniversário nas férias, em Julho, mas mesmo assim quer comemorar lá na escola.
E sempre tenho algumas questões, porque o Vitor não gosta muito de salgados de festas, doces e bolo.

E quando os filhos têm alguma questão diferente do cotidiano, somos levadas a pensar em uma forma que atenda as necessidades...

Pensando nessa questão, encontrei uma forma de comemorar o aniversário de uma forma simples, onde todos cantam parabéns e ainda comem um bolinho, que a maioria das crianças gostam, e o melhor de tudo, dá menos trabalho.

Eu faço assim, compro esses bolinhos prontos que vendem em mercado, tiro da embalagem, coloco em um saquinho, fecho com fita e coloco todos dentro de uma embalagem como essa na foto logo abaixo.

Pinguinos - Bimbo - Ana Maria

Pinguinos - Ana Maria

Depois é só prender a vela com fita em cima da embalagem, como na foto, e cantar parabéns.
Na imagem dá para ver os bolinhos e como fica a embalagem lá dentro. Esse bolinho é o Pinguinos, grupo Bimbo, Ana Maria, mas você pode comprar de qualquer marca, o importante é ser gostoso para as crianças.

É um jeito fácil, simples e barato de comemorar o aniversário na escola.
E o melhor de tudo é que não precisa levar faca para cortar o bolo, comprar garfinho e pratinho...

Uma solução fácil e prática que encontrei para comemorar o aniversário do Vitor na escola, sendo que todos cantam parabéns e ainda comem um bolinho.

Sabemos que o tempo é curto na escola, não dá para estender muito a comemoração, e dessa forma ganha tempo, suja menos, e dificilmente tem criança que não goste do bolinho.

Então fica a dica prática, de comemorar e cantar parabéns com os amiguinhos na escola, sem muitos custos, sem muita sujeira e com muita alegria.

Nesse dia o ideal são os amiguinhos levarem o lanche de casa, ou “como de costume”, e o bolinho pode ser comido na hora, ou levar como lembrancinha para casa, tanto faz. Como os bolinhos estão dentro do saquinho, pode ser levado para comer em casa tranquilamente, como uma lembrancinha do aniversariante.

Mãe tem que pensar em cada coisa, né...rs
Beijos e até a próxima.
Ju.