14 outubro 2021

Tempo de Recomeçar.

Tempo de Recomeçar.

Não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito. É preciso também que haja silêncio dentro da alma. Daí a dificuldade. (Rubem Alves).

“Dificilmente” o recomeço se dá através de uma brisa suave que soprou no rosto...

“Geralmente o recomeçar” vem através de algo dolorido, que trás o impacto e a força que impulsiona avançar, movimentar, despertar... “Geralmente” o recomeço vem com a dor!

São tantas as dores, indiferença, separação, desemprego, morte, doença, a casa vazia, um filho (a) que revela suas verdades ou diferenças...

É muito mais fácil NÃO dar atenção para as emoções, fingir que não viu ou não sentiu (escutou) e preencher os dias com as mais variadas distrações durante os dias, meses e anos, do que encarar as dores...

É mais fácil culpar os pais, o vizinho, o chefe, os filhos, os outros, do que olhar para dentro de si e recomeçar!

A máscara da vítima é mais confortável do que encarar os fatos e lutar para as mudanças necessárias, para ser feliz!

E o tempo vai passando e tudo é colocado para debaixo do tapete, e quando vê o tapete está mais alto que o sofá! Uma hora tudo vem à tona, tropeçamos no tapete!

Chega o dia que a gente precisa colher o que plantou, ou seja, a plantação é livre, mas a colheita é obrigatória, lei da causa e efeito.

E algo que aprendi “vivendo e observando” é que tudo que é reprimido, julgado sem conhecimento profundo, desprezado, menosprezado, obrigado ou manipulado, ignorado quando é de nossa total responsabilidade, vai naturalmente dar um jeito de voltar para nossa vida, direta ou indiretamente... Nessa vida ou na próxima!

Tudo que a gente não dá atenção, não assume a responsabilidade (ou a culpa), tudo que a gente ignora “quando foi nossa total escolha”, vamos um dia ter que dar conta!

*Eu vejo a culpa com um sinalizador bem sutil da consciência, um alerta que muitas pessoas ignoram, mas que pode ajudar a pessoa a despertar, se arrepender e mudar a rota, mudar atitudes e pensamentos, os caminhos, etc.

Se a gente não vê, e não compreende os erros e as falhas, se não observa o sentimento de culpa ou de responsabilidade, não tem o que corrigir e mudar.

Por isso que nunca devemos julgar nenhuma pessoa ou “aparente situação” sem saber a história toda, “porque por trás de cada vida tem uma longa história”.

Tudo é caminho, aprendizado e escolha. Primeiro a gente escolhe depois a gente colhe! E recomeçar é analisar o interior, assumir as responsabilidades, se arrepender e mudar as atitudes, corrigir, transformar!

Sem percepção da responsabilidade, arrependimento sincero, atitude e mudança, dificilmente haverá resultados diferentes... Por isso eu vejo a culpa como um sinalizador para mudar e melhorar, e não paralisar.

Esse post é fruto da minha vivência, estudo, e auto conhecimento. E para ilustrar o post, recomendo um filme que amo, “Tempo de Recomeçar”.

Resuminho breve do filme, da essência.

O protagonista da história é um homem muito talentoso, que fazia maquetes fantásticas, onde dedicou toda a sua vida no trabalho. Certo dia foi demitido da empresa, na qual trabalhou e se dedicou à vida toda. Ele fazia maquetes lindas, mas suas obras maravilhosas seriam substituídas por arquitetura digital. Foi preciso desse baque externo para fazê-lo despertar! E em um rápido momento de fúria “interno e externo” tudo muda, e ele percebe quanto tempo perdeu, quantas coisas boas ficaram para trás, como a esposa que se separou e o filho que não tinha contato, a casa que degradou...

Ao perceber o tempo e a família que tinha perdido, começou a aproveitar cada segundo da sua vida, recomeçando e reconstruindo a sua verdadeira vida, que é perceber as pessoas ao seu redor, que é transmitir amor e valor (importância). Devido à separação, não tinha conexão nem com o filho, e desejou recomeçar! Mas para recomeçar foi preciso derrubar a casa literalmente, sem perder tempo com culpas, arrependimentos, mas com foco no objetivo, SER um pouco de pai e Ser Humano antes de partir dessa vida! É incrível, quando o protagonista assumiu seus papéis na vida e começou a se movimentar, essa movimentação interna e externa colaborou e contribuiu passo a passo para o bem. O tempo era curto, devido uma doença mortal não relatada, descoberta após o choque que ocorreu com a demissão! Mas nada foi empecilho para fazer o certo, demonstrar amor, preocupação e zelo para a família, colocar limites no filho “e recomeçar”. O filme é bem longo e profundo nos detalhes, e recomendo assistir mais de uma vez, vale a pena!

A vida é um milagre, aproveite cada segundo! Colocar a culpa nos outros, ficar perdendo tempo com lamentações e murmuração, paralisa. Porém, despertar e investir o tempo na propagação do amor e da compaixão, de fazer o bem não importa a quem, é libertação!

Por: Juliana Pelizzari Rossini.

10 comentários:

  1. Impressionante a profundidade e verdade em cada parágrafo aqui nesse teu texto.

    Precisamos desse silêncio,deixar de tudo ouvIr, pra ouvIr a nós mesmas...E quando vemos algo errado em nós,a culpa não é o caminho e sim deve ela nos impulsionar a recomeçar,mudando...

    ADOREI,JU! BEIJOS, LINDO FDS! CHICA E OBRIGADÃO PELAS PARTICIPAÇÕES SEMPRE!

    ResponderExcluir
  2. Por isso que nunca devemos julgar nenhuma pessoa ou “aparente situação” sem saber a história toda, “porque por trás de cada vida tem uma longa história”.

    Boa Tardinha de paz, querida amiga Ju!
    Hoje, é o único post que estou lendo e gostei muito.
    Como já puseram culpas emm mim e ficava atordoada, agora, não carrego mais culpa de nada.
    Tudo o que fiz foi tentando acertar e Deus conhece minha (nossa) estrutura, assim que não devo satisfação a ninguém a não ser Deus, amiga.
    Julgar os outros é facil e, por isso, todo mundo faz bem feito...
    Vou guardando só o que presta em meu coração que é o melhor que faço, podem pensar mal de mim e me julgarem que eu não deixo de estar juntinho de Deus, em seu Colo Santo.
    Deus é mais! Ele não me abandona e não se aparta de mim. Isso que conta.
    Valeu a pena sair do meu descanso necessário e vir aqui tão bem escrito texto...
    Que seu final de dia seja na paz!
    Tenha dias abençoados junto do seu menino amado!
    Beijinhos com carinho de gratidão e estima

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Ju!

    Tudo quanto se encontra por trás da qualidade de vida tem haver com amor e liberdade. Hoje em dia muito confundida com libertinagem; escraviza, aprisiona e torna a vida muito infeliz.

    É urgente, Ju, o tempo de "acordar". O mundo carece de pessoas que anseiam ver aqueles a quem respeitam tomar uma posição de verdade e lucidez. Todos os dias Deus coloca, diante de nós, oportunidades para servir, para sorrir, para falar, para testemunhar e para partilhar o motivo da esperança que há em nosso coração.

    Linda e profunda postagem.

    Beijo!

    Renata e Laura

    ResponderExcluir
  4. Olá Ju, que texto maravilhoso pleno de reflexões e lições de vida. A culpa é uma senhora que nos parece maldosa, quando na realidade é uma escola, quando olhamos para dentro e vasculhamos todo nosso interior, numa assepsia, que nos refaz alguns elos perdidos ao longo do viver. A gente pode e deve sempre se permitir no renovar, como bem disse, desconhecer a culpa, não usar esta capa, que para muitos é conforto, deve-nos causar urticária.
    Lindo este teu cuidado em ilustrar com a sinopse deste filme, que tem tudo para remexer os procedimentos e reencontrar o viver belamente.
    Gostei Ju de vir ler e colher belos frutos destas reflexões que o texto nos impele, que faz agregar valores na vida.
    Linda foto outonal que nos ensina, que é preciso estar em renovação independente e estação.
    Tempo de recomeçar Ju todos os dias continuamente.
    Carinhoso abraço para você, Vitor e papai.

    ResponderExcluir
  5. Olá Juliana desejo que tudo esteja bem com vocês e que o Vitor já esteja com suas aulas normais com os devidos protocolos de segurança.
    Um bom lindo fim de semana para vocês.
    Carinhoso abraço amiga.

    ResponderExcluir
  6. Feliz Natal, querida amiga Ju!
    Como tem passado?
    Tenho sentido sua falta e espero que esteja bem em todos os níveis do seu ser.
    Dê notícias, por gentileza.
    Menino Jesus, nossa Alegria.
    Que Deus lhe dê um Natal muito abençoado junto aos seus amados!
    Saude, paz e amor sempre.
    Lembre-se dos amigos virtuais junto à sua mesa de Festa.
    Que não falte pão e Amor!
    Beijinhos carinhosos, festivos e fraternos

    ResponderExcluir
  7. Recebi com carinho de gratidão sua participação na Fotografia Literária.
    Gratidão e beijinhos, querida amiga.
    😘🕊️💙

    ResponderExcluir
  8. Desejando uma feliz semana para vocês e que Deus abençoe cada dia do novo ano com muita paz saúde amor e alegria.
    Estejam bem.
    Carinhoso abraço de paz.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ju! Vim agradecer tuas sempre lindas participações por lá! Como estão por aí? Espero tudo bem! beijos, obrigadão,chica

    ResponderExcluir
  10. Boa noite do nosso Dia, querida amiga Ju!
    Agradeço sua amizade, sua elegância virtual nos comentários que alinda minhas postagens.
    Desejo que esteja bem, independente de Blogar ou não.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos carinhosos e fraternos

    ResponderExcluir