28 abril 2020

Formoso céu, risonho e límpido.



Formoso céu, risonho e límpido, é refrão do nosso “Hino Nacional”.

Sim, os dias têm amanhecido lindo, risinho e límpido!
Céu azul, os pássaros cantarolavam em uma sintonia fervorosa, parecia uma festa, uma comemoração.

Outro dia recebi no celular um vídeo da praia da Urca no Rio de Janeiro, límpida, com enormes tartarugas, que encanto!
Logo fiquei a imaginar, toda a pureza disponível para a natureza se restabelecer, nascer e renascer.

A mídia como sempre mostra o que dá ibope, que é medo, pânico, morte, fala da doença invisível que já matou e pode matar muitas pessoas, mas o que é a natureza da vida, se não esse nascer e morrer?

O único medo que deveria existir é o de não ser uma pessoa boa, uma pessoa justa, integra, honesta, com princípios éticos para si e para o mundo.

Vamos ser honestos?
Alias, isso nunca deveria ser um pedido, mas uma conduta corriqueira da vida!

É importante ressignificar nossos conceitos. Quem tem o privilégio de ficar em casa não está isolado, mas protegido. Isolado é quem já está doente, nas linhas de frente no trato com a doença, ou precisando atuar nos serviços que não podem parar. (Padre Fábio de Melo).

Senhor Padre Fábio, o povo está precisando rever muitos conceitos...

Nesse momento existe algo além dos nossos olhos, é mais que um vírus, é um despertar da alma, da natureza.

Nas mídias tem terror e tristeza, mas quando olhamos para fora, a gente sente o ar purificado, a natureza restabelecer-se.
Na televisão tem morte, mas na natureza vejo vida e beleza.

Busque a sabedoria mais que ouro e prata, ou seja, pare de buscar números de mortos e busque a sabedoria interior, comece fazendo uma faxina externa na casa, desentulhe, “limpe o externo que a verdade vai chegando até você”...

Quando a gente começa a limpar fora, remover o lixo, a limpeza interna também acontece! Separe o que você não usa mais e doe com alegria! O que não for mais útil descarte, e comece a faxina.
Quando a gente desentulha, fica somente com as boas lembranças, começa a mudar a vibração. Faça essa faxina, seja grata, que esse movimento vai fazer bem para os dias, para a alma...

Quando a gente muda o foco, muda o olhar, nasce à oportunidade de escolher e traçar novos caminhos. Não se trata de ser insensível ou incoerente, apenas de traçar rotas e escolher caminhos, e que sejam do bem.
Beijos no coração, 
Ju.

24 abril 2020

Que vírus é esse?


Desperte

Aos homens foi dado *poder, ou seja, o poder não corrompe, apenas revela. O que você fizer com seu poder, apenas irá revelar seu interior.
Que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo *conhecimento.

Deus nos dá tudo que precisamos, e como tratamos à vida e tudo que recebemos vai moldando nossos caminhos e futuro.

E com todo o entendimento e discernimento que fui adquirindo, observando e vivendo, não tem prazer e responsabilidade maior, do que cuidar de tudo que tenho em minhas mãos, a minha família.

Que prazer é esse, de conhecer outro país, aquele mundo inteiro de fantasias (que você sabe bem do que estou falando), e não ter interesse primordial em conhecer o próprio filho (a), não ter prazer e felicidade na própria casa?

O pior vírus que vejo no mundo atual é o egoísmo, o amor próprio que foi destorcido por individualismo.

É lamentável ver famílias "brincando com a vontade de tudo normalizar" com relação à quarentena mundial, porque não agüentam mais os filhos, a rotina da família, a casa reunida.

Faz anos que novelas, televisão, mídias, investem a fundo com as piores guerras do mundo, que é a guerra interior. É aquela guerra na qual a pessoa despreza e não conhece o seu próprio Ser interior, ficando alheio a si mesmo, mecanizado, e alheio aos outros. Uma guerra invisível, que geram pessoas que vivem no mundo da fantasia, e assim começa a pior guerra, adentro do Ser, dentro de casa.

Família é uma pedra bruta que da trabalho, precisa de lapidação.

Talvez muita gente ignore ou ignorou, mas família é assim, dá trabalho, requer muita dedicação, esforço, olhar atento para os sentimentos, para os afazeres e necessidades de uma casa, da família.

E se você não vê a hora de tudo normalizar para sair correndo de casa, porque não agüenta essa rotina, não agüenta os afazeres, não agüenta a sua família, é porque você realmente não entendeu nada!

Aproveite esse momento, e troque o nome de quarentena por um período sabático, onde você precisará refletir sobre valores, essência, vida, e sair dessa fase diferente... Com o Espírito elevado, renovado, desperto.
O mundo anda do avesso, descartando pessoas e amando coisas.

O mundo pede não somente ar puro, mas sentimentos puros, alinhados com o seu SER, com DEUS.

Chega de tanta plasticidade, falsidade... Ninguém agüenta mais esse narcisismo que impera e governa os corações.
Essa vida de novela, que nunca tem peido, louça para lavar, cara amassada e bafo de onça.
Acorda Brasil! Povo lindo, de terra fértil, país abençoado. Hora de despertar!

A vida tem trabalho sim, a vida dá trabalho sim, e se tem trabalho é porque você está vivo (a), graças a Deus.

Não viva disperso (a), atolado no vitimismo, enfrente e cure as dores com maturidade, assumindo com esforço e dedicação seu papel de vida. E se precisar, busque ajude de um psicanalista, um profissional que ajude nesse mergulho interior, nesse despertar do SER.

Coloque como objetivo e meta de vida, enfrentar os desafios diários de ensinar limites para os filhos, de viver uma vida honesta na família e na vida, tendo humildade de assumir erros, recomeçar e perdoar se necessário for, mas jamais deixar se corromper pelas vaidades. Siga com afinco em viver as virtudes e valores da vida, se conectar com a sua essência do SER, porque os filhos estão assistindo tudo e já estão reproduzindo!

A inteligência artificial chegou faz tempo, com pessoas andando hipnotizadas pelas ruas, em suas casas, não percebendo os gritos de desesperos de seus próprios filhos, clamando amor e atenção.

Que vírus é esse que cegou e transformou os seres humanos em seres artificiais?
Deus abençoe, guarde e despertem as famílias.

Que o circo não seja um modo de viver, mas apenas um desfrute nos momentos propícios de diversão em família.

Beijos no coração,
Ju.

*Eis que vos dou poder... (Lucas 10:19)
*E em todo conhecimento. (Filipenses 1:9)

15 abril 2020

Liberdade e autonomia aos filhos!


Quando eu tinha por volta dos 11 anos de idade, comecei aprender a pegar ônibus, e assim poder ir e voltar na escola, de ônibus.

E sempre que lembro da minha infância, tenho (tinha) um aperto no peito, aquela sensação de uma criança inocente, que poderia não estar aqui hoje, escrevendo para vocês!
Falo isso com propriedade e afirmação, porque toda vez que eu vou viajar para Olímpia, no interior de São Paulo, eu vejo impresso no comprovante de pagamento dos pedágios, “crianças e jovens” de todas as idades, “desaparecidas”. Um lembrete que desperta nossa atenção, sempre!

Olhando e ouvindo tantas malícias existentes no mundo atual, com essa idade que eu tinha, não consigo incentivar ou permitir meu filho de andar sozinho, isso é um fato. Devido claro, a região que moro. “Talvez” se eu morasse no interior, seria diferente, quem sabe?

Nada aconteceu comigo, isso é fato, porque estou aqui (risos)!
Mas existem casos e casos, situações e situações...

Vejo uma pureza nas crianças, que as impede de ver maldades, entende?

Você acredita que mesmo na idade que estou hoje, eu ainda caio no conto do vigário?

Outro dia (2 anos atrás), chegando a pé do mercado perto de casa, um homem me abordou e pediu dinheiro para comprar “leite e fraldas”! Aquela falácia perfeita, coisa de profissional, para pegar uma banana, um coração mole igual ao meu...
Falei que não tinha o dinheiro. E não tinha mesmo!
O mesmo homem sugeriu então, se eu poderia comprar... Disse que sim, e caminhamos até o mercado! Eu estava quase chegando em casa, com uma sacola pesada do mercado, mas voltei com toda boa vontade do mundo!
No caminho o homem recomendou que eu comprasse leite e fraldas “de boa marca”, porque a filha tem alergia, e tal...
Esse cenário já apresenta literalmente a falta de caráter do indivíduo, porque quem precisa REALMENTE, eu creio que não escolhe.

Mas, a fixa não tinha caído, ainda!

Chegando ao mercado eu entrei e o homem ficou esperando do lado de fora. O segurança rapidamente me abordou e afirmou que o homem é uma pessoa de má conduta, que usa drogas e “recomendou-me não comprar nada”!
Fiquei chocada com a minha inocência, inconformada com tamanha manipulação de um sujeito estranho, e um pouco intimada e receosa em sair sem nada do mercado (medo).
Fui orientada então, a comprar o leite e a fralda mais em conta do mercado (sem marca cara), porque fatalmente tudo seria vendido para drogas e não para uso da família, como o sujeito havia dito.
Ainda inconformada, comprei produtos com preço intermediário, nem o mais barato e nem o mais caro, aquilo que a minha consciência tranquilamente recomendou... Porque de fato ali não tinha um homem, mas uma alma perdida, e a minha intenção apesar de ser alertada, entregou sutilmente a mensagem: você é mais que isso, você pode sair dessa!

Pois é, se eu velha (40 anos) tenho um coração mole, imagina crianças e jovens que tem a pureza preservada? E que não imaginam os tipos de maldades existentes lá fora?!

Não dá para colocar em uma redoma, e nem é a minha intenção!

A verdadeira herança da família está no relacionamento!

Participar diariamente da vida dos filhos, interessar-se e observar os gostos e amizades, a fim de orientar segundo as próprias experiências deles, os exemplos de aprendizagem e crescimento...

Caminhando junto com os filhos sempre, de coração e alma.

Para se ter liberdade é importante aprender a fazer escolhas, saber que toda escolha gera uma conseqüência (plantar e colher), e direciona para um caminho!

Nossa missão como pais é “orientar e viver” sempre o caminho da verdade (alinhada com Deus). Uma vida de honestidade, ética, valores e responsabilidades, porque os filhos vão sempre observar e aprender com as nossas atitudes, e não por muito falar.

Quando os filhos são jovens, no dia a dia, podemos dar oportunidades de experimentar pequenas escolhas e depois juntos, observar e analisar o resultado, as expectativas alcançadas ou não, enfim, é um caminho interessante para educar, dosar e “provar a liberdade”, sem grandes arrependimentos e frustrações...

Autonomia segundo o dicionário, é a capacidade de governar-se pelos próprios meios.

E para os filhos terem liberdade e autonomia com responsabilidade, é preciso reforçar as raízes, ter regras e limites, que servirão para seu próprio sucesso de vida e de futuro.

Com um bebê, por exemplo, não adianta falar para não colocar o dedo na tomada, o ideal é mudar o foco, bloquear o perigo!
Já com o adolescente, falar abertamente dos perigos, dos atalhos, das falsas amizades, como uma conversa tranqüila e franca, sem imputar medo, mas sim o despertar da consciência, ajuda os filhos a observar de antemão às futuras e próprias escolhas...

A maturidade é um caminho de experiências, de batalhas vividas, uma sabedoria que nos faz perceber além dos olhos, então não depende especificamente de idade, mas de experiências e aprendizados que fortalecerá os caminhos...

Conversar com os filhos, não é sair falando pelos cotovelos (risos).
Um lar precisa ser referência de amor, de respeito, precisa ter franqueza, verdade, enfim, sentir o momento de falar e de aconselhar, respeitando a individualidade de cada filho (a).

Limites forma caráter, prevê de ciladas, ajuda a controlar os impulsos, reforça o amor, porém, precisa muitas de vezes de persistência!

O rio só existe porque tem margem. 
A criança só será um adulto completo se tiver limite. (Doutora Filó)

Se conecte com a sua intuição, com o seu sentir em cada situação que surgir, para alinhar os caminhos... Estamos em outros tempos, não estou aqui para ser coitadinha ou colocar medo, mas para ajudar você que me lê a refletir, alinhar a verdade e a fé, para obter vitórias até em momentos de adversidades.

Que Deus abençoe e ilumine as famílias.

O post de hoje é mais uma blogagem coletiva, do projeto Na Casa da Vizinha, das amigas Te (Bolhinhas) e Cris (Prosa), na qual você pode participar, enviando o link para as criadoras.

13 abril 2020

Gratidão. Um convite para mudar a vibração.


Gratidão.

Em tempos de quarentena, quaresma, a época é de reflexão, de despertar.

Há quem consiga ver “o vazio da vida, o vazio das ruas”, e fazer disso poesia. Há quem faça disso uma tempestade.
Não existe uma maneira correta para se enxergar o que está em volta, apenas a maneira que você enxerga, diz um pouco mais de você!

E para mudar a visão (a maneira de ver a vida) e os paradigmas, se conectar com o seu SER interior, e alinhar o seu Espírito com Deus, eu te convido a agradecer!

Gratidão é mudança de olhar!

Convido a fazer a sua lista todos os dias, de preferência (e como sugestão) logo pela manhã, enquanto toma café... Agradeça dos por menores até os detalhes maiores, como: eu agradeço por enxergar, eu agradeço o pão nosso de cada dia, eu sou grata por mais um dia de vida, sou grata pelas viagens, trabalho, etc.

Gratidão é mudança de olhar!

Ao invés de olhar para os problemas, você vai olhar para as bênçãos!
Ao invés de olhar para os obstáculos, você vai olhar para as oportunidades!
Ao invés de olhar para as coisas que não estão dando certo, você vai olhar para as coisas que já deu certo, o que é bom!

Quando a gente muda o olhar, a gente muda os resultados!

Eu sou grata pela minha vida.
Eu sou grata pela minha família linda e abençoada.
Eu sou grata pelo lindo dia de sol.
Eu sou grata pelo ar puro que respiro.
Eu sou grata por ter passarinhos cantando pela manhã e tarde na janela de casa.
Eu sou grata pelo sol da manhã e tarde, e pelas chuvas da noite, que limpam o ar.
Eu sou grata por ter um teto para morar.
Eu sou grata pelo alimento e pela provisão de Deus todos os dias.
Eu sou grata por ter um cérebro para pensar, e ter a capacidade de avaliar o que é bom ou ruim.

Só vê o vazio, quem olha para fora, para as ruas (atualmente), verá o vazio.
Olhe para dentro, veja o essencial, que não haverá espaço para o vazio.

Quando a gente agradece e começa a olhar para o lado positivo, saímos da polaridade negativa e se conecta com Deus.

Um pouquinho por dia vai escrevendo e relatando todas as bênçãos...
E como são infinitas as bênçãos de Deus, basta mudar o olhar!

E se por acaso você disser, não tenho nada para agradecer, é porque ainda está olhando para fora e não para dentro... Está vendo apenas o vazio, apenas a aparência e não o interior.

Eu sei, tem pessoas morrendo, passando dificuldades, mas também tem bebês nascendo, tem oportunidades sendo criada para aqueles que DECIDIREM mudar o olhar agora, colocar a fé em ação e agradecer!

Reclamar é clamar duas vezes.
Se você agradecer o que tem, a vida vai te dar mais do mesmo.
Gratidão é muito mais que mudança de olhar, é mudança de vida.

Dica inspirada nos meus estudos e prática, e aproveito para recomendar um canal incrível, alinhado com essa proposta, a psicóloga Márcia Luz (vídeo aqui).
Conto com você, para ajudar o universo nessa vibração do amor e o melhor de tudo, mudar e ajudar você!
Beijinhos
Ju.

10 abril 2020

Assim nasceu uma Mãe Sem Fronteiras. Como tudo começou.



Foi assistindo a uma entrevista “Patrícia Abravanel”, que veio a vontade e inspiração de criação do blog.
Ao escutar a Patrícia falando, cheia de amor e afeição da sua infância, e de como seus pais não abriam mão de cuidar dos por menores das filhas, principalmente em momentos de viagens juntos, veio esse desejo de compartilhar as minhas idéias e convicções... Como uma resposta do universo, de que eu estava no caminho certo, eu senti esse desejo de escrever todas as minhas intuições, alinhada e atrelada as leis de Deus e do universo.

Aqui (clique) você encontra o primeiro post do blog.

Toda a minha inspiração de maternidade veio do meu interior, do baú da minha história e infância, na qual eu sempre tive como referência de vida, de alegrias, e também de guia do que é bom ou do que precisaria melhorar...

Eu sempre senti dentro do meu SER, que a criança vem pura e com uma luz interior, na qual a luz irá brilhar ou ofuscar, dependendo da criação.

“Laura Gutmam” afirma em seu livro “A Maternidade e o encontro com a própria sombra”, que criança é como o reflexo dos pais, uma sombra, na qual vem muito mais para ensinar do que somente aprender (e eu concordo)...

A conexão e sintonia dos pais com os filhos são imensas e fundamentais, para estruturar e direcionar a criança. É uma simbiose natural ao ser humano, por isso a importância de cuidar de pertinho dos filhos e observar comportamentos, para alinhar emoções, sentimentos, caminhos, educação, são fundamentais.

Criei o blog em Setembro de 2013, quando meu filho tinha 3 anos de idade.
E a partir daí, comecei a escrever nas horas livres sobre educação, comportamento, leituras, reflexões, passeios, a importância do cuidar da infância, as nossas interações e brincadeiras, etc.

A inspiração do “nome do blog” é referente ao cenário atual, onde percebo que as conquistas e títulos das mulheres, alcançadas ao longo das décadas e séculos, ao invés de libertar estão aprisionando, ou seja, o que deveria agregar e ser caminho de amadurecimento, crescimento e oportunidades, está gerando “fronteiras e barreiras quando o assunto é família ou mudanças de rotas”.

Quando engravidei, a minha carreira estava em ascensão, tenho conquistas e diplomas, tenho sonhos que foram adiados, porém a maternidade me fez mudar o olhar e fazer novas escolhas, mas nunca paralisar.
E foi assim que nasceu o nome do meu blog, “Mãe Sem Fronteiras”.

A vida não é uma linha reta, com partida e chegada.
A vida é feita de constância, hora estamos embaixo, hora em cima, tem momentos de diminuir os passos, de parar e também de acelerar...
É preciso observar os caminhos para fazer escolhas conscientes e coerentes com a realidade... Conquistas são méritos que enaltece, trás conhecimento, habilidades, amadurece, mas que não impede as pessoas de mudar os caminhos, a rota...

Muitos especialistas da área da saúde, psicólogos, psicanalistas, física quântica, estão lutando para despertar os adultos, com relação a importância do cuidar da infância. Está mais que provado, que a criança quando não acolhida em suas angústias, medos, dúvidas, anseios na infância, recalca tudo na vida adulta, e depois tratar e curar um adulto, é muito mais difícil.  

E para confirmar as minhas intuições e pensamentos aos longos desses 10 anos, quero compartilhar a história do Neurociêntista James H. Fallon.
James Fallon é um médico psiquiatra americano, que comprova ter o cérebro de um psicopata, mas “devido a sua criação e formação familiar”, prova e comprova que não desenvolveu os comportamentos e traços de um psicopata, devido a sua criação.

Isso é incrível, e cada vez mais especialista provam que um lar com amor, com empatia e olhar atento, principalmente às diferenças e particularidades de cada filho (a), com acolhimento, disciplina e limites, garante um crescimento e desenvolvimento mental, saudável.

Enfim, essa é a minha missão e desejo aqui com o blog, ajudar a despertar nas famílias, a importância de um lar saudável, do cuidar das crianças e da infância ser o principal projeto de vida, porque de nada adianta ter várias conquistas e chegar lá sozinho (a). Vamos juntos despertar para cuidar do nosso interior, cuidar da família, da infância, porque tudo passa, mas o legado e as boas lembranças perpetuam...

A postagem de hoje é uma proposta e convite, para apresentar um pouquinho da história do meu blog.



Uma oportunidade para interagir e conhecer um pouquinho dos blogs e autores, como tudo começou e de onde veio à idéia, a inspiração... Participem também.
A sugestão e proposta “Conhecendo melhor os blog”, veio da AnaVi do blog Filha de José
Beijinhos
Até a próxima.
Ju.

07 abril 2020

Ruas vazias.


As ruas estão vazias...

As ruas estão vazias...

Ruas vazias, casa cheia.
Ruas vazias, família reunida...

Ruas vazias, hospital cheio.
Deus abençoe e guarde os enfermos.

Ruas vazias, cabeça cheia.
Se os pensamentos forem de fé e esperança, terá bonança, mas se for de medo será dominado pelo desespero.

Ruas vazias, olhos anseiam por agitação.
Buscando informação no pior meio de comunicação, a televisão!

“A candeia do corpo são os olhos”. (Mateus 6:22)
Cuide do que você vê, escuta e sente.

Ruas vazias, e coração cheio.
Do que você tem abastecido o coração?
De fé, amor e esperança? Ou de medo e pânico?

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem às fontes da vida. (Provérbios 4:23)

Ruas vazias, gavetas cheias.
Momento de limpeza interior! Limpar as gavetas e o coração.
Toda emoção negativa, todo acúmulo de objetos sem uso, bloqueiam energias e o coração...

Ruas vazias, ar puro.
Uma oportunidade de observar o essencial, a vida, o sol, o céu azul, o canto dos pássaros...

Ruas vazias, e um convite urgente para o despertar da vida!
Olhar para a família, se conectar com Deus!

Ruas vazias, um reflexo do interior humano?
Momento de alimentar a alma, o espírito...

Ruas vazias, quarentena e quaresma também.
Parece que o comunismo governa.

Ruas vazias, e o contraste.
Tempos de chorar para uns, e tempos de sorrir para outros.
Para alguns um tsunami, para outras alegrias e bênçãos constantes.

Ruas vazias, momento de rever conceitos.
Pessoas presas em cadeias, sendo soltas... E pessoas do bem, que desejam exercer sua fé, sua liberdade de expressão e ir em busca de trazer o pão, são ameaças de prisão!

Ruas vazias e como você está?
Vejo pessoas fazendo piadas, e outras desesperadas.
Eu por aqui sigo o de sempre, cuidar da família com amor e dedicação (sem perfeição), meditar, ler e escrever, e com Deus se conectar.

Ruas vazias, e o que será do amanhã?
Orar, confiar, "e se necessário for, se reinventar".

Finalizo com frases da palavra de Deus.

Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não tem vocês muito mais valor do que elas? (Mateus 6:26)
E até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos. (Lucas 12:7)

Recomendo você ler os versículos completos, ler também os salmos...
Deus abençoe as famílias, com fé e esperança, seguimos em frente.
Abraços,
Juliana.