30 novembro 2016

KidZania São Paulo – Brincar de um jeito muito Divertido.

KidZania é uma réplica incrível de uma cidade, porém criada e preparada para o público infantil.

No post anterior eu falei um pouco sobre a incrível cidade KidZania, localizada no shopping Eldorado em São Paulo, e hoje vou mostrar como tudo acontece, e algumas atividades que o Vitor participou e adorou.

O espaço é uma verdadeira réplica de mini cidade, e são 8.500 metros quadrados repletos de atividades e muita diversão para a criançada, por isso não dá para compartilhar tudo, as fotos de todas as atividades (risos).

Pelo mapa você consegue ter uma dimensão de como é grande o local... São dois andares como muitas atividades e diversão para a garotada brincar e aprender...

Quando eu fui conhecer o KidZania, algumas mães enviaram perguntas, sobre o local, como era organizada as atividades... Por isso decidi fazer um texto com alguns detalhes de como é a entrada, como funciona, como são organizadas as atividades...

Vamos começar?


No balcão, onde você compra os ingressos é feito o check in. Parece um aeroporto de verdade, e logo na entrada do lado direito, tem a frente de um avião, que deixa o local ainda mais atrativo e interessante.
Mesmo que a compra seja feita pela internet (on-line), é necessário passar pelo balcão de atendimento, logo na entrada, para a realização do check in.


São dadas as crianças e responsáveis um bracelete, onde garante a segurança da entrada e saída vinculada, entre adultos e crianças.
A entrada desacompanhada de um adulto, só é permitida a partir dos 8 anos de idade, porém é preciso um adulto para cadastrar e liberar a entrada da criança.

Cada criança recebe um cheque fictício no valor de R$ 50 reais. 
Esse cheque deve ser trocado na agência bancária que fica dentro da cidade, por KidZos (dinheiro específico para brincar dentro da cidade).


Ao entrar, o bacana é dar uma volta pela cidade, para conhecer o ambiente, depois vá até ao Banco da KidZania para trocar por KidZos, e começar a brincadeira.



Cada criança tem um gosto, uma preferência, então veja com sua criança o que gostaria de conhecer primeiro, e borá para a diversão.

- A primeira atividade que o Vitor desejava brincar era dirigir um carro. 

Mas para dirigir um carro, ele precisa ter uma carteira de motorista, ou seja, ter uma habilitação para dirigir. 

As mesmas exigências e regras que existem para os adultos, as crianças vivenciam na KidZania. 

Então, atravessamos a rua, nos dirigimos até a auto-escola da cidade, para o Vitor tirar sua CNH (carteira nacional de habilitação), obviamente que é válida somente na cidade, para brincar e aprender como tudo acontece, para quem deseja dirigir um automóvel...



Interessante é que a carteira tem validade, assim como a CNH dos adultos também tem.
A carteira de habilitação da cidade KidZania tem validade por 1 ano, ou seja, toda criança que tirar a carteira e retornar no prazo de 1 ano, pode dirigir o carro, sem precisar renovar a habilitação. Legal, né?


A CNH (carteira nacional de habilitação) tem validade por 5 anos, mas KidZania o prazo é menor, até porque assim a brincadeira fica mais interessante... Mas o bacana da cidade são exatamente esses pequenos detalhes, bem parecidas com a realidade dos adultos, que deixam ainda mais realística todas as atividades...

Após tirar a habilitação, a criança pode andar de carro. 
E assim o Vitor fez...
Após tirar sua carteira de habilitação, foi andar de carro, abasteceu o carro no posto de combustível... 




A segunda atividade foi trabalhar no Departamento de Polícia da cidade, ou seja, foi ser policial.


O Vitor ajudou a distribuir os uniformes para a equipe.
As crianças recebem o cronograma e orientação do chefe de polícia...



E depois todos os policiais saem pelas ruas, fazendo a ronda nos comércios, na cidade, verificando se está tudo bem nos locais... Muitoooo legal. :)



O Vitor fez a barba.
Como criança não tem barba, eles vão a Barbearia e saem com a barba que mais combinar com seu estilo, e os meninos ficam um arraso, parecendo um adulto (rs).


Escola de Pintura.







Como o Vitor está em uma fase de desenhar e pintar, não perdeu tempo e foi logo participar na Escola de Pintura.

Foi cientista, e trabalhou na análise de diferentes tipos de microorganismos, através do microscópio.



Nessa atividade, profissão, o Vitor descobriu que só pode tomar um Yakult por dia. Eu sempre falei isso para ele, mas como ele achava que era história de mãe, só para não tomar (risos), com a experiência de cientista que teve, aprendeu que realmente só pode tomar um por Yakult por dia. (risos) \o/

As profissões de médico, bombeiro e piloto de avião, são muito procuradas, e por isso precisa ter paciência para ficar na fila de espera... As crianças chegam de carro do bombeiro, e vão apagar o fogo no Hotel, muitoooo legal... :)


O Vitor por ser pequeno, não tem muita paciência para esperar na fila, então ele não foi a nenhuma dessas opções...
Ele queria muito ter a experiência de ser jogador de futebol, mas nos horários que a gente foi só tinha crianças maiores, e para não correr o risco de se machucar, ou tomar uma bolada mais forte, ele não conseguiu participar...

Funciona assim:

Em todas as atividades, profissões, da cidade, tem placas informativas na porta, onde são atualizadas freqüentemente. (Desculpa a foto não estar tão boa).

Na porta sempre tem uma plaquinha informando o horário que terá início da próxima atividade. Aqui nesse caso (exemplo), como é um Departamento de Policia, está informando que a “Próxima Patrulha” terá início as 15:05 horas.



Ao lado, tem outra plaquinha informando: a capacidade de crianças por atividade; duração (tempo para iniciar e concluir a atividade); se for um trabalho a criança recebe dinheiro (KidZos), e se for algum lazer a criança paga pela atividade (com os KidZos que tem em mãos); idade mínima para a atividade, e em alguns casos tem idade máxima também.


Bacana, não acharam?

Todas as atividades têm essas placas e informativos, onde a criança e os adultos conseguem se programar e verificar as possibilidades, ganhando tempo, e tirando o máximo proveito dentro da cidade KidZania... Ou seja, onde a atividade estiver mais vazia, ou a duração for mais rápida, a criança consegue conciliar, enquanto a outra atividade vai demorar a começar...

Se a atividade tem muita procura, e já tem uma fila de espera, a criança e os pais conseguem planejar se vale à pena esperar, ou voltar depois...

Veja a lista de atividades e a faixa-etária indicada para algumas profissões, lazer... http://blog.kidzania.com.br/atividades-da-kidzania/

O interessante da cidade KidZania, é que tem lazer, diversão, comida e trabalho para as crianças... E tudo envolve dinheiro, tanto para ganhar (trabalho), quanto para gastar, comprar, investir... Lógico que essa percepção é mais fácil para os maiores, mas brincando também é um jeito divertido de aprender como é a vida adulta, responsabilidade, organização e administração das contas...

Gente me perdoa o texto enorme, mas como algumas mães me pediram detalhes, acabei escrevendo um pouco mais...

A cidade é espetacular, super recomendo, e vou logo avisando, que não é um lugar para ir uma única vez... É um lugar para ir sempre, com a família, excursão de escola, amiguinhos (acompanhados por pais)... É um local para ir todo ano, porque é diversão garantida...
Antes de finalizar, deixo esse vídeo que encontrei na internet muito bacana do local.


Para maiores informações:

23 novembro 2016

Bullying, uma arma letal.


Quem nunca foi criança?
Quem nunca em meio às brincadeiras de criança, já tirou sarro de um amiguinho ou foi motivo de sarro dos amigos?
Quem nunca foi incompassivo e riu, quando o colega fez alguma brincadeira com outra pessoa?

As brincadeiras e azarações sempre existiram, e talvez sempre existam...  Então, o que fazer para controlar essa situação, que já mataram muitos jovens e adultos?

Como agir? O que fazer? Como detectar um problema de bullying antes de uma tragédia acontecer?

Recentemente mais um caso de morte aconteceu, e foi nos Estados Unidos.
Uma jovem de 11 anos cometeu o suicídio, por não agüentar a pressão das brincadeiras excessivas (bullying), devido uma pequena deformação na boca e o cabelo crespo que a garotinha tinha. Matéria completa aqui: http://veja.abril.com.br/mundo/menina-que-sobreviveu-a-cancer-se-suicida-apos-sofrer-bullying/

Eu como mãe, me sinto responsável, tocada e chocada por uma ação dessas, mesmo que tenha sido com a filha de outra pessoa.

Somo responsáveis por nossas atitudes, e também somos responsáveis pelas atitudes dos nossos filhos.

Por isso, devemos investir tempo e dedicação, para não só ajudar os nossos filhos a superar e não ligar para o bullying sofrido, já que não temos o controle sobre as atitudes alheias... Mas também ensinar aos filhos a não praticar esse ato que machuca mais por dentro, do que por fora.

Do mesmo modo que desejamos ser tratados, assim devemos tratar o próximo.

O bullying pode começar dentro de casa, sem a gente perceber, a partir das atitudes preconceituosas nossas, dos pais (pai e mãe), familiares e principalmente através das programações de TV, vistas pelas crianças.

A criança até os quatro anos de idade tem pouca percepção real, sobre o bonito ou feio, magro ou gordo, burro ou inteligente.

Esses estereótipos negativos, de chamar as pessoas por algum apelido preconceituoso, vêm de alguma conduta vista ou aprendida com adultos, ou aprendida por outras crianças, no ambiente de convívio diário...

Criança não tem maldade ou malícias em brincadeiras, nas palavras ditas para outras pessoas ou coleguinhas... A não ser, que tenha aprendido ou visto em algum lugar...
Criança repete tudo que ouve, muitas vezes sem saber o sentido da palavra ou da expressão dita...
Em casa ou na escola, na convivência com amiguinhos, familiares, tudo é aprendido e copiado pela criança.

O que precisamos ensinar e passar para nossos filhos, é que nem toda brincadeira é engraçada. Nem toda brincadeira é encarada como engraçada e divertida.

Os adultos precisam ouvir mais o que as crianças e jovens falam, como se expressam nos diálogos do dia a dia, diante de uma situação corriqueira que comentam... E quando apresentarem palavras agressivas, preconceituosas, imediatamente deve-se chamar atenção, corrigir... E sempre evitar achar engraçado ou compartilhar das brincadeiras ofensivas, das palavras pejorativas sobre as pessoas, os colegas...

Nós adultos precisamos nos policiar mais sobre nossas condutas, nossas palavras ditas sobre o próximo. Porque a criança não tem discernimento para entender um contexto, e sempre acaba absorvendo as partes e palavras piores da história...

Nós (pai, mãe, educadores) somos os principais exemplos de conduta de amor, compaixão, educação, empatia e respeito pelo próximo, aprendido diariamente pelas crianças ao nosso redor.

Educar é realmente uma arte vivida e praticada diariamente, é como uma construção, que tem início debaixo para cima, primeiro o alicerce, depois tijolo por tijolo...

De vez em quando, meu filho traz algumas questões vividas na escola, e eu prontamente escuto, falo que as pessoas são diferentes na aparência, no comportamento, mas que cada um tem a sua beleza, seu jeito de ser, de se expressar...

E que a beleza mais importante é essa dentro de nós, que é expressa através da educação, da honestidade (não mentir, inventar mentiras ou falsidade), respeitar o próximo...
E no quesito respeito, está incluso não ofender ou falar palavras que venham chatear ou magoar os (as) amiguinhos (as).
Isso é respeito, isso sim, é digno de beleza, admiração ou aplausos. J

Vamos ensinar e valorizar o que realmente importa ou tem valor, ou seja, o ser humano como ele (ou ela) é, sem estereótipos negativos, e sim apenas respeitando as diferenças.

Não tenho (não temos) poder sobre o outro, então nunca teremos como acabar com o bullying, mas podemos fazer a nossa parte, ensinando nossos filhos:

- Ensine a se amar do seu próprio jeito, respeitar a si mesmo e ao próximo.
- Ensine e pratique a empatia. Só assim os filhos terão consciência das agressões, e poderão refletir sobre o mal causado a outra pessoa.
- Ensine que a opinião de outra pessoa, não define ou diz respeito sobre a verdadeira pessoa que seus filhos são.
- Mostre que muitas vezes a pessoa que pratica o bullying, tem muito mais problema do que a gente imagina... Talvez a alma dessa pessoa, está precisando de mais amor... Porque só damos aquilo que recebemos...
- Ensine e observe juntos com os filhos, as inúmeras diferenças entre as pessoas, na natureza, na vida...
- Ajude os filhos a não dar tanta importância ao que os outros dizem. Assim a criança sofre menos, e quanto menos importância der, mais rápido vai acabar o bullying.

O Bullying é um problema de toda a sociedade, que deve ser encarado e não escondido debaixo do tapete... Deve ser evolvido com toda a seriedade do assunto, aos pais e adultos responsáveis pelas crianças e jovens, o que está acontecendo, e todos abordarem a questão e tomar uma atitude em casa, ensinando e apresentando aos filhos, que a agressão verbal é uma arma letal.

Para a família da jovem que cometeu esse suicido recentemente, e todos os outros que já ocorreram até hoje é muito triste, muito sofrimento para os familiares... Porém, ser responsável pela morte de um colega, que se matou por não aguentar a pressão, também é um peso que ninguém precisa carregar pelo resta da vida...

Vamos refletir mais sobre o assunto, conversar com os filhos, e espalhar mais amor, ao invés de dor...


Beijos, e até a próxima.

16 novembro 2016

Quem cuidará da infância das crianças?

Inspiração do dia, uma inspiração do coração...

Crianças, são sensíveis, são inocentes...

Vitor no colo da mamãe Ju

♥ ♥ ♥ 
Crianças:

🍭
-Quem cuidará dos seus dias...
-Quem cuidará dos seus desejos mais simples, como um cafuné e um colo para apoiar sua cabeça...
-Quem estará disponível para responder repetidamente as mesmas perguntas, dúvidas, sem ficar estressado ou irritado...
-Quem estará disponível para admirar, observar e brincar com você...
-Quem terá tempo para esperar seu tempo de caminhar, seu tempo de levantar pela manhã, seu tempo de aprender...
-Quem terá paciência para assistir ao seu lado, 5 vezes por dia, o seu filme favorito...
-Quem cuidará atentamente da sua inocência, evitando que mal intencionados roube sua esperança na vida, seus sonhos...
Quem??????
-Quem estará disponível para cuidar e respeitar suas vontades, seus desejos...
-Quem estará disponível para se adaptar ao seu mundo, para caminhar seus passos, ao invés do contrário, ou seja, adaptá-los a vida adulta?

Infância, linda infância...

-Quem estará disponível para apreciar a doçura dos seus encantos de criança...

-Quem está disposta (o) a te observar, e entender suas ânsias, particularidades, espontaneidades...

-Quem poderá esperar seu caminhar lento, de observação e admiração pelo novo, pelo simples, pelo simples viver...

-Quem estará disponível para te acolher e aconselhar naquele momento desesperador, em que sua imagem for observada e divulgada aos quatros cantos do seu ambiente de convívio... Sabe aquela fragilidade que todo mundo, passa um dia na vida...?

Aquela fragilidade de ser quem você é, precisará ser imediatamente elevada... Porque você criança, é linda (lindo) do seu jeito de ser, não importando os detalhes que os olhos alheios te vêem...

Sim criança, você é linda sim, e quem disser que não, estará te observando com a lente da vida errada...

Crianças, lindas, sensíveis, arteiras, puras, inocentes...

Desejo que você, criança, tenha ao seu lado, esse anjo que pacientemente te ajude a caminhar, a viver, a crescer... Desejo uma infância feliz, a todas as crianças do mundo.

♥ ♥ ♥
Esse texto e foto, é uma inspiração, após meu filho acordar pela manhã, tomar seu leitinho quentinho feito pela mamãe, e depois ficar bem coladinho, com sua cabeça em cima da minha perna... Ele só desejava um colinho, um cafuné, um aconchego de mãe...

11 novembro 2016

KidZania Brasil SP – Brincar de ser gente grande.


Gente, fala a verdade, brincar de ser gente grande não é uma das brincadeiras mais divertidas e freqüentes no cotidiano das crianças?

E na KidZania é assim, as crianças tem a oportunidade única e realística, para brincar de ser gente grande.
Nunca, brincar e aprender ficaram tão divertidos...

KidZania é uma réplica incrível de uma cidade, porém criada e preparada para o público infantil.
São 8.500 metros quadrados construída, planejada e adaptada de pura diversão, para crianças de 4 a 14 anos aprenderem brincando.

Importante: Quem tem crianças menores de 4 anos de idade, e deseja levar junto da família para acompanhar o passeio, na KidZania também tem um local destinados a crianças menores de 4 anos.

Olha que bacana esse vídeo com um tour pela cidade.


Na KidZania as crianças podem brincar e aprender, com o conceito único de "edutenimento", e ter a experiência de ser:

- Médico, Bombeiro, Piloto de avião, trabalhar no Jornal na Rádio, ser Jogador (a) de futebol, Pintor, Investigador, trabalhar na Entrega Express, na Joalheria...
- Fazer a barba, ir no Salão de Beleza, tem Balada, Escola de Teatro, Escola de Top Model, Escola de Fotografia...

Veja a lista de atividades e faixa etária indicada para as crianças.

São mais de 50 profissões e atividades que imitam o mundo real.

Na KidZania as crianças vivenciam experiências que priorizam a educação, a sustentabilidade, a cidadania, e o cotidiano de trabalho e lazer de muitos adultos.

Por ser uma cidade fictícia, a KidZania é composta por ruas (com placas, sinalizações, farol), praças, árvores, monumentos, quarteirões e réplicas dos estabelecimentos de uma cidade, como lojas, supermercado, polícia, hospital, quartel de bombeiros, salão de beleza, barbeiro, estação de rádio, aeroporto, agência de publicidade, e muito mais. 




Gostei muito desse vídeo, que compartilha algumas das atividades e profissões da cidade.


♥♥♥
Interessante:
O primeiro KidZania foi construído pelo empresário mexicano Xavier López Ancona, em setembro de 1999, e o nome era “A Cidade das Crianças”. Com o crescimento e globalização, para facilitar e assimilar a pronuncia, o nome da cidade/parque ficou KidZania “Terra das Crianças”.

Devido ao sucesso de público, aceitação e procura pelo parque, hoje a cidade KidZania está presente em 17 países, são 20 parque construídos até o momento, e aqui no Brasil a KidZania está localizado no segundo subsolo do Shopping Eldorado em São Paulo (Av. Rebouças, 3970 – Telefone 11 3995-4500).

♥♥♥
Eu e minha família tivemos o prazer e grande oportunidade, de visitar e conhecer essa incrível cidade e ficamos maravilhados com a perfeição do local, dos detalhes, e a alegria das crianças se divertindo nas atividades.

Com o Vitor não foi diferente, ele se divertiu muito, e no próximo post trarei mais detalhes do local, algumas atividades que ele participou e como funciona desde a entrada, o andamento das atividades, etc.

Para maiores informações:

08 novembro 2016

Teleton – 19ª Edição. A luta foi grande, mas a vitória também.


Todo o ano, desde 1998, a emissora de televisão SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) abraça essa causa linda, de arrecadar fundos para a AACD, promovendo o Teleton.

No Brasil, o primeiro Teleton ocorreu em 16 de maio de 1998 no SBT, a pedido da apresentadora Hebe Camargo, ao dono Silvio Santos, que aceitou transmitir a maratona televisiva em sua emissora, em parceria com outras emissoras abertas.

Com o objetivo de levantar recursos para o tratamento e reabilitação de pacientes atendidos nas unidades da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), em sua primeira edição, o projeto arrecadou R$ 14.855.000,00 que foram utilizados para a construção de uma nova unidade da AACD, em Recife (PE) e na reforma da unidade da Moóca, em São Paulo.

"Teleton vem do inglês "Television Marathon" (Maratona da Televisão) e consiste em manter várias horas (geralmente mais de 24 horas direto no ar) ao vivo, em um programa de TV, por uma causa solidária.
Tudo começou oficialmente em 1966, quando o famoso comediante Jerry Lewis abraçou a ideia, principalmente por causa do filho que tem distrofia muscular, e desde então, muitos países promovem o evento. Cada um do seu jeito, mas sempre para arrecadar fundos para tratamentos de doenças graves ou pesquisa na medicina. No Brasil, a iniciativa já está a quase 20 anos (19ª edição - 2016) ajudando crianças e adultos com necessidades especiais". (Texto da Carol Gazal: Instagram).

A 19ª edição do Teleton aconteceu nos dias 04 e 05 de novembro de 2016, sendo transmitida pelo SBT e simultaneamente pela TV Cultura.
A festa foi aberta na noite de sexta-feira, 04 de novembro, com a presença do padrinho e da madrinha do Teleton, o cantor Daniel e a apresentadora Eliana. Com o tema Igualdade, o Teleton, maior plataforma de arrecadação de recursos da televisão brasileira, trabalhou o conceito “somos todos iguais, somos todos Teleton”, para ajudar a sensibilizar o público e atingir a meta de R$ 27 milhões. Graças ao trabalho de muitas pessoas e a colaboração de todos a meta foi atingida.

A luta foi grande, mas a vitória também, mesmo diante da crise em que o país vem enfrentando... 
Quando todos se unem por uma causa linda como essa, o resultado é positivo.
Já faz um tempo que eu participo dessa ação do bem, contribuindo e fazendo a minha parte, a minha doação, mas esse ano foi diferente, foi ainda mais especial.

Participei efetivamente da lista de convidados e influenciadores que se unem para essa ação do bem, o Teleton.

Além dos artistas, influenciadores são convidados para a participar da Bancada Online e ajudar a divulgar nas redes sociais. Foi uma experiência gratificante, enriquecedora para a alma, para a vida...

Fiquei como apoio nos bastidores, e pude acompanhar de perto como esse trabalhando é gigantesco, lindo, em prol da vida. Estar lá, presente, podendo contribuir um pouquinho do meu tempo, do meu esforço, trabalho e dedicação, valeu muito a pena. 

Os apresentadores, artistas e convidados se revezavam para fazer a festa Teleton – 2016 acontecer ao vivo, durante mais de 24 horas no ar.
E enquanto artistas movimentam a televisão, convidando a todos para participar dessa corrente do bem (através das doações), fora dos estúdios mas ainda dentro do complexo SBT, uma linda festa acontecia paralelamente... Uma enorme tenda montada, para divertir as crianças e famílias da AACD.


Gente, que festa linda acontecia dentro da tenda Circo, com muita animação, música, palhaços, pintura, desenho, diversos livros infantis (novos e sem custo algum) para as crianças levarem para casa, e muita comida e bebida para todos os convidados.

Não é só um dia de Maratona de programa ao vivo na Televisão, de trabalho duro por uma causa linda e nobre... Por trás dos bastidores tem um trabalho igualmente grande e de muita responsabilidade sendo realizado também, ou seja, toda a equipe do SBT se mobiliza e realiza um dia agradável e de festa para os pacientes e suas famílias do AACD

Existe uma preocupação "real e muito nobre" por parte da emissora em levar alegria, em fazer desse dia de Teleton, um dia feliz e leve para as famílias, que enfrentam diariamente dias difíceis.

A emissora SBT abraça o movimento do Teleton de corpo e alma, mas também se preocupa e trata todas as crianças, adultos e famílias da AACD, com o carinho e atenção que merecem, proporcionando um dia feliz e de muita festa!

♥ ♥ ♥
A AACD é uma instituição sem fins lucrativos, que visa tratar, reabilitar e reintegrar à sociedade crianças, adolescentes e adultos portadores de deficiência física.  Entretanto, a AACD não está voltada exclusivamente para a área da reabilitação física.
Diversas outras atividades, como projetos de capacitação profissional, programas de sustento para pessoas com deficiência física e seus familiares, a inserção no esporte paraolímpico... 
E por ser uma associação sem fins lucrativos, precisa de todo apoio e ajuda possível, não só durante o Teleton, mas o ano todo... E sua contribuição é muito importante e sempre bem vinda. Para saber como doar, contribuir, ser um parceiro nessa causa do bem, entre no site da AACD: https://aacd.org.br/

Você também pode ajudar de outras formas, sendo um voluntário em uma das mais de 10 unidades espalhadas pelo Brasil. Entre no site e se informe, cadastre-se conforme sua disponibilidade de horários, profissão...

Tão bom e gratificante poder fazer algo por alguém. Fazer o bem é bom.
Há maior felicidade em dar, do que receber. (Atos 20:35)
♥ ♥ ♥